Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pedido aos senadores para que compareçam ao plenário do Senado Federal.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Pedido aos senadores para que compareçam ao plenário do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2017 - Página 13
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • PEDIDO, SENADOR, REGISTRO, PRESENÇA, PLENARIO, RESPEITO, DEMOCRACIA.

    O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Sem revisão do orador.) – Eu queria, Sr. Presidente, e me desculpe a insistência, dizer que eu sinceramente avalio – não sei se avalio sozinho – que, em respeito à democracia e à separação dos Poderes, nós precisamos agir neste momento com todo equilíbrio. Aliás, como V. Exª faz sempre, com todo bom senso, mas fazendo um apelo aos Senadores que estão em outras dependências da Casa para que venham ao Plenário; fazendo um apelo aos Senadores que estão no Plenário para que registrem suas presenças, porque, se nós tivermos um quórum qualificado, que possibilite ao Legislativo ter, com relação a essa questão, que é fundamental do ponto de vista da República e da democracia, a liturgia com a Constituição, que outros não tiveram, é recomendável que nós façamos isso hoje.

    Cada hora, cada minuto... Cada dia são horas, e minutos, e dias de afirmação do processo democrático e da separação dos Poderes. Então, nós não podemos previamente predizer o que vai acontecer. Vamos fazer um apelo com serenidade para que os Senadores que estejam em Brasília venham ao Plenário. E vamos fazer um pedido, em nome da Constituição, para que os Senadores que estiverem presentes, por favor, registrem as suas presenças.

    Este é um dia muito importante, ele foi planejado, preparado, conduzido com bom senso pelo Senador Eunício. Então, nós não podemos – me desculpe até o Líder – precipitar nada. Nós temos que, serenamente, deixar cada segundo acontecer e ver, pegando no pulso do quórum, se nós vamos poder deliberar hoje ou não vamos poder deliberar; mas, serenamente, pagando para ver cada segundo, cada momento. O processo político é isso. Temos que aguardar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2017 - Página 13