Pronunciamento de Valdir Raupp em 31/08/2017
Fala da Presidência durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre o artigo publicado na revista Exame acerca da melhoria da economia nacional
Elogios ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e ao Secretário Nacional do Programa Mais Médicos, Dr. Rogério Abdalla, por oferecerem oportunidade aos jovens médicos formados no exterior atuarem no Programa Mais Médicos.
- Autor
- Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
- Nome completo: Valdir Raupp de Matos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
ECONOMIA:
- Considerações sobre o artigo publicado na revista Exame acerca da melhoria da economia nacional
-
SAUDE:
- Elogios ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e ao Secretário Nacional do Programa Mais Médicos, Dr. Rogério Abdalla, por oferecerem oportunidade aos jovens médicos formados no exterior atuarem no Programa Mais Médicos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/09/2017 - Página 44
- Assuntos
- Outros > ECONOMIA
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EXAME, ASSUNTO, MELHORIA, ECONOMIA NACIONAL.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, RICARDO BARROS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), SECRETARIO NACIONAL, MINISTERIO, MOTIVO, OFERECIMENTO, OPORTUNIDADE, MEDICO, GRADUAÇÃO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, PARTICIPAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, PROGRAMA MAIS MEDICOS.
O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. PMDB - RO) – Eu queria, antes de encerrar aqui a sessão – daqui a pouco, vou conceder a palavra, pela ordem, ao Senador do Mato Grosso do Sul para homenagear a sua cidade –, passar uns dados aqui às Srªs e aos Srs. Senadores, às senhoras e aos senhores ouvintes da Rádio Senado e aos telespectadores. A revista Exame do mês de setembro, que começou a circular nas bancas no dia 30 de agosto, traz na capa a imagem de um copo, com uma garrafa de água enchendo o copo, o que é bastante ilustrativo, e diz o seguinte: "Recuperação começou". Mais embaixo, a revista diz o seguinte:
O desemprego cai 5%. As vendas de carros sobem 4%. Os serviços reagem. A exportação está em alta. Um conjunto de dados mostra que a economia brasileira toma um primeiro impulso e tem tudo para engatar o crescimento [só que ela alerta] – desde que a política [que as desavenças da política e dos Poderes do País não atrapalhem] não estrague.
Ainda há mais: "Um estudo aponta as oportunidades que o país tem para uma expansão no longo prazo". Eu gostaria muito que essa expansão fosse no curto, no médio e no longo prazo, mas já são um alento esses dados da revista Exame. É uma revista que, quando eu estava na universidade, eu já lia. Eu já tinha praticamente como textos de prova, de estudos, os textos da revista Exame, que é uma grande revista do Grupo Abril. Ela traz essa boa nova e está circulando nas bancas agora, no finalzinho de agosto e início de setembro. Ela vai circular durante todo o mês de setembro. Então, é muito importante essa matéria da revista Exame.
Eu queria ainda parabenizar o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o Secretário Nacional do Mais Médicos, coordenador do Mais Médicos, ligado ao Ministério da Saúde, Dr. Rogério Abdalla, por estarem abrindo a oportunidade para os jovens médicos formados no exterior adentrarem ao Mais Médicos. Foram 1,4 mil médicos brasileiros formados no exterior que já estão trabalhando nesse exército de médicos que atendem hoje aproximadamente 60 milhões de brasileiros, no Mais Médicos. Rondônia, o meu Estado, com certeza, já tem dezenas de médicos formados em países vizinhos trabalhando já no Mais Médicos. Então, parabéns aos médicos brasileiros e àqueles estrangeiros que ainda estão trabalhando, até que sejam substituídos pelos médicos brasileiros, que cumprem a missão de atender mais de 60 milhões de brasileiros espalhados por 4 mil Municípios brasileiros. No total, são em torno de 8 mil médicos, mas já foi um grande avanço ter 1,4 mil para atenderem os brasileiros espalhados por todo o Brasil.
Concedemos, pela ordem, a palavra ao Senador Pedro Chaves, para homenagear o seu Estado e a capital, Campo Grande.