Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da carta escrita pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, morto em condições trágicas.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro da carta escrita pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, morto em condições trágicas.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2017 - Página 43
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, LEITURA, CARTA, AUTOR, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC).

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – Se V. Exª me permite, enquanto a Senadora Regina se dirige para continuar a direção dos trabalhos, para que V. Exª possa falar, eu quero cumprimentar a Senadora pelo pronunciamento. Infelizmente, não pude fazer o aparte, porque eu estava aqui conversando com alguns jornalistas.

    Mas quero dizer, Senadora Regina, que eu li também a carta escrita antes do suicídio, antes de ter ocorrido o fato do suicídio do reitor da Universidade Federal do Estado de Santa Catariana. É preciso que todos nós tomemos mais responsabilidade diante do que acontece no Brasil.

    Então, quero dizer que V. Exª tem razão quando levanta as preocupações da intolerância, que infelizmente cresce no Brasil. Isso é comum – não é, Senador Paulo – principalmente em momentos em que a democracia não é um valor respeitado, infelizmente, no Brasil. E nós dizíamos desde aquela época: na hora em que se abre mão da democracia, estão abrindo uma porta para os maus feitos, inclusive para a injustiça.

    Mas, Senadora Regina, eu pedi, na realidade, a palavra para comunicar que estamos aqui com a companheira Rita, que é a coordenadora, entre os servidores, na Procuradoria da Mulher, e nós temos a programação do Outubro Rosa. Outubro é um mês de conscientização para a necessidade da prevenção contra o câncer de mama, principalmente, que é uma das modalidades que mais tira vidas de mulheres.

    Então, o Senado Federal, juntamente com a Câmara dos Deputados, representando o Congresso Nacional, tem uma agenda bastante extensa, estará participando com várias entidades do Brasil inteiro, entidades de mulheres, entidades de saúde, de várias atividades em relação ao Outubro Rosa. E amanhã, Senadora Regina, às 18h, no Salão Negro daqui, do Congresso Nacional, nós teremos o acendimento das luzes do Congresso Nacional, com a apresentação artística da escola Ballet Etude Seasons, com A Bela Adormecida, que é uma bela peça de Tchaikovsky.

    Então, é um convite que eu faço. A Senadora Regina também está junto com toda a Bancada feminina fazendo o convite, para que os Senadores possam também prestigiar esse ato muito importante amanhã, às 18h, no Salão Negro do Congresso Nacional. Lá estará o Presidente Eunício Oliveira, Presidente do Senado e do Congresso Nacional, dirigindo esse momento importante de conscientização da população em relação à necessidade da prevenção contra o câncer de mama.

    Obrigada, Senadora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2017 - Página 43