Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas aos discursos em oposição ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referente a aprovação da Medida Provisória nº 471/2009.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Críticas aos discursos em oposição ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referente a aprovação da Medida Provisória nº 471/2009.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2017 - Página 83
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, OPOSIÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, ACEITAÇÃO, DENUNCIA, REFERENCIA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), INCENTIVO FISCAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria aqui, rapidamente, também protestar novamente contra esta perseguição contra o Presidente Lula: agora o Juiz de Brasília Vallisney Oliveira aceitou a denúncia contra o Presidente Lula, em cima daquele episódio da Medida Provisória 471. Isso é um escândalo!

    Veja bem: a Medida Provisória 471 foi aprovada por unanimidade no Senado Federal, por unanimidade na Câmara dos Deputados; teve uma movimentação grande de todos os governadores do Norte, Nordeste, Centro-Oeste; era benefício à indústria automobilística dessas regiões. Eu li, inclusive, as notas taquigráficas da aprovação aqui: estavam aqui os Deputados do DEM, Antônio... Aleluia, o ex-Deputado Antônio Carlos Magalhães Neto. Então, condenar o Lula....

    Essa medida provisória, na verdade, vem da época do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele só renovou. Olhe que escândalo! Então, eu quero aqui trazer, Sr. Presidente, novamente essa reclamação contra essa perseguição infame contra o Presidente Lula.

    Agora, eu estou convencido de que esses excessos criaram um efeito de saturação, porque, depois de tudo isso, eu vi a denúncia, eu vi o depoimento do Palocci, e disseram: "O Lula morreu". O que aconteceu hoje na pesquisa CNT? Lula sobe, Lula cresce. Essa pesquisa é de depois do depoimento do Palocci. É um efeito de saturação, as pessoas estão percebendo que é uma perseguição. Agora, nesse caso aqui é um absurdo.

    Eu, na semana passada, aplaudi o pronunciamento do Senador Armando Monteiro, que falava da importância dessa medida provisória para o Nordeste: a Bahia levou a Ford para a Bahia; Pernambuco levou outras indústrias, a Fiat.

    Então, veja bem, só para concluir, Sr. Presidente, eu trago aqui a minha inconformidade com essa perseguição absurda. Volto a dizer: essa medida provisória foi aprovada com o voto de todos os Senadores e Deputados, e o Presidente Lula, por ter renovado uma medida provisória que veio da época de Fernando Henrique Cardoso, vira réu. É mais uma injustiça, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2017 - Página 83