Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação da participação de representantes do Estado do Rio Grande do Norte nas audiências públicas da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, em que serão debatidos temas relacionados à transposição do São Francisco.

Críticas ao Presidente Michel Temer por não receber os prefeitos de diversos Estados da Região Nordeste, que estiveram em Brasília para manifestarem suas preocupações com a situação financeira de seus municípios.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Solicitação da participação de representantes do Estado do Rio Grande do Norte nas audiências públicas da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, em que serão debatidos temas relacionados à transposição do São Francisco.
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Críticas ao Presidente Michel Temer por não receber os prefeitos de diversos Estados da Região Nordeste, que estiveram em Brasília para manifestarem suas preocupações com a situação financeira de seus municípios.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2017 - Página 95
Assuntos
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • CONVOCAÇÃO, REPRESENTANTE, ORIGEM, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, LOCAL, COMISSÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SENADO, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.
  • CRITICA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, NEGAÇÃO, RECEBIMENTO, GRUPO, PREFEITO, ORIGEM, REGIÃO NORDESTE, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, ECONOMIA, NECESSIDADE, DESTINAÇÃO, AUXILIO, RECURSOS FINANCEIROS, MUNICIPIOS.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, dois registros.

    Primeiro, quero aqui conclamar todos os representantes do Rio Grande do Norte, prefeitos, vereadores, a sociedade civil, a igreja, e, mais uma vez aqui, também, conclamar o Governo do Estado e o Governo Federal, que já assegurou presença, para as importantes audiências públicas que nós vamos realizar nesta sexta-feira.

    A Comissão de Desenvolvimento Regional, que presido aqui nesta Casa, dando continuidade ao debate do Eixo 1, do Eixo Norte, da transposição das Águas do São Francisco, vai estar na sexta-feira, pela manhã, 9 horas, lá em Apodi. O foco vai ser o ramal Apodi-Mossoró e, à tarde, nós vamos estar exatamente na cidade de Açu, quando o foco vai ser a desobstrução do rio Piranhas-Açu, lá em Apodi.

    Quero aqui, mais uma vez, destacar o papel do Fórum Oeste Potiguar em defesa do ramal Apodi-Mossoró, pelo papel de mobilização social que vem desempenhando, porque todos nós sabemos a necessidade, a importância e o imperativo que é viabilizar o ramal Apodi-Mossoró para que – uma vez as Águas do São Francisco chegando ao Rio Grande do Norte, como estão previstas para chegarem no primeiro semestre de 2018 – toda a região oeste, alto oeste e médio oeste possa ser beneficiada. Para tanto, esse ramal Apodi-Mossoró será imprescindível. É uma obra no valor de R$2 bilhões. O projeto executivo já está pronto. O Ministério da Integração Nacional vai me acompanhar nessas audiências públicas, a Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica, Dnocs e a Agência Nacional das Águas para apresentação do projeto executivo e fazer o debate com a comunidade.

    E, à tarde, em Açu, há também uma audiência de grande relevância, por quê? Porque trata de a gente cobrar tanto do Governo Federal como do Governo do Estado as providências para que, paralelamente à construção do Eixo 1, do Eixo Norte, seja cuidado o rio, o desassoreamento, ou seja, desobstruir o leito do rio para que – repito – quando as águas do São Francisco, depois de chegar no seu Ceará, Senador Eunício, que estão previstas para janeiro e, depois, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, não enfrentem, portanto, obstáculos.

    Então, faço aqui esses esclarecimentos, essa convocação, como Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que presido aqui no Senado Federal.

    Por fim, Senador Eunício, quero me associar aqui aos prefeitos do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de vários Estados do Nordeste, que vieram a Brasília na expectativa de ter uma audiência com o Presidente da República, que não deu as caras. Simplesmente não recebeu os prefeitos, em que pese o esforço que foi feito, por parte inclusive da Base aliada. Mas o Presidente deu as costas para os prefeitos.

    E os prefeitos saem daqui sem resposta às suas principais reivindicações. A primeira, socorro. Através de quê? Do repasse do auxílio financeiro municipal, que começou a ser feito a partir do governo da Presidenta Dilma, com a aprovação da PEC nº 84, de 2014, o chamado repasse extra.

    Quero inclusive colocar aqui que, no ano passado, houve uma ajuda aos Municípios em função da repatriação. Este ano houve uma frustração de receita, e os Municípios simplesmente estão desesperados diante dessa crise pela qual passa o País. Está aí o mês de dezembro chegando, o pagamento do mês, é o pagamento do mês de dezembro, é o pagamento do décimo terceiro salário, é o mês de janeiro que virá, inclusive com reajuste do piso salarial do magistério e outras obrigações. E o Governo Federal simplesmente – repito – trata com desprezo – com desprezo! – os Municípios do Brasil.

    Então fica aqui o nosso protesto, esperando que enfim o Governo Federal receba os prefeitos do Nordeste e de todo o Brasil o quanto antes e dê uma resposta concreta, que passa principalmente, neste momento, pela edição de uma medida provisória para que venha o auxílio financeiro aos Municípios.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2017 - Página 95