Pela Liderança durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta para a necessidade de investimentos em melhorias da infraestrutura de transportes para o escoamento da crescente produção agropecuária brasileira.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Alerta para a necessidade de investimentos em melhorias da infraestrutura de transportes para o escoamento da crescente produção agropecuária brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2017 - Página 33
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, PAIS, FATO, AUMENTO, PRODUÇÃO, IMPORTANCIA, APLICAÇÃO DE RECURSOS, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, HIDROVIA, DUPLICIDADE, RODOVIA, ESTADO DE RONDONIA (RO).

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nossos amigos que nos acompanham através da Rádio Senado, da TV Senado, trago aqui, hoje, Sr. Presidente, os dados do Ipea. Saiu, no dia 23/8/2017, que o PIB agropecuário terá um crescimento de 10,9% neste ano. Isso é o que prevê o Ipea. O Produto Interno Bruto agropecuário deverá ter um crescimento de 10,9% em 2017, de acordo com a previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O indicador Ipea de PIB agropecuário apontou uma alta de 13,5% acumulada no ano, até o mês de junho, com destaque para a lavoura que cresceu 19,2% no período, enquanto a pecuária apresentou uma queda de 0,8%.

    Verificou-se, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Pnad – ela é contínua, trimestral –, um ganho real nos rendimentos médios. O que é mais importante: não houve apenas um crescimento na produção, mas houve um crescimento, um aumento na renda dos agricultores brasileiros e, em especial, dos agricultores da Região Norte, dos agricultores da Amazônia, em especial do nosso Estado, de Rondônia.

    Esse rendimento cresceu de 3,5% para os empregados, chegando a R$1.664; de 5,4% para os empregadores, chegando a R$5.260; e de 2,9% para os trabalhadores atuando por conta própria, chegando a um valor de R$1.192.

    A produção de grãos deverá passar, senhoras e senhores, de 232 milhões de toneladas, neste ano de 2016/2017, para 288 milhões de toneladas em 2026 e 2027. Só para se ter um comparativo, em 2010 a produção de grãos do Brasil foi de 150 milhões de toneladas, chegando neste ano a 232, e chegaremos a 288,2 em 2026. Isso indica um crescimento, daqui para lá, de 24%.

    Já a produção de carnes bovina, suína e de aves, entre a safra de 16/17 até 2026 e 27, deverá aumentar em 7,5 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 28% da safra deste ano até 2026/2027. Isso se deve ao mercado interno e à demanda internacional, que serão os principais fatores de crescimento, Senadora Ana Amélia, V. Exª que atua muito na área do agronegócio, da agricultura, principalmente da agricultura familiar. O crescimento nosso, previsto daqui para 2026, é de 24% na produção de grãos e de 28% na produção de carnes, aves etc., em função da demanda interna e principalmente externa.

    Trago esses dados, senhoras e senhores, para colocar a nossa preocupação com relação à nossa infraestrutura. Se em 2010 nós produzimos 150 milhões de toneladas, hoje, 232 milhões de toneladas e vamos para 288, infelizmente não houve investimento proporcional na infraestrutura e quase nada no aumento das nossas rodovias. Como grande exemplo, nós temos o Estado de Rondônia. Temos ainda a nossa BR-364...

(Soa a campainha.)

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) – ... que está sendo restaurada neste momento, mas precisamos da duplicação da BR-364.

    Da mesma forma, a nossa ferrovia, que tem que chegar a Porto Velho, ou tem que se iniciar em Porto Velho para se interligar com a malha ferroviária brasileira, ainda continua patinando nos seus projetos. É uma obra da maior importância para o nosso País, pois Rondônia faz parte desse crescimento da produção agrícola, já é o quinto exportador de carne do País, e não tem infraestrutura adequada. Ao fazermos essa projeção para o futuro, não estamos vendo os investimentos necessários para o escoamento da nossa produção, que está aumentando ano a ano.

    Da mesma forma, nós temos a Hidrovia do Madeira. Iniciou-se a dragagem do Madeira, mas já parou...

(Soa a campainha.)

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) – ... porque as balsas não estão apropriadas para a dragagem do Madeira.

    Precisamos cuidar dos nossos portos, investir nas hidrovias, investir nas nossas ferrovias, que estão há muito tempo sem investimento, principalmente a ferrovia que liga Porto Velho, sem contar com as nossas estradas. Hoje um comboio de caminhões e bitrens estão levando a produção até Porto Velho, a produção do Estado de Rondônia, a produção do Estado do Mato Grosso, chegando a Porto Velho, fazendo o transbordo para as balsas, através da Hidrovia do Madeira, para fazer mais um transbordo para os navios de grande calado em Itacoatiara.

    São as infraestruturas para as quais estamos pedindo uma atenção especial do Governo para que possamos ter...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) – ...pois, sabendo que nós teremos esse aumento na produção tanto de grãos quanto de carne, não é possível que o Governo não se prepare para o escoamento de toda essa produção, principalmente no Arco Norte de exportação, que é exatamente a região do Mato Grosso, do Estado de Rondônia e do Estado do Acre, que são produtores e estão aumentando muito a produção de grãos e a pecuária. Produzem acima da média brasileira.

    É preciso que o Governo se prepare com essa infraestrutura, fazendo os mesmos investimentos. Se não fizer os mesmos investimentos, passemos, então, às concessões: concessões para a BR-364, para que seja duplicada; concessões para que a ferrovia chegue até Porto Velho e possa fazer essa interligação...

(Soa a campainha.)

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) – ...entre o produtor, as nossas rodovias e as nossas ferrovias, que precisarão estar prontas, com a hidrovia do Madeira, para que possamos continuar crescendo, pois é o agronegócio que sustenta a economia do nosso País. Ainda atravessamos uma crise, mas, se nós não tivéssemos o agronegócio trabalhando, com certeza a situação do Brasil seria muito pior.

    Por isso, nós temos a expectativa, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de que haja esse investimento. Trabalhamos muito com V. Exª, quando era Presidente da Comissão de Agricultura do Senado. Agora, nós estamos na Vice-Presidência da Comissão de Infraestrutura. As duas coisas têm que andar em paralelo: o aumento da produção e o investimento de infraestrutura no nosso País.

    Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2017 - Página 33