Pela Liderança durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo à Fifa para que reconsidere sua decisão e inclua o Brasil no roteiro do "Tour da Taça", que percorrerá 50 países exibindo o troféu conquistado pela Alemanha na Copa de 2014.

Autor
Romário (PODE - Podemos/RJ)
Nome completo: Romario de Souza Faria
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DESPORTO E LAZER:
  • Apelo à Fifa para que reconsidere sua decisão e inclua o Brasil no roteiro do "Tour da Taça", que percorrerá 50 países exibindo o troféu conquistado pela Alemanha na Copa de 2014.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2017 - Página 21
Assunto
Outros > DESPORTO E LAZER
Indexação
  • CRITICA, DIRIGENTE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), MOTIVO, CORRUPÇÃO, COMENTARIO, EXCLUSÃO, BRASIL, AUTORIA, ENTIDADE, FUTEBOL, PASSAGEM, TROFEU, CONQUISTA (MG), PAIS, ALEMANHA.

    O SR. ROMÁRIO (PODE - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Presidente.

    Antes da minha fala, gostaria de parabenizar todo o povo gaúcho, em nome dos três Senadores gaúchos, pelo Dia do Gaúcho. A Senadora Ana Amélia, o Senador Paulo Paim e o Senador Lasier são os três grandes representantes do povo gaúcho aqui neste Senado.

    Presidente, eu sei que o nosso País vive um momento muito complexo, tem muitos problemas e tenho bastante consciência, inclusive, de que existem temas muito mais importantes e relevantes do que este de que eu vou falar aqui. No entanto, como um representante legítimo do esporte, eu não poderia abrir mão de vir a esta tribuna e falar aquilo que realmente estou sentindo neste momento.

    Três anos após receber a Copa do Mundo de 2014, os reflexos da desastrosa gestão da CBF ainda seguem atingindo o país do futebol. Dentro dos campos, a Seleção Brasileira, sob comando do técnico Tite, deu a volta por cima e tem trazido resultados importantes.

    No mundo dos cartolas, infelizmente, nada mudou, mesmo após de a CPI do Futebol, por mim presidida, ter desmascarado a corrupção que mancha o futebol brasileiro e prejudica torcedores, atletas e toda a cadeia econômica do futebol.

    Mais um exemplo disso apareceu nesta semana. A Fifa, Sr. Presidente, anunciou que percorrerá 50 países, em seis continentes, com o "Tour da Taça", exibindo o troféu conquistado pela Alemanha na Copa de 2014.

    Acreditem, Srªs e Srs. Senadores, que, pela primeira vez, desde que o evento foi criado, o Brasil não fará parte do roteiro. O único país pentacampeão do mundo foi cortado da lista. Com isso, a Fifa está dizendo que a taça da Copa, no Brasil, nem a passeio.

    É uma decisão que choca os fãs do futebol. A justificativa oficial é que o Brasil foi excluído porque sediou o último mundial, uma desculpa que não convence, já que a taça passará pelos países que sediaram os sete últimos mundiais.

    Na América do Sul, a taça passará por Colômbia, Chile, e pela nossa vizinha, a Argentina. Portanto, também não é por questões operacionais. O verdadeiro motivo, Sr. Presidente, é que a CBF, comandada por dirigentes corruptos, se tornou um embaraço, uma vergonha para a Fifa. José Maria Marin está em prisão domiciliar e será julgado criminalmente pela justiça americana agora em novembro. Marco Polo Del Nero, investigado pelo FBI e acusado formalmente pela justiça americana no Caso Fifa, não sai do Brasil para não ser preso, deixando a seleção sem a representação que merece nas competições internacionais. Além disso, o Brasil ainda não viu a cor do dinheiro prometido pela Fifa como legado da Copa. São US$ 100 milhões de dólares, Sr. Presidente, que deveriam ser usados para construir centros de treinamento e ajudar a desenvolver o esporte nas regiões mais necessitadas. O dinheiro foi bloqueado porque a Fifa teme que ele seja roubado, porque é só isso que interessa a esses cartolas que nós conhecemos.

    Esse cenário vergonhoso para o nosso País precisa mudar. No mês passado, o Supremo Tribunal Federal começou a analisar o inquérito aberto pela Polícia Federal baseado nas investigações da CPI do Futebol, onde apresentamos indícios de estelionato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros crimes.

    Entre os investigados estão Marco Polo Del Nero, José Maria Marin e Ricardo Teixeira. O Relator do processo será o Ministro Celso de Mello. Acreditamos, Sr. Presidente, que a atuação do STF pode finalmente botar na cadeia essa linhagem de corruptos que se apoderou da CBF durante décadas. A onda moralizadora iniciada pela Lava Jato precisa chegar ao futebol.

(Soa a campainha.)

    O SR. ROMÁRIO (PODE - RJ) – Um cartola desse trio já foi para a cadeia. Faltam dois.

    Nada disso é culpa dos torcedores, que compareceram à Copa, encheram os estádios e recepcionaram o mundo inteiro com o nosso calor e a nossa animação.

    Por isso, Sr. Presidente, eu faço um apelo à Fifa: que reconsidere essa decisão e traga a taça ao Brasil, reacendendo em nossa torcida a esperança de que, na Copa do Mundo de 2018, tenhamos grandes resultados nos campos e gestores honestos e dignos na nossa CBF.

    Era isso o que eu tinha a dizer.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2017 - Página 21