Pela Liderança durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Convite aos parlamentares e à sociedade para o lançamento do projeto Brasil que o Povo quer.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Convite aos parlamentares e à sociedade para o lançamento do projeto Brasil que o Povo quer.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2017 - Página 55
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • CONVITE, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, LANÇAMENTO, PROGRAMA, PROJETO, POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), LOCAL, CIDADE, SÃO PAULO (SP), DISCUSSÃO, ORDEM, MUNDO, DEFESA, PAIS, DEMOCRACIA, LIBERDADE, DIREITOS, POPULAÇÃO, INTEGRAÇÃO, NACIONALIDADE.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Como Líder. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quem nos assiste pela TV Senado e nos ouve pela Rádio Senado, pessoal das redes sociais, eu fiz questão, Presidente, de falar agora, porque quero fazer um convite a este Senado, mas, principalmente, a quem está nos acompanhando para um evento que nós faremos amanhã, um evento conjunto do Partido dos Trabalhadores com a Fundação Perseu Abramo – a Fundação Perseu Abramo é a fundação de estudos do Partido.

    Amanhã, em São Paulo, nós vamos lançar a plataforma para debater temas que nós achamos importantes e caros ao Brasil e lançar o nosso projeto, a nossa iniciativa Brasil que o Povo Quer. É um amplo processo de escuta e debate para envolver o povo brasileiro na construção de um novo programa para o Brasil. E nós vamos transmitir amanhã esse evento, ao vivo, pelo Facebook do PT, a partir das 10h, e quem estiver em São Paulo poderá nos acompanhar no Hotel Jaraguá. Nós vamos contar com a presença do Presidente Lula, da ex-Ministra Tereza Campello, de Marcio Pochmann, que é o Presidente da Fundação Perseu Abramo.

    São três frentes principais que integram esse projeto, esse processo de escuta e debate do povo brasileiro para apresentar um novo programa ao Brasil: a iniciativa Brasil que o Povo Quer.

    Primeiro, nós vamos lançar uma plataforma digital, que será aberta à participação de toda a população brasileira. Quem quiser participar com propostas, debater, questionar, criticar as proposições do PT vai ter acesso a essa plataforma.

    Também essa iniciativa vai ser composta de vários debates que nós vamos transmitir, ao vivo, na internet, com presença de ativistas, estudiosos, estudiosas e integrantes de movimentos sociais.

    E um terceiro componente dessa iniciativa são as reuniões e debates presenciais que nós faremos nos diretórios do Partido, nas zonais, nos diretórios municipais, estaduais, no próprio diretório nacional e nos setoriais, que reúnem a nossa militância, que atuam por setores, por áreas de interesse.

    As três frentes estão interligadas com o objetivo final e único de construir um novo projeto para o Brasil, que será apresentado pelo Partido dos Trabalhadores à sociedade brasileira ao final desse processo, que vai ser em 2018.

    Então, todos poderão participar de encontros presenciais, acompanhar os debates pela internet, apresentar suas próprias ideias e também opinar nas ideias de outras pessoas que vão se manifestar pela plataforma.

    Quem quiser acessar, a partir de amanhã, é só acessar o endereço: brasilqueopovoquer.org.br, escrito tudo junto e em letra minúscula.

    As conversas irão debater questões, problemas e soluções que se organizam dentro de sete eixos, que nós entendemos que são os eixos que dão conta dos problemas e dos desafios do Brasil.

    O primeiro grande eixo de debate é: a ordem mundial, a soberania e a defesa da Nação.

    O segundo é: a participação popular, liberdades e direitos. Qual democracia nós queremos?

    O terceiro é: a integração nacional e serviços no Brasil: é possível construir um país mais justo para todos?

    O quarto é: o que é qualidade de vida para você?

    O quinto: quem pagará o aumento da infraestrutura dos bens comuns no Brasil?

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Sexto: como reduzir a desigualdade e garantir a inclusão social no Brasil?

    Sétimo e último desafio estratégico: como mobilizar os recursos naturais e tecnológicos gerando riqueza para todos?

    Então, amanhã, dia 21, a partir das 10h, vai haver esse evento de lançamento em São Paulo, repito aqui, com a presença do Presidente Lula – eu vou estar também –, com a presença do nosso Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, e com a presença da ex-Ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello.

    Por que chamamos a Tereza para esse evento de lançamento? Porque o primeiro tema que nós vamos discutir, e vamos discutir amanhã no lançamento, é um tema que diz respeito à fome e à miséria. O que é preciso fazer quando a miséria e a forme voltam a crescer no Brasil?

    Nós já enfrentamos esse monstro da fome e da miséria, já conseguimos...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... tirar a fome do Brasil, mas infelizmente ela está voltando.

    Então, nós achamos que, como Partido, como fundação de estudos do Partido, a nossa obrigação é começar esse debate por um dos problemas que é mais importante a ser resolvido. Não há vergonha maior a um país do que ter uma parcela da sua população submetida à pobreza extrema e à fome. Então, amanhã, no lançamento do projeto Brasil que o Povo Quer, que é esse projeto aqui, nós vamos discutir exatamente a problemática da fome e da miséria no Brasil, porque achamos que esse ainda, infelizmente, continua sendo um desafio de um país de dimensões continentais como o Brasil, produtor de alimentos e que, mais uma vez, envergonha ao ter a fome em seu território.

    Então, quero deixar aqui o convite a todos que estão nos ouvindo para se unirem a essa iniciativa e nós construirmos um novo programa para o Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2017 - Página 55