Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Rede Amazônica de Televisão e ao seu Presidente Sr. Phelippe Daou.

Destaque ao empreendedorismo do Sr. Wilson Marcom por buscar a diversificação do setor agrícola e acreditar no potencial de plantio de uva no estado de Rondônia.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à Rede Amazônica de Televisão e ao seu Presidente Sr. Phelippe Daou.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Destaque ao empreendedorismo do Sr. Wilson Marcom por buscar a diversificação do setor agrícola e acreditar no potencial de plantio de uva no estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2017 - Página 33
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • HOMENAGEM, ELOGIO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, TELEVISÃO, LOCAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • ELOGIO, QUALIDADE, QUANTIDADE, DIVERSIFICAÇÃO, PRODUÇÃO AGRICOLA, LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), ENFASE, PRODUÇÃO, UVA.

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Srªs e Srs. Senadores, é com alegria que, mais uma vez, ocupo a tribuna desta Casa.

    Ontem foi feita homenagem à Rede Amazônica de televisão, que faz parte não só do Estado do Amazonas, mas dos demais Estados da Região Norte, como do meu Estado de Rondônia; e aos três fundadores, que tiveram um sonho e que o realizaram. Esses três amigos, com certeza, de onde estão, continuam dando força para que possamos dar continuidade ao desenvolvimento dos Estados da Região Amazônica. Nossas homenagens ao Sr. Phelippe Daou, ao Sr. Milton Cordeiro e ao Sr. Joaquim Margarido.

    Foram representados ontem pelo Presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior. A ele e aos demais membros da Rede Amazônica de televisão eu quero aqui deixar o meu abraço.

    Enquanto fui Governador do Estado de Rondônia e Prefeito do Município de Rolim de Moura, o Sr. Phelippe Daou, com quem estive junto na Bacia de Urucu, era um grande lutador, um empreendedor, que não concordava em ver tanta riqueza e gás natural da nossa Amazônia desperdiçados, colocados ao ar livre ou sendo reinjetados dentro dos poços de petróleo.

    Portanto, as nossas homenagens a todo grupo da Rede Amazônica – que faz parte, como filial, também de Rondônia – pela participação no desenvolvimento do nosso Estado e de toda Região Amazônica. O nosso abraço!

    Eu quero também aqui, Srª Presidente, Rose de Freitas, Telmário, aproveitar esta oportunidade, este momento, para dizer que nós fizemos ontem mais uma reunião da Comissão de Agricultura (CRA), com a participação dos nobres colegas Senadores e Senadoras, na qual aprovamos vários projetos de lei. Mas, como havia a Comissão de Constituição e Justiça ao mesmo tempo e demais comissões, a Comissão de Agricultura foi gravada e vai ser colocada no ar pela minha equipe, pela equipe do Senado, nesta quinta-feira, começando às 16h30. Será a reprise dessa gravação que foi feita ontem na Comissão do Senado.

    Eu trouxe um vídeo... Na quinta-feira da semana passada, no meu retorno para o Estado de Rondônia, eu me desloquei da cidade de Cacoal, indo para o Município de Presidente Médici, não chegando à sede do Município, mas às margens da BR-364, e estive visitando um companheiro empreendedor, um lutador, um homem de mão calejada, que acreditou e acredita no agronegócio, tendo gado em sua propriedade – em torno de 300 alqueires –, mas que acreditou no potencial, no plantio e no consumo da uva no nosso Estado.

    Eu me recordo de quando fui Prefeito do Estado de Rondônia, de quando fui Prefeito do Município de Rolim de Moura. Implantamos um polo na divisa do Município de Pimenta Bueno com Rolim de Moura, que passava a produzir as primeiras uvas para o consumo naquela região e me chamaram de louco. Falaram que a uva dava em clima frio, na Região Sul, e que, na Região Norte, provavelmente não daria resultado.

    E a história é o contrário. Além daquele polo em Nova Estrela, perto da Escola Agrícola, hoje nós temos este empreendedor na BR-364, próximo da cidade de Presidente Médici: o nosso amigo Wilson Marcom.

    Junto com ele, fizemos uma filmagem e a poda. São mais de 5ha de uva plantados e, com a projeção, fazendo muda para mais 2ha nos próximos anos, ele consegue produzir e fornecer uva em todo período da seca no nosso Estado de Rondônia, começando a poda no mês de abril, maio; e, junho, as primeiras produções.

    Essa filmagem vai passar na Comissão de Agricultura – amanhã, à tarde, na quinta-feira à tarde, a partir de 16h30. Praticamente no final das atividades que tínhamos na Comissão, após aprovar os projetos que tínhamos em pauta, na mesa, colocamos o vídeo.

