Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao aniversário de fundação de Teresina e Parnaíba, ambas no Estado do Piauí.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao aniversário de fundação de Teresina e Parnaíba, ambas no Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2017 - Página 471
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, AUMENTO, EMPRESA, EMPRESARIO, DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, RODOVIA, INFRAESTRUTURA, COMEMORAÇÃO, CRIAÇÃO, PARNAIBA (PI).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR – SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM – COREM

16/08/2017


DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203 DO REGIMENTO INTERNO.

    O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, é com imenso prazer que mais uma vez me pronuncio para tratar do aniversário das duas maiores cidades de meu Piauí, sua capital, Teresina, e Parnaíba, onde moram 1 milhão de pessoas, praticamente um em cada três habitantes do Estado.

    Parnaíba chega neste ano ao seu 173° aniversário com força e fé no futuro, mas sem esquecer um passado feito de trabalho e êxito. A cidade tem 150 mil habitantes, mas exerce influência sobre pelo menos 20 cidades no Piauí, Maranhão e Ceará, cujas populações somam 450 mil habitantes. Isso significa que esta cidade chamada de Princesa do Igaraçu é um polo econômico regional da maior relevância.

    Hoje, Parnaíba se converteu em um centro universitário com dois cursos de Medicina, três faculdades de Direito e cursos de licenciatura, engenharia de pesca, psicologia, fisioterapia e odontologia. Estima-se que o número de estudantes em cursos de nível superior na cidade seja superior a 15 mil. São jovens, em sua maioria, que preparam o futuro pessoal, mas também o futuro de uma cidade que deseja e precisa ir mais longe.

    Haverá, sem dúvida, a consolidação de Parnaíba como um centro universitário para boa parte do norte do Estado do Piauí, parte de regiões litorâneas e de serra do Ceará, além de municípios do litoral leste e Baixo Parnaíba Maranhense. Isso será possível com o avanço do projeto de lei já tramitado na Câmara dos Deputados para a Criação da Universidade do Delta do Parnaíba, que sempre poderá contar com minha ajuda aqui no Senado.

    Se no ensino superior Parnaíba conta com um crescente número de estudantes, é reconfortante saber que o caminho de futuro em Parnaíba, centrado no conhecimento, tem números positivos também na educação básica, com mais de 22 mil crianças no ensino fundamental, 7 mil no ensino médio e 4,5 mil no ensino infantil.

    Meninos e meninas, moças e rapazes que em futuro breve estarão trabalhando para construir o futuro de Parnaíba ou se lançando em busca de novos horizontes fora da segunda mais importante cidade do Piauí. Desde que se consolidou como vila e depois uma cidade importante na formação econômica e cultural do Piauí, Parnaíba sempre foi um berço de talentos em diversas áreas do conhecimento.

    Cidade de escritores como Assis Brasil e Renato Castelo Branco, pioneiro na moderna publicidade brasileira, de economistas renomados como os irmãos João Paulo e Raul dos Reis Velloso, de grandes homens públicos em meu Estado, entre os quais os ex-governadores Alberto Silva e Chagas Rodrigues, e o professor Darcy Araújo, em cujas figuras presto minha homenagem a todos os parnaibanos.

    Abro um parêntese aqui para citar um parnaibano que neste ano de 2017, no dia 11 de agosto, chegou ao seu centenário: Assis Mentor Couto Mello, que ainda bastante jovem deixou sua cidade natal para estudar Direito na Universidade de Minas Gerais, tendo se tornado delegado de Polícia no Estado de São Paulo. Assis Mentor é pai do deputado José Mentor, do PT de São Paulo.

    Ante o fato de ser o berço de tantos cidadãos e cidadãs de bem, Parnaíba se faz também importante pelas suas belezas naturais, por uma história rica, por seu casario histórico que encerra em si todo um passado importante para todo o Piauí.

    Sinto-me abraçado por Parnaíba, uma cidade que sempre me acolheu com carinho e atenção. Por isso mesmo, ao longo de meu mandato como senador, busquei viabilizar recursos para investimentos públicos naquele município, seja através de emendas ao Orçamento, seja pelo apoio a convênios federais que permitissem obras para melhorar a qualidade de vida dos parnaibanos. Pessoalmente, emendas que propus ao orçamento tornaram possível a realização de inúmeras obras de infraestrutura e melhorias na área da saúde em Parnaíba.

    O trabalho em defesa de recursos para o progresso e a qualidade de vida em Parnaíba, também faço com igual apreço à minha capital Teresina, que o maestro Aurélio Melo, teresinense por escolha, tão bem canta, nos ensina que é cidade boa demais, da qual jamais nos separamos.

