Fala da Presidência durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, vítima de crime de falsidade na internet.

Homenagem póstuma ao Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Condolências ao povo norte-americano, vítima de ataque de atirador, do qual resultou mais de cinquenta mortes.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CIENCIA E TECNOLOGIA:
  • Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, vítima de crime de falsidade na internet.
HOMENAGEM:
  • Homenagem póstuma ao Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Condolências ao povo norte-americano, vítima de ataque de atirador, do qual resultou mais de cinquenta mortes.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2017 - Página 14
Assuntos
Outros > CIENCIA E TECNOLOGIA
Outros > HOMENAGEM
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • APOIO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, MOTIVO, VITIMA, CRIME, INTERNET, DIVULGAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, FALSIDADE.
  • HOMENAGEM POSTUMA, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC).
  • COMENTARIO, APOIO, POVO, PAIS, ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), VITIMA, CRIME, ATENTADO, TIROS (MG).

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – A Mesa cumprimenta V. Exª, Senador Cristovam.

    V. Exª sabe que, com muita frequência até, nesses últimos tempos temos tido muitas divergências, do ponto de vista do encaminhamento da política. Entretanto, nesse aspecto, eu quero me solidarizar com V. Exª e dizer que também considero o assunto da mais extrema gravidade. Aliás, eu diria mais: acho que a legislação brasileira tem que ser utilizada... Precisa avançar, inclusive, mas nós já temos uma legislação suficiente para criminalizar essas pessoas. Elas não podem, por mais que isso seja trote, que seja qualquer coisa... Eu não tive a oportunidade de ouvir o áudio, não vou querer ouvir o áudio, mas, como V. Exª relata, uma imitação muito mal feita. Mas não importa se está bem feita ou se está mal feita, importa que isso é um crime. Um crime. Sei do compromisso de V. Exª.

    Então, eu me solidarizo e sugiro que V. Exª, como eu fiz já em vários outros momentos, procure a própria Advocacia do Senado Federal, porque há, sim, como buscar, há como localizar a pessoa que cometeu tamanho crime.

    O momento, no Brasil, não é um momento de tranquilidade. É um momento de profunda sensibilidade, e qualquer questão pode servir para desequilibrar ainda mais este desequilibrado momento político pelo qual todos nós passamos, Senador. Então, minha solidariedade a V. Exª.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Eu quero dizer, primeiro, que agradeço muito a solidariedade. E é natural, eu esperava. As nossas divergências aqui são muito pequenininhas diante das nossas convergências. Mas já procurei, sim, a Polícia Legislativa, para ver se descobrimos quem fez isso.

    Muito obrigado, Presidente.

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Cumprimentando V. Exª, convido para falar agora, no período de comunicação inadiável, o Senador Medeiros.

    Enquanto o Senador se dirige à tribuna, quero dizer, nobres Senadores, que abri a sessão, apresentando aqui os votos de solidariedade, de pesar aos familiares, aos amigos, à comunidade acadêmica pelo falecimento do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Luiz Carlos Cancellier.

    E quero também aqui destacar e apresentar as nossas condolências ao povo norte-americano, que, infelizmente, na noite de ontem e na nossa madrugada de hoje, viveu mais um ataque bárbaro de um atirador, um franco-atirador, usando um fuzil automático, uma pistola automática – não sei nem o que é aquela arma –, de venda proibida, inclusive, nos Estados Unidos, deixando um saldo de mais de cinquenta mortos e mais de duas dezenas de feridos, alguns em estado gravíssimo. Então, a nossa solidariedade aos norte-americanos, à população do mundo inteiro, afinal de contas vivemos tempos terríveis. Então, é triste ter que relatar mais um episódio, um fato como esse.

    Senador Medeiros, com a palavra V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2017 - Página 14