Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da assinatura termo de compromisso, pelo Governo do Acre, para garantir investimentos destinados à melhoria da infraestrutura de telecomunicação.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO:
  • Registro da assinatura termo de compromisso, pelo Governo do Acre, para garantir investimentos destinados à melhoria da infraestrutura de telecomunicação.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2017 - Página 57
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, ASSINATURA, COMPROMISSO, GOVERNO ESTADUAL, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, PROPOSIÇÃO, GARANTIA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, TELECOMUNICAÇÃO, LOCAL, ESTADO DO ACRE (AC).

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senadores, Senadoras, neste momento em que estamos fazendo esta votação nominal da indicação do Embaixador do Brasil na Armênia, eu queria aproveitar para dizer que, a partir de um esforço, um trabalho intenso que temos feito já há anos, na próxima segunda-feira, nós vamos ter, em Rio Branco, um ato muito importante. É a assinatura de um termo de compromisso do Governador Tião Viana e do Dr. Juarez Quadros, que é Diretor-Geral da Anatel – e o Conselheiro Aníbal também estará junto –, e mais ainda: o Presidente da Vivo Telefônica no Brasil, um diretor da TIM e a direção da Claro. Eles estarão em Rio Branco e vão participar da solenidade de assinatura do fecho de um trabalho que, há meses, estamos fazendo, envolvendo Anatel e as empresas.

    Conversei muito já com o Coordenador da Bancada, Senador Sérgio Petecão. Há um esforço de vários Parlamentares, que fazem discursos, que fazem cobranças, mas nós trabalhamos com o propósito objetivo de garantir, Sr. Presidente, investimentos na infraestrutura de telecomunicação no Estado do Acre. São dezenas de Municípios que vão ter uma melhora na telefonia móvel, na internet. Rio Branco deve experimentar uma mudança, inclusive de frequência, já a partir deste final de semana próximo. Isso vai ajudar a termos um aumento na velocidade de transmissão de dados.

    Esse evento já era para ter ocorrido há um mês, mas adiamos a partir de um entendimento com as empresas operadoras, com o Governador do Estado, com a direção da Anatel.

    Mas eu falo aqui, através da Rádio Senado, da TV Senado, para todo o Estado do Acre, que, na próxima segunda-feira, aquele reclame que vem de todos os Municípios – de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, Assis Brasil a Thaumaturgo – nós estando pondo na mesa: as três empresas de telecomunicações, a Vivo, a Claro e a Tim, estarão assinando um termo de compromisso, em que teremos a assinatura do Dr. Juarez Quadros, do Governador Tião Viana, de prefeitos e, a partir daí, inclusive com ações imediatas, nós vamos ter uma mudança substancial. Eu acho que teremos uma fase nova na telefonia móvel e na internet no Estado do Acre, especialmente em alguns Municípios em que essas três operadoras têm responsabilidade.

    Devo dizer também que o evento será na segunda-feira, às 8h30, no Palácio do Governo – a importância que o Governador Tião Viana está dando; os prefeitos estão dando; a Bancada federal está dando; as companhias de telecomunicações estão dando; o Diretor-Geral, Dr. Juarez Quadros, da Anatel, está dando. Nós vamos ter um evento, então, de 8h às 8h30, com assinatura desses compromissos, desses termos de cooperação.

    Só a Vivo fará um investimento de R$12 milhões no Estado do Acre. Isso é uma conquista. Eu, sem falsa modéstia, emprestei meu mandato – estou trabalhando há mais de um ano para que pudéssemos chegar a esse dia. Há uma cobrança do Governador Tião Viana; há um empenho da Anatel; as companhias telefônicas, as empresas de telecomunicações também estão cumprindo a sua parte. E o que nós queremos é uma redução da reclamação, a universalização desse serviço e um custo que seja justo. É isso que nós queremos, Sr. Presidente.

    E, obviamente, além desse ato de 8h da manhã no Palácio da assinatura desses documentos, às 9h30 nós teremos na Federação das Indústrias um convite do Presidente Adriano, que é Presidente do Fórum de Desenvolvimento do Acre, nós vamos ter uma exposição dessas melhorias por parte das companhias; nós vamos ter também uma palestra do Dr. Juarez Quadros e do Dr. Eduardo Navarro, que vão falar das tendências desse mundo da conectividade, as tendências do uso nos negócios, na indústria, pelo cidadão da telefonia móvel e da internet de qualidade.

    Como Relator que faz a avaliação, que tem a responsabilidade de avaliar a implementação do Programa de Banda Larga no Brasil, pela Comissão de Ciência e Tecnologia, eu estou empenhado e espero, sinceramente, que possamos, dando essa satisfação ao povo do Acre, ver isso se repetir em outros Estados da Amazônia e do Nordeste brasileiro, especialmente, onde nós temos uma infraestrutura de telecomunicação muito deficiente, deficitária ainda, Sr. Presidente.

    Era isso que eu queria, aproveitando este espaço, informar ao povo do Acre, prestando contas da minha atividade do mandato. Quero agradecer a todos os Parlamentares federais que ajudaram, aos dois Senadores, especialmente o Senador Sérgio Petecão, e dizer que não foi à toa que eu, há pelo menos três anos, estou trabalhando nesse tema, buscando melhorar a infraestrutura de telecomunicação no Estado. Chegou a hora de nós colhermos frutos desses três anos de trabalho.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2017 - Página 57