    Tenho a felicidade de ter contribuído em minha vida parlamentar para que haja mais desenvolvimento econômico sustentável e maior qualidade de vida para Teresina.

    Desde quando ainda era deputado federal, dediquei-me a assegurar que houvesse mais recursos federais para garantir investimentos no crescimento da capital do Piauí. Como senador, agi do mesmo modo e fico feliz que tenha contribuído com muitas obras para a cidade.

    Nos últimos anos, com nosso apoio, os recursos federais destinados a Teresina proporcionaram à cidade importantes obras de mobilidade urbana, como a Ponte Anselmo Dias, o asfaltamento de vias nos bairros Parque Brasil e Parque Piauí, terminais de integração do sistema de transporte urbano, a construção de casas e equipamentos urbanos que mudaram para melhor a vida de milhares de pessoas.

    Muitas das obras realizadas na cidade com nosso apoio já se configuram até em elementos de valorização de bairros inteiros e de viabilização de novos investimentos. É o que ocorre atualmente no bairro Dirceu Arcoverde.

    A construção da ponte Anselmo Dias, viabilizada com emendas orçamentárias de nossa autoria, está atraindo novos negócios e serviços para o bairro, que em breve deve ganhar um hipermercado. Essa ponte é fundamental para ligar as zonas sul e sudeste, reduzindo distância, melhorando o tráfego e ampliando a oferta de transporte público.

    Obras em andamento, como a dos terminais de integração e as estações de transbordo, vão criar um sistema de transporte coletivo mais rápido e mais eficiente. Isso deverá melhorar o tráfego, porque certamente mais pessoas vão optar pelo ônibus, deixando o transporte individual para deslocamentos nos fins de semana.

    Temos orgulho de dizer que contribuímos de modo decisivo para que esteja em curso o volume de obras já realizado para qualificar melhor o sistema de transporte e a mobilidade urbana da capital do Piauí.

    Trabalhar por Teresina é o dever primeiro de todos os que amam a cidade em que nasceram, moram, trabalham, vivem ... Esse, portanto, é um dever meu, que executo com desvelo e alegria.

    Ao longo de meu mandato como senador, tenho atuado para dar a Teresina mais investimentos. Por isso mesmo, independente de quem seja o governador do Estado ou o prefeito de nossa capital, coloquei meu mandato a serviço da cidade.

    Acredito que o resultado disso é uma soma de obras que favorece todos os teresinenses: milhares de casas construídas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, o asfaltamento de vias urbanas em toda Teresina, a construção dos acessos à Ponte JK, que vão melhorar muito o tráfego entre as zonas leste, sudeste e centro da capital. Reitero ainda as obras de mobilidade com objetivo de valorizar o transporte público na capital, de criar novos corredores para empreendimentos econômicos e valorização imobiliária de vastas áreas.

    Seguiremos em nosso propósito de trabalhar para dar a Teresina mais crescimento econômico e qualidade de vida.

    Por isso, asseguramos os recursos destinados à aquisição de novos trens para o sistema de transportes sobre trilhos em nossa capital. Esse é um programa que deverá reduzir os gastos de milhares de pessoas que se deslocam ao longo da via que liga a zona sudeste, e parte da zona sul, ao centro de Teresina. Expandir o transporte sobre trilhos, mais eficiente, rápido e seguro, é um desafio e uma meta à qual nos lançamos com coragem, apoiando as iniciativas do governo do Piauí.

    Coragem é algo que rogamos aos céus que nunca nos falte na defesa dos interesses de Teresina, que chega aos 165 anos como uma cidade planejada para o futuro e que busca sempre o rumo da inovação.

    Inovação que é uma palavra-chave no mundo atual e que o povo de Teresina felizmente segue fazendo. Registro aqui que pesquisa publicada neste ano que classifica a capital do Piauí como uma das 50 cidades mais inovadoras do Brasil, conforme o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems.

    Estar entre as mais inovadoras resulta obviamente de esforços coletivos para fazer da cidade um lugar melhor para se viver. Faço parte desse esforço, junto com outros 850 mil cidadãos e cidadãs que moram, trabalham, estudam e criam seus filhos em Teresina. A cidade onde milhares cuidam de pais e avós, produzem coisas novas, geram empregos e riqueza. Uma cidade que está seguindo rumo a um futuro melhor e para o qual espero sempre ter a honra de contribuir.

    Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2017 - Página 471