Pela ordem durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de voto contrário a indicação do Sr. Rodrigo Rodrigues de Aguiar para diretor da Agência Nacional de Saúde.

Críticas ao Ministro da Saúde pelo reajuste nos planos de saúde.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Manifestação de voto contrário a indicação do Sr. Rodrigo Rodrigues de Aguiar para diretor da Agência Nacional de Saúde.
Outros:
  • Críticas ao Ministro da Saúde pelo reajuste nos planos de saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2017 - Página 59
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, VOTO CONTRARIO, INDICAÇÃO, DIRETOR, AGENCIA NACIONAL DE SAUDE SUPLEMENTAR (ANS).
  • CRITICA, RICARDO BARROS, MINISTRO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MOTIVO, AUMENTO, REAJUSTE, PLANO DE SAUDE, PREJUIZO, USUARIO, NECESSIDADE, FISCALIZAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE SAUDE SUPLEMENTAR (ANS).

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, quero informar que, em relação ao Sr. Rodrigo Rodrigues de Aguiar, indicado pela Agência Nacional de Saúde... De antemão, digo que não conheço S. Exª, não tenho nenhuma relação de proximidade, não tenho também nenhuma relação de contrariedade, mas vou manifestar o meu voto contrário. Vou votar contrariamente à indicação do Sr. Rodrigo Rodrigues de Aguiar, pela situação como estão sendo tratados os usuários de plano de saúde no País hoje, Sr. Presidente. 

    Veja: declaração do Ministro da Saúde, recentemente: "Ninguém é obrigado a ficar; então, é questão de mercado."

    É, na verdade, um acinte isso, Sr. Presidente. Houve um reajuste de quase 44% nos planos de saúde, uma agressão aos usuários do plano de saúde, praticamente expulsando os usuários de plano de saúde de qualquer um dos planos privados que existem hoje no Brasil.

    O reajuste concedido é superior à inflação de uma década! Não existe nenhuma razoabilidade para a Agência Nacional de Saúde, sob a cumplicidade do Ministro da Saúde, autorizar um reajuste dessa natureza.

    Nós aprovamos hoje, na Comissão de Assuntos Sociais, um requerimento de audiência pública sobre isso, inclusive de autoria do Senador Humberto Costa, para as devidas explicações, enquanto as explicações não têm... Enquanto não há uma medida de regulação explicável, porque a única razão de existir uma Agência Nacional de Saúde é regular os excessos dos planos de saúde, e o que está acontecendo é uma lei de liberação geral do mercado, é a obtenção de lucros e dividendos, por parte do mercado, em cima dos usuários dos planos de saúde Brasil afora.

    Por conta disso, Sr. Presidente...

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – ... eu quero manifestar meu voto contrário à indicação à Agência Nacional de Saúde, por não ter essa instituição e o Ministério da Saúde do Governo Michel Temer nenhum compromisso com a regulação dos planos de saúde do País.

    Por fim, Sr. Presidente, eu não poderia deixar de fazer um breve comentário ao que ouvi aqui do ilustre Senador de Mato Grosso.

    Convenhamos, Sr. Presidente: liberar mineração em terra indígena só interessa a negócios, só interessa a quem tem negócios. E este é um governo que está liberando, que está transformando o Brasil num balcão de negócios dos seus interesses. Antes de liberação, deveriam ouvir o povo do Amapá, deveriam ouvir a população indígena wajãpi, deveriam ouvir as populações tradicionais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Iratapuru, deveriam ouvir as comunidades da Reserva do Cajari. Isto, repito, é o maior crime motivado por negócios que ocorre contra ...

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – ... a Floresta Amazônica dos últimos 40 anos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2017 - Página 59