Fala da Presidência durante a 124ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade ao jovem deputado maranhense André Fufuca, presidente em exercício da Câmara dos Deputados.

Autor
Roberto Rocha (PSB - Partido Socialista Brasileiro/MA)
Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Solidariedade ao jovem deputado maranhense André Fufuca, presidente em exercício da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 01/09/2017 - Página 60
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DEPUTADO FEDERAL, MEDICO, BANCADA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), PRESIDENTE, INTERINO, CAMARA DOS DEPUTADOS, COMENTARIO, DISCRIMINAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONGRESSISTA.

    O SR. PRESIDENTE (Roberto Rocha. Bloco Socialismo e Democracia/PSB - MA) – Nossos cumprimentos ao Senador Pedro Chaves e à cidade de Campo Grande.

    Gostaria, Sr. Senador Pedro Chaves, antes de encerrar esta sessão, de aproveitar a oportunidade – faço questão de fazê-lo desta Presidência do Senado Federal –, com muita honra, de fazer uma fala em relação ao que vimos esta semana sobre um jovem Deputado do Maranhão, maranhense, médico, Deputado André Fufuca.

    Sinto-me no dever de trazer a esta Casa a manifestação solidária, como Parlamentar e como amigo do Deputado, atual Presidente da Câmara interinamente, André Fufuca. Talvez pelo nome, em que incorporou o apelido carinhoso de família, talvez pelo aspecto juvenil, do ardor dos seus 28 anos, o fato é que, de uma hora para outra, a presença do jovem Parlamentar maranhense destampou a sanha preconceituosa que nós, nordestinos, estamos acostumados a sofrer na própria pele. Ninguém procurou ver a trajetória que levou o jovem a percorrer a espinhosa senda da política até alcançar o cargo que ocupa legítima e merecidamente.

    Médico por formação, foi, com apenas 21 anos, eleito o Deputado Estadual mais jovem do País. Durante o seu primeiro mandato, presidiu a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, assim como a Comissão de Saúde da Assembleia. Isso o credenciou a disputar o mandato de Deputado Federal, conquistado com mais de 56 mil votos.

    Nesse cargo, ainda no primeiro ano de mandato, assumiu a relatoria da CPI da Máfia das Órteses e Próteses no Brasil. No segundo ano de mandato, tornou-se o mais jovem coordenador da bancada da história do Brasil. Demonstrou, assim, ter confiança dos seus pares e espírito de liderança numa bancada de 18 Deputados Federais e três Senadores, dentre eles três ex-governadores de Estado. Portanto, o jovem Deputado André Fufuca mostrou que tem capacidade de liderança.

    As tentativas de transformá-lo numa piada política não passam de manifestação preconceituosa, que seria tolerável no espaço anárquico das redes sociais, mas não pode ser aceita quando é encabeçada por veículos de comunicação, inclusive de rede nacional.

    Antes mesmo de tomar qualquer decisão, o Presidente interino da Câmara é julgado não pelo que fez ou deixou de fazer, mas simplesmente pela aparência, aparência de jovem, aparência de nordestino. Mas André Fufuca já deu provas de que é um Deputado de posição, que tem brilho próprio. Isso ficará demonstrado claramente ao longo de sua breve interinidade.

    Não havendo mais nada a tratar, declaro encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/09/2017 - Página 60