Discurso durante a 122ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem à empresa Rede Brasil Sul de Comunicação - RBS, pelos seus 60 anos de existência.

Registro da realização da exposição agropecuária Expointer, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul.

Registro da realização do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Pesar pelo falecimento do locutor João Marques, do programa A Voz do Brasil.

Autor
Lasier Martins (PSD - Partido Social Democrático/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO:
  • Homenagem à empresa Rede Brasil Sul de Comunicação - RBS, pelos seus 60 anos de existência.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da realização da exposição agropecuária Expointer, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul.
CULTURA:
  • Registro da realização do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do locutor João Marques, do programa A Voz do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 01/09/2017 - Página 21
Assuntos
Outros > TELECOMUNICAÇÃO
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > CULTURA
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA, TELECOMUNICAÇÃO, REGIÃO SUL, ELOGIO, IMPORTANCIA, ENTIDADE, ABRANGENCIA, ATUAÇÃO, JORNAL, RADIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, PERIODICO, ZERO HORA.
  • REGISTRO, EVENTO, EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA, LOCAL, MUNICIPIO, ESTEIO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FESTIVAL, CINEMA, MUNICIPIO, GRAMADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), COMENTARIO, REPUDIO, CATEGORIA PROFISSIONAL, SETOR, REFERENCIA, VETO (VET), RENOVAÇÃO, LEI BRASILEIRA, ASSUNTO, AUDIOVISUAL, PREJUIZO, EMPREGO, PRODUÇÃO, NATUREZA ARTISTICA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, LOCUTOR, PROGRAMA, VOZ DO BRASIL.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente dos trabalhos, nosso eminente e competente representante do nosso Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, Senadoras, Senadores, telespectadores, ouvintes da Rádio Senado, eu venho à tribuna do Senado nesta quinta-feira, que se constitui no primeiro e provavelmente único dia de sessão plenária do Senado – não tivemos sessões na terça e na quarta –, e, por isso não tive oportunidade, Sr. Presidente, de fazer alguns registros que gostaria de fazer agora, relacionados especialmente ao meu Estado do Rio Grande do Sul.

    O primeiro é um voto de aplauso a uma das maiores empresas de comunicação do Brasil, a RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), que está comemorando, exatamente na data de hoje, 60 anos de existência. É uma empresa altamente respeitada no Brasil e de uma enorme aceitação dos gaúchos e, durante muito tempo, também dos catarinenses. É uma empresa que possui o principal jornal do Estado, o Zero Hora; uma rádio de extraordinária audiência, a Rádio Gaúcha; a RBS TV, afiliada da Rede Globo; mais inúmeras emissoras AM, FM de rádio e alguns jornais.

    Eu tenho muita satisfação de saudar a RBS, porque tive a satisfação e a honra de pertencer aos seus quadros durante 28 anos, e não canso de acompanhar os seus noticiários agora, mais radicado aqui em Brasília.

    Aproveito para relembrar as personalidades fundamentais nesta empresa a partir de Maurício Sirotsky Sobrinho, o grande fundador, com grande arrojo, numa época muito difícil em que adquiriu a Rádio Gaúcha e, por meio da Rádio Gaúcha, a semente para a grande empresa de comunicação em que hoje se constitui a RBS; depois, o seu filho Nelson Sirotsky, com o qual eu tive oportunidade de conviver durante muito tempo e que foi meu Presidente durante a maior parte do tempo em que lá estive, com sua competência, com sua criatividade; igualmente, Jayme Sirotsky, irmão de Maurício, o fundador. O Jayme, ainda, dois ou três dias atrás, recebeu uma homenagem muito justa na Associação Riograndense de Imprensa, por seu trabalho extremamente significativo para a comunicação do Rio Grande do Sul.

    E aproveito para ler um pequeno trecho do editorial de hoje do jornal Zero Hora sob o título "Um sonho de seis décadas".

    Depois, quero pedir, Sr. Presidente, a inserção desse editorial de hoje do jornal Zero Hora, da RBS, nos Anais desta Casa.

    Diz, quase ao final, o editoral de hoje do jornal Zero Hora, da RBS:

O caminho pode não ser sempre cartesiano. Por suas características, a comunicação percorre trajetórias que vão sendo desenhadas a cada instante. Não sabemos qual será a notícia daqui a cinco minutos – sabemos apenas que ela será construída e transmitida por nossos profissionais tendo por base os valores que nos orientam.

