Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de realização de evento solene no Palácio do Governo do Acre, em Rio Branco (AC), para assinatura do termo de cooperação para melhoria na infraestrutura da telefonia móvel e da internet no Estado.

Comentários sobre pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes acerca do governo de Michel Temer e da crise política.

Comentários sobre relatório da Federação das Indústrias do Acre acerca da necessidade da realização de obras de manutenção na BR-317e BR-364.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Anúncio de realização de evento solene no Palácio do Governo do Acre, em Rio Branco (AC), para assinatura do termo de cooperação para melhoria na infraestrutura da telefonia móvel e da internet no Estado.
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentários sobre pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes acerca do governo de Michel Temer e da crise política.
TRANSPORTE:
  • Comentários sobre relatório da Federação das Indústrias do Acre acerca da necessidade da realização de obras de manutenção na BR-317e BR-364.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2017 - Página 30
Assuntos
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Outros > GOVERNO FEDERAL
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, EVENTO, SOLENIDADE, SEDE, GOVERNO, ESTADO DO ACRE (AC), PARTICIPAÇÃO, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, VEREADOR, MOTIVO, ASSINATURA, CONTRATO, COOPERAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, EMPRESA PRIVADA, TELEFONIA, OBJETIVO, MELHORAMENTO, TELECOMUNICAÇÃO, TELEFONE CELULAR, ACESSO, INTERNET.
  • COMENTARIO, PESQUISA, AUTORIA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, TRANSPORTE, OBJETIVO, AVALIAÇÃO, GOVERNO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, VOTO, CANDIDATO, ELEIÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, RELATORIO, AUTORIA, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, ESTADO DO ACRE (AC), OBJETO, NECESSIDADE, REALIZAÇÃO, OBRAS, MANUTENÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, AMBITO NACIONAL, REGISTRO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, DIRETOR GERAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), REPRESENTANTE, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E GESTÃO (MPDG), DEBATE, ASSUNTO, INVESTIMENTO PUBLICO, OBRA DE ENGENHARIA.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, todos que nos acompanham pela Rádio e TV Senado, eu vou tratar aqui de uma situação que envolve o Presidente da Federação das indústrias do Estado, os dirigentes sindicais, que fizeram uma viagem nos dias 7 e 8 de setembro último, para ver a situação da BR-364, de Rio Branco até Cruzeiro do Sul.

    Daqui a pouco vou tratar desse assunto e fazer referência ao relatório feito, de maneira isenta, por profissionais da engenharia, que conhecem bem do assunto, como um alerta sobre a situação precária da BR-364.

    Não me canso de tratar deste tema porque ele é do interesse de todos do meu Estado, o Estado do Acre. E falo sempre da 317 e da 364.

    Mas eu queria, Sr. Presidente, também aproveitar para passar um informe. Eu mandei um expediente hoje para os colegas Parlamentares, para os dois Senadores, Senador Gladson e Senador Petecão, para os oito Deputados Federais, Deputado Federal Moisés Diniz, Deputado Alan Rick, Deputado Raimundo Angelim, Deputado Leo de Brito, Deputada Jéssica, Deputado Flaviano Melo, Deputado Rocha e Deputado César Messias – os oitos Parlamentares do Acre. E esse expediente eu estou encaminhando para todos os Deputados Estaduais e Vereadores de todos os Municípios do Acre. Ele diz respeito a um evento que estará sendo promovido em Rio Branco no próximo dia 2 de outubro, no qual teremos uma solenidade, para a qual todos nós seremos convidados, no Palácio do Governo. O convite será feito pelo Governador Tião Viana e também pelo Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Dr. Juarez Quadros, e, é claro, terá o envolvimento também dos Presidentes da Vivo, da Claro e da Tim, que são operadoras importantes, no Estado do Acre, da telefonia, da telefonia móvel e da internet.

    A solenidade será para a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo do Estado, prefeituras, operadoras e o Presidente da Anatel. O Conselheiro Aníbal Diniz também deverá estar presente.

    Nesse dia 2 de outubro próximo, esse evento acontecerá às 8h da manhã, na sede do Palácio do Governo, e contará com o setor produtivo, com Parlamentares, prefeitos e membros do Governo. Certamente, estará sendo firmado ali um compromisso de mudança na infraestrutura da telefonia móvel e da internet de qualidade em Rio Branco e em muitos dos Municípios do Acre. O Dr. Juarez Quadros estará presente. Eu me entendi com o coordenador da Bancada, Sérgio Petecão, e o expediente que mando, cuja leitura faço, é o seguinte:

    A partir de entendimento com o coordenador da Bancada, Senador Sérgio Petecão, e por conta do meu trabalho ligado a esse tema da telefonia e da internet – eu tenho me dedicado a esse tema porque ele diz respeito ao interesse do consumidor, ao interesse de quem trabalha no setor produtivo... O desenvolvimento de um Estado não vai acontecer se não tivermos uma infraestrutura de telecomunicação adequada aos tempos atuais e contemporânea, como os negócios exigem hoje. É um compromisso com os estudantes, com a juventude, com as universidades, com os centros todos que nós temos.

