Discurso durante a 133ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade à Senadora Kátia Abreu, afastada do PMDB por defender a posição histórica do Partido e a Constituição cidadã de 1988.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Solidariedade à Senadora Kátia Abreu, afastada do PMDB por defender a posição histórica do Partido e a Constituição cidadã de 1988.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2017 - Página 8
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • APOIO, SENADOR, KATIA ABREU, REFERENCIA, AFASTAMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), MOTIVO, DEFESA, POSIÇÃO, HISTORIA, CONTRADIÇÃO, INTERESSE, BANQUEIRO.

    O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR. Sem revisão do orador.) – Senadora Vanessa, a Senadora Kátia foi afastada não pelo Diretório Nacional, pela Executiva do Diretório Nacional, e o pretexto é que ele se opôs a medidas do Governo Federal.

    Na verdade, quem está se opondo ao PMDB é o Governo Federal. Está se opondo à Constituição cidadã de 1988, atropelando os direitos sociais, congelando os investimentos em saúde e educação. A Senadora Kátia tem assumido, embora recentemente filiada ao Partido, as diretrizes do velho MDB de guerra. O documento referência do MDB, válido até hoje, é o Esperança e Mudança, que foi aprovado em convenção nacional. E o Governo hoje está seguindo um documento que se chama Ponte para o Futuro, elaborado por banqueiros e prepostos de banqueiros, que não tem nada a ver com a história, a tradição e as propostas votadas em convenções nacionais do PMDB.

    Na verdade, a Executiva Nacional é que agrediu o Partido ao afastar a Senadora Kátia. Eu quero deixar claro aqui a ela a minha absoluta solidariedade. Já determinei à assessoria jurídica do PMDB, que eu presido, que é o PMDB do Paraná, a análise da medida pelos nossos advogados para ver que possibilidades nós temos de um recurso.

    A Senadora Kátia não está em lista alguma de acusações do Ministério Público Federal. Ela tem tomado posições muito claras em defesa das teses históricas do Partido, da cidadania e do Brasil. Eu acho que é um absurdo, é um acinte.

    Talvez coubesse às pessoas que estão sendo acusadas pelo Ministério Público Federal o ato de, por motu proprio, afastarem-se da direção do Partido, para não comprometerem o Partido de forma definitiva. Não é à toa que hoje, nas pesquisas de opinião, este PMDB que afasta a Senadora Kátia tem 1% de popularidade nas pesquisas feitas em todo o País.

    Então, fica aqui a minha solidariedade à Senadora Kátia e o meu apelo para que ela não saia do Partido, para que recorra, porque a base do PMDB não tem nada a ver com essa medida tomada pela Executiva Nacional e pelas medidas tomadas pelo Governo Federal, que reduziram o nosso Partido a uma popularidade de 1%.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2017 - Página 8