Discurso durante a 125ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da fundação da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe).

Autor
Hélio José (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da fundação da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe).
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2017 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO SENADO FEDERAL (ASSEFE).

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PMDB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Exª, nobre Senador Eunício Oliveira, que muito nos honra por presidir esta Casa. Tenho certeza de que todos os servidores públicos aqui se sentiram muito honrados com a possibilidade de V. Exª ter aberto estes trabalhos hoje aqui conosco. Foi uma honra para a gente. E, para mim, como requerente, foi uma satisfação muito grande, Senador Eunício. Muito obrigado.

    Cumprimento o Senador Moka, que está presidindo a Mesa neste momento. Cumprimento todos os nossos convidados e convidadas aqui nesta Casa. Para nós servidores públicos é uma satisfação muito grande estar comemorando este evento tão importante da Assefe. Quero cumprimentar também nossos ouvintes da Rádio e TV Senado.

    Foi com satisfação, nobre Presidente, que requeri a realização desta sessão especial e é também com grande satisfação que venho hoje a esta tribuna para celebrar os 50 anos da Assefe (Associação dos Servidores do Senado Federal), que conta, atualmente, com quase 1,5 mil membros.

    Petrus, sentimo-nos super-honrados de estar aqui, e você presidindo esta importante associação neste momento.

    A fundação da Assefe coincide com o relevante e simbólico Dia da Independência do Brasil. A nobre instituição foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1967, momento histórico em que a recém-instalada Capital contava com pouquíssimas opções de lazer.

    Desde então, Brasília muito cresceu, na boa companhia da própria Assefe, entidade que tem seguido à risca, há exatas cinco décadas, sua vocação de prestar assistência social e de contribuir para o bem-estar de seus afiliados e dependentes.

    Todo mundo que vai à Assefe sai feliz ao ver o tratamento e a cordialidade que todos desempenham para com os convidados.

    E, na promoção dos seus objetivos centrais, a Assefe conta com excelentes instalações, a saber: restaurante; sala de troféus; serviço médico; creche e complexo infantil para os menores dependentes dos associados; além de churrasqueiras; setor náutico; sauna a vapor; mesas de sinuca; quadras esportivas as mais variadas; campo de futebol; e até um centro de excelência na modalidade israelense de autodefesa, o Krav-Maga.

    Quero dizer, Petrus, que agora precisamos talvez colocar energia solar, para poder fazer economia, investir mais nessas áreas lá na Assefe e dar como exemplo para todos os clubes brasileiros, principalmente para os de Brasília e do Brasil.

    A leitura do Estatuto da Associação dos Servidores do Senado Federal evidencia a relevância da entidade para os servidores da Câmara Alta de nosso Parlamento nacional, abro aspas:

Art. 4° - São finalidades da Assefe:

I - promover o lazer, o congraçamento social, recreativo, esportivo e cívico cultural dos seus associados e dependentes;

II - promover e incentivar, diretamente ou mediante convênio, a prática de atividades desportivas;

III - promover o desenvolvimento da educação pré-escolar para oferecer ensino de boa qualidade, moderno e voltado para a promoção da cultura, equidade social e o desenvolvimento humano;

IV - representar os interesses funcionais dos associados titulares perante a administração do Senado Federal.

    Fecho aspas.

    Então, a essência da Assefe está nesses quatro incisos.

    Srªs e Srs. Senadores, Sr. Presidente, senhoras e senhores convidados, o primeiro cinquentenário da Assefe bem revela o quanto a entidade tem cumprido, em favor de seus afiliados, cada uma de suas relevantes finalidades estatutárias, de forma não apenas satisfatória, mas verdadeiramente exemplar.

    Como brasiliense de coração, tendo chegado aqui aos 14 anos de idade – o que já faz um tempo –, aqui completei meus estudos na UnB, onde me formei engenheiro eletricista, aqui construí minha vida profissional, aqui constituí minha família. Como o nosso Presidente, nobre Senador Eunício, também meus quatro filhos são todos nascidos em Brasília – são filhos desta cidade. Sou aqui de Corumbá de Goiás, vizinha aqui, e muito jovem vinha para cá. Sou daquele tempo em que o desfile de 7 de Setembro era na W3, e era uma festa geral para todos nós de Brasília. A W3 era aquele shopping horizontal, talvez um dos maiores que nós tínhamos no Brasil.

    Como brasiliense de coração, pude testemunhar, ao longo dos anos, toda a seriedade da Assefe e o seu compromisso em prestar os melhores serviços aos seus associados bem como em participar ativamente da vida social da cidade de Brasília.

    A atual direção, muito bem conduzida pelo Dr. Petrus Eslebão, Eslesbão,...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PMDB - DF) – ...Tem dois S. É sem o S? Então, é Elesbão – isso.

    ... destacado servidor efetivo do Senado Federal, tem-se destacado na modernização da entidade e na ampliação dos serviços que ela e o Sindilegis prestam aos seus filiados, gerando muito bem-estar à família do Legislativo.

    Então, o Petrus, além de estar à frente da nossa Assefe, hoje está à frente também do nosso Sindilegis, que são duas entidades fundamentais para o nosso dia a dia aqui no Senado e na Câmara.

    São essas as razões por que, ao lado de cada um dos Parlamentares desta Casa de leis, eu gostaria de manifestar meu voto de congratulações à nobre Associação dos Servidores do Senado Federal, na esperança de que a entidade siga, nas próximas décadas, o bom caminho que trilhou em seu meio século de existência.

    Isso era o que eu tinha a dizer, meu nobre Presidente, meus nobres ouvintes, nobres convidados. Um abraço grande, um beijo no coração e vamos levar essa Assefe cada vez melhor por muitos e muitos anos.

    Muito obrigado a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2017 - Página 10