    Eu queria, Sr. Presidente, seguir fazendo a leitura do documento que encaminhei para os Deputados.

    Na ocasião, no dia 2 de outubro, ocorrerá o anúncio das melhorias no setor das telecomunicações nos Municípios do Estado do Acre.

    Na solenidade, realizada pelo Governador do Estado, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas telefônicas, Vivo, Claro e Tim, nós teremos, então, o anúncio das mudanças na infraestrutura da telefonia móvel e da internet no Acre.

    Sei da luta de todos nesse importante evento. Os convites serão enviados oportunamente pelo Governo do Estado, pela Anatel e também pelo Fórum de Desenvolvimento do Estado, que é presidido pelo empresário Adriano.

    E, aqui, passo à programação.

    No Palácio do Governo, dia 2 de outubro, 8h, solenidade de assinatura do termo de cooperação visando melhora e mudança na infraestrutura da telefonia móvel e internet no Acre entre o Governo do Estado do Acre, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas de telefonia, Vivo, Claro e Tim. Também, às 9h teremos outro evento, uma exposição com o detalhamento dos investimentos no setor da telefonia e palestra com o Presidente da Vivo, Sr. Eduardo Navarro, e o da Anatel, Dr. Juarez Quadros. Um evento realizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Acre, e as autoridades abordarão as tendências e mudanças no setor de telecomunicação e conectividade no Brasil. Estarão presentes os integrantes do Fórum, que é presidido pelo empresário, Presidente da Federação das Indústrias, José Adriano.

    Fiz questão de fazer contato com o Presidente da Federação da Agricultura, Sr. Assuero Veronez, e estou buscando contato com o Presidente da Federação do Comércio, Leandro Domingues.

    Este é um informe que trago dando satisfação à população de um trabalho que estamos procurando fazer para ajudar a implantar uma infraestrutura adequada de telecomunicação no Estado do Acre, e não tenho dúvida de que essas mudanças serão algo definitivo na telefonia móvel, que têm sido objeto de muita reclamação por parte de todo o povo acriano.

    Mas eu queria, Sr. Presidente, antes de passar para o tema de que vou tratar também, o da BR-364 – estou inclusive esperando que o meu gabinete posso trazer o requerimento que apresentei hoje na Comissão de Infraestrutura –, fazer aqui um comentário sobre a pesquisa que foi divulgada hoje e que, inclusive, publiquei na minha página, uma pesquisa feita pela CNT/MDA. Eles têm uma série de pesquisas. Tinha sido feita uma em fevereiro e foi feita outra agora.

    Vejam que o Brasil acompanha essa verdadeira caçada contra o Presidente Lula, uma ação que extrapola muito os limites da lei. Está evidente que há uma tendência, uma ação dirigida contra o Presidente Lula, contra a sua família, contra a sua história, contra a sua vida, e aí sai uma pesquisa nova. E a pesquisa divulgada hoje traz os números que retratam, neste momento, a opinião pública, que é tão manipulada ou que alguns tentam manipular e se apropriar, falando em nome da população.

    Vejam o que acontece: na pesquisa divulgada hoje – segundo a pesquisa –, 84,5% dos brasileiros rejeitam o desempenho do Presidente, do Governo Temer – 84%. E o apoio ao Governo Temer? Apenas 3,4% da população aprovam o atual Governo – 3,4%. Isso aqui é margem de erro. É margem de erro. E é muito sério.

    Eu não sei... Estamos chegando próximo ao ano que vem, e não sei quantos vão seguir cegamente, dando apoio a um Governo que a população não quer. E acho que o próprio Governo tinha que parar e refletir que esse caminho que está pegando, de valorizar a Bolsa, os rentistas, o mercado, de cortar recursos para serviços essenciais, de tirar dinheiro das universidades, dos institutos de ensino superior, de tirar dinheiro da Polícia Federal, de tirar dinheiro da Polícia Rodoviária Federal, de desmontar a política e o orçamento social do Brasil, o leva a ter a pior avaliação da história.

    Senador Elmano Férrer, na pesquisa de hoje da CNT/MDA, o Governo Temer é aprovado por 3,4% da população. De cada 100 brasileiros, só três apoiam o Governo Temer.

    Isso é muito grave! Na hora em que o País precisa de um Governo legítimo, que tenha bons propósitos, que aponte um caminho, de fato, para a inclusão social, para o crescimento econômico, nós temos um Governo que trabalha, o dia inteiro, toda semana, contra...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... os interesses da maioria do povo brasileiro.

    Saiu também a pesquisa...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Eu pediria só um tempinho, Sr. Presidente, já que ainda estamos perto da Ordem do Dia, por gentileza.

