Comunicação inadiável durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador João Alberto pela passagem do seu aniversário.

Solidariedade ao povo americano em razão do atentado ocorrido durante