    E o vídeo, sim, mostra tudo o que na verdade eu quero aqui colocar não só como expectativa para o nosso produtor, mas como opção para o nosso produtor agrícola nos quatro cantos deste País, mas especialmente no meu Estado de Rondônia, aplicando, mais uma vez, o que eu sempre preguei como prefeito e como governador: a diversificação.

    Muitas vezes, Srª Presidente, eu vejo os filhos dos agricultores se deslocarem da propriedade rural, mudando-se para a cidade para ganhar o salário mínimo, ao invés de ficar na sua propriedade para plantar o café clonal. Eu fui ao Espírito Santo, na época como governador, e levamos o conhecimento, essa nova tecnologia. Com o café clonal, nós temos hoje agricultores, em Rolim de Moura, na região de Alta Floresta, que estão produzindo em torno de 400 sacos de café clonal por alqueire.

    É por esse modelo, com pessoas assim, iguais aos paulistas da Linha 168, que eu decidi, há poucos dias atrás aqui – o filho dele mora em São Paulo, é prefeito de uma pequena cidade –, demonstrar esse empreendedorismo, que é uma iniciativa do Wilson Marcom, às margens da BR-364. Ele chega a comercializar, no final de semana, em torno de 1.200 quilos de uva por dia; na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, em torno de 500 quilos de uva por dia. E ele dizia que, quando tinha gado, dava emprego para um vaqueiro; e hoje ele dá emprego para mais de 22 pessoas, que trabalham na sua propriedade. Além disso, colocou, à beira da BR, uma estrutura para recepcionar, para receber, com lanchonete e restaurante. E, além de produzir e comercializar a uva, também faz o suco da uva. E também tem a produção de goiaba.

    É isso que me enche de orgulho, porque quando fui Governador do Estado de Rondônia, ele procurou apoio do governo do Estado, tanto na minha pessoa como na pessoa do Deputado Luiz Cláudio, que era meu Secretário de Agricultura, na época. E nós lá estivemos presentes. Colocamos equipamento da Secretaria de Agricultura, na época, à sua disposição, para fazer o acesso, a fim de que ele montasse aquela estrutura na BR-364. E, hoje, não é só Petrolina, Srª Presidente, no Nordeste, que produz uva de qualidade; nós também a temos, no nosso Estado de Rondônia.

    É este exemplo que eu quero levar a cada um dos nossos produtores: a importância que é fazer a diversificação no setor agrícola. Não é por isso que todo mundo vai plantar uva, não, gente! Mas, com certeza, o exemplo do Wilson Marcom serve para os demais agricultores e para os demais proprietários de pequenas propriedades, para implantarem, na região e no Estado de Rondônia, uma alternativa para a família e ao mesmo tempo para agregarem mais valores e mais renda.

    Portanto, aqui no Senado, Wilson Marcom, quero deixar meu abraço e da Comissão de Agricultura, que represento como Presidente – represento não só Rondônia, mas todos os Estados da Federação brasileira. Com certeza exemplo igual a esse seu vai para os quatro cantos da nossa Nação; vai para aqueles que, muitas vezes, não acreditam que, num pequeno pedaço de terra, com certeza dá para fazer a diferença...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ...e a grandeza de uma família.

    Ao mesmo tempo, muitos que moram na zona rural dizem que não dá. Eu quero dizer que não há terra fraca; há terra mal corrigida.

    Portanto, em nome desse cidadão, desse empreendedor, desse guerreiro, lutador em épocas difíceis, quero deixar o meu abraço ao Wilson Marcom, a toda sua família, aos 22 funcionários que trabalham com ele.

    Ao mesmo tempo, para população de Rondônia que queira assistir a esse vídeo amanhã e para população do Brasil que queira assistir a esse vídeo: a transmissão da reprise da Comissão começa às 16h30 pelo horário de Brasília, e provavelmente o vídeo estará passando lá pelas 17h15; que será lá pelas 16h15 pelo horário do Estado de Rondônia – começando a transmissão da reprise da Comissão às 15h30 pelo horário do Estado de Rondônia.

    E esse resultado, com certeza, é positivo e é fundamental para estimular ainda mais essa estrutura de investimento em pequenos Estados, que não têm...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ... indústria, mas têm coragem e determinação para aumentar a sua produtividade e a sua grandeza.

    E aqui, em nome do Wilson Marcom, eu quero deixar meu abraço a todos os amigos e amigas dos quatro cantos do Estado de Rondônia. Quero agradecer a vocês o carinho especial que sempre tiveram comigo, indo à igreja ou mesmo em casa, sempre nas suas orações, pedindo a Deus que me abençoe, que me cuide, que me guie.

    É como eu sempre digo, Magno Malta: nós precisamos de saúde e paz; do restante nós corremos atrás.

    Um abraço e obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2017 - Página 33