Pela ordem durante a 143ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio a votação do Requerimento nº 828/2017, que requer, em caráter de urgência, que seja convocada sessão extraordinária do Senado Federal.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Manifestação de apoio a votação do Requerimento nº 828/2017, que requer, em caráter de urgência, que seja convocada sessão extraordinária do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2017 - Página 12
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, URGENCIA, CONVOCAÇÃO, SESSÃO EXTRAORDINARIA, SENADO, OBJETIVO, ANALISE, IMPOSIÇÃO, PENA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SENADOR, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Na qualidade de primeiro signatário desse requerimento que V. Exª acaba de ler e que contou com a assinatura e o apoio de vários Líderes de Bancada desta Casa, eu queria aqui manifestar a V. Exª e a todos os Líderes presentes que efetivamente este é um assunto de grande importância não só para o PSDB, em função de ter um Senador do Partido envolvido no assunto, mas principalmente por ser um assunto que interessa à Casa.

    No momento em que tomei as assinaturas dos Líderes, eu destaquei que era importante contar com o apoio de todos, já que nós precisávamos deliberar a respeito de uma questão institucional também, haja vista decisão do Supremo que alcança o Senado da República.

    Eu tenho a convicção, Sr. Presidente, de que todos os 80 Senadores desta Casa têm o desejo de se manifestar a respeito desta matéria no voto. Por quê? Porque o voto de cada um efetivamente vai demonstrar e vai esclarecer não somente para a opinião pública, como também para as instituições, o que o Senado Federal pensa a respeito de decisões que são tomadas nesse sentido.

    Por isso, o PSDB tem a intenção de ver essa matéria votada com urgência, como colocamos no requerimento, mas não necessariamente a urgência tem que fazer com que tenhamos a votação no dia de hoje.

    A Casa tem 80 Senadores, eu penso que V. Exª pode colocar o requerimento em votação, mas, pessoalmente, eu já queria aqui propor aos Líderes que nós deixássemos a votação da matéria propriamente dita para a próxima terça-feira, quando, com certeza, nós teremos um número expressivo de Senadores. Neste momento temos 47, com certeza poderemos ter 50, 60 Senadores presentes e, até o momento da votação desse requerimento, saberemos. Mas, em princípio, como Líder do PSDB, como primeiro signatário, eu coloco essa proposição para consideração dos demais Líderes.

    O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL) – Sobre a...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Só um minuto.

    Só para a Mesa entender. V. Exª é o primeiro signatário; eu vou dar a palavra aos Líderes, com respeito aos demais Senadores, porque a Mesa está deliberando sobre requerimento de Líderes. Então...

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – O.k.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – ... eu vou pedir vênia ao meu Líder, meu...

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Só para esclarecer, Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – ... ex-Presidente, Senador Renan Calheiros, para que eu esclareça isso junto aos Líderes. Depois darei a palavra a V. Exª.

    Mas eu quero só, para entender... O que a Mesa entende: primeiro é que a Mesa está colocando um requerimento de autoria dos Líderes... Senador Serra, a Mesa está colocando, por autoria dos Líderes, esta matéria em pauta para deliberação deste Plenário.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Perfeito.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Deste Plenário.

    A ponderação que faz V. Exª, que é o primeiro signatário, é no sentido de que aprovemos apenas o requerimento hoje – apenas o requerimento hoje –, e a matéria advinda do Supremo Tribunal Federal ficará para a pauta da próxima semana. É a proposta de V. Exª.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Exatamente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2017 - Página 12