Em seis décadas, o mundo virou e segue virando de cabeça para baixo, mas, no lugar de nos assustarmos, estamos embarcados de peito e mente abertos nessa viagem pelo desconhecido. Queremos fazer essa jornada cada vez mais próximos. Nosso mapa para o futuro é lido com a bússola dos valores que nos guiam há 60 anos. O roteiro também é o mesmo: o sonho de ajudar a construir uma sociedade melhor. Percorremos essa rota com o espírito de aprender, corrigir e procurar acertar a cada momento. Não somos perfeitos. Somos, sim, movidos pela busca incansável da excelência em tudo o que fazemos. E sonhamos em fazer muito pelas próximas seis décadas e muito mais à frente.

    Editorial de hoje do jornal Zero Hora, que tem como diretora Marta Gleich. E a empresa tem a família e Duda Sirotsky como atual Presidente da empresa.

    Então, peço, Sr. Presidente, a inserção do editorial de hoje do Zero Hora de comemoração aos 60 anos da RBS, a grande empresa de comunicação do sul do Brasil. Empresa bem conhecida de V. Exª, Senador Requião, a RBS está de aniversário hoje.

    Outro registro que quero fazer, Srª Presidente, é com relação à grande exposição agropecuária, mais uma exposição de animais consagrada no Brasil inteiro, a Expointer, que está vivendo a sua semana de grande frequência. São milhares e milhares de pessoas que acorrem desde sábado passado até o próximo domingo ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para acompanhar o que é a evolução da tecnologia, o que é o bom momento da nossa produção do campo. Então, a saudação à Expointer.

    Um terceiro fato de que quero fazer um registro aqui, Srª Presidente, é com relação a outro evento significativo do Estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu semana passada: o Festival de Cinema de Gramado. Foi a 45ª edição. Lá estive no fim de semana, acompanhando uma cidade que fervilhava de visitantes, com muitos atores, atrizes do cinema nacional, numa época em que há uma grande produção no ramo do cinema, bastando que se diga que, só no ano passado, foram mais de 150 longas metragens, em 2016. E há previsão de ultrapassar essa marca neste ano.

    O fato mais preocupante e que foi motivo de uma reunião, sexta-feira passada, nas dependências do Hotel Serra Azul, em Gramado, foi a reunião dos cineastas, que escreveram uma carta de repúdio ao veto de não renovação de ameaça à Lei do Audiovisual – ameaça foi anunciada na véspera pelo Palácio do Planalto –, porque o cinema brasileiro é atualmente uma atividade de pleno emprego, de alta produtividade, como disse. E a Carta de Gramado, redigida e assinada por todos os grandes cineastas que estiveram presentes em Gramado, pede a prorrogação da Lei do Audiovisual e do Recine, através de uma nova medida provisória. Por esse motivo, eu também lanço aqui da tribuna do Senado Federal este apelo ao Presidente da República: não despreze, valorize esse setor da vida nacional, que é o audiovisual, o cinema de um modo geral.

    Então, eram esses três registros que eu pretendia fazer, com muito orgulho, relacionados ao Estado do Rio Grande do Sul.

    Já com menos alegria, um voto de pesar pelo falecimento do locutor João Marques, uma das vozes mais conhecidas do programa de rádio A Voz do Brasil. O João Marques faleceu agora, no último dia 25 de agosto, aos 84 anos de idade, vítima de um infarto; uma voz muito conhecida, como eu disse. E esse registro só é feito agora porque não tivemos sessões plenárias do Senado na terça e na quarta-feira.

    Então, renovo os meus cumprimentos à RBS, por seus 60 anos, que são comemorados de maneira muito festiva numa programação toda especial pelos vários órgãos da empresa no dia de hoje; ressalto ainda a importância da Expointer, que se encaminha para o seu final muito bem sucedido nesse próximo domingo; e ressalto também, mais uma vez, o êxito que foi o já famoso Festival de Cinema de Gramado.

    Era isso, Srª Presidente.

    Muito obrigado.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR LASIER MARTINS.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

     – "Um sonho de seis décadas".


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/09/2017 - Página 21