    Saiu também uma pesquisa. Por mais que tenham atacado o Presidente Lula, ele se destaca na pesquisa feita, quando se fala de espontânea. Presidente Lula, espontaneamente: 20% dos brasileiros querem Lula na Presidência. Quando se compara isso com o que aconteceu em fevereiro – apenas 16% –, ele aumentou 4% de fevereiro para cá.

    Quando o mesmo instituto, CNT/MDA, faz uma pesquisa com o nome dos candidatos, o ex-Presidente Lula tem 32%; Bolsonaro, 19%; Marina Silva, 12%; Ciro Gomes, 5%; Aécio Neves, 3%. Quando se vai para outro cenário, trocando-se aqui o Aécio pelo Alckmin, o Governador Alckmin, de São Paulo, tem 8%. Quando se vai para um cenário que põe João Doria, é Lula com 32%; Bolsonaro, 18%; Marina, 12%; João Doria, 9%; Ciro Gomes, 5%. E, quando se vai para o embate direto, Lula com Aécio, 41,8% da população brasileira prefere o Presidente Lula; 14%, Aécio. Quando é Lula com João Doria, 41% dos brasileiros preferem Lula, e 25%, João Doria. Quando é Lula com Bolsonaro, 40% preferem Lula, e 28%, Bolsonaro. Quando é Lula com Marina, 29,8% preferem Lula, 25%, Marina Silva.

    Essa é uma pesquisa feita, uma radiografia que mostra a confusão que este País está vivendo, a falta de entendimento, de compreensão, essa desconexão entre a opinião pública e o trabalho das instituições.

    Eu queria, Sr. Presidente, concluir me referindo, então, ao relatório que a Federação das Indústrias fez sobre a BR-364, resultado de uma viagem que eles fizeram numa caravana, com técnicos, entre os dias 7 e 8 de setembro último. Foram de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. É muito sério o que fala o Presidente da Federação das Indústrias do Acre, o Adriano. O documento traz propostas de ações que precisam ser executadas imediatamente para evitar que a rodovia fique intrafegável com a chegada do período chuvoso que já se apresenta. O DNIT, que acompanhou parte da viagem, já sabe disso. Quero até cumprimentar o responsável pelo DNIT no Acre, que esteve junto com eles, acompanhando uma parte da viagem.

    O relatório da Federação das Indústrias sugere a recuperação de erosões...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... encontradas nas cabeceiras das pontes, recuperação de trechos críticos – já estou concluindo, Sr. Presidente –, permanência de equipes de manutenção no trecho durante o inverno e continuidade do serviço de tapa-buracos. É basicamente isso. Eu fiz três viagens recentemente, fotografando, vendo. Assino embaixo desse relatório.

    E aqui, por último, o Presidente da Federação das Indústrias pede a união de todos para que essa estrada não venha a ser fechada. Eu falo em nome dos taxistas, dos moradores de todos os Municípios, tanto da 317, que precisa de manutenção dos buracos, fazendo tapa-buracos, intensificando os tapa-buracos, como, especialmente, de Rio Branco para Sena Madureira, de Sena Madureira para Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. É muito importante a união de Deputados estaduais, vereadores, prefeitos, Governo do Estado e a Bancada Federal.

    E, para isso, Sr. Presidente, hoje, na Comissão de Infraestrutura, apresentei um requerimento convocando o Diretor-Geral do DNIT e também um representante do Ministério do Planejamento para que se discuta a questão do dinheiro para a manutenção e a continuidade das obras da BR-364 já para 2018 – já para 2018 – porque os cortes que o Governo Temer está fazendo estão pondo em risco e agravando a situação.

    Temos um relatório da Federação das Indústrias, de vários líderes sindicais, que aproveitaram o feriado para verem de perto e fazerem um relatório técnico, isento, suprapartidário sobre a situação real da BR-364. E eu estou aqui lutando, pedindo para que haja uma audiência pública com o Diretor-Geral do DNIT que, vale ressaltar aqui, tem procurado fazer o que está ao seu alcance. Mas eu não posso cobrar do Diretor- Geral, Dr. Valter Casimiro...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... mais do que ele tem feito porque os cortes no orçamento não é ele quem faz. Ele precisa da ação dos oito Deputados Federais, dos três Senadores, do Governo do Estado, dos prefeitos e da nossa luta para garantir os recursos necessários para que as obras de manutenção, reconstrução da BR-364 possam ser levadas adiante. O mesmo em relação à BR-317, de Rio Branco a Xapuri, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia e, especialmente, à querida Assis Brasil.

    Eu concluo, Sr. Presidente, dizendo que aprovei hoje, na Comissão de Infraestrutura, esse requerimento pedindo a presença, em audiência no Senado, do Dr. Casimiro. Nessa ocasião, vou apresentar o relatório feito pela Federação das Indústrias do Acre que vai abalizar, vai dar materialidade a essa voz que nós temos trazido...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... à tribuna no sentido de pedir a ampliação dos trabalhos de manutenção, de conservação da BR-364 e da BR-317, no meu Estado.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2017 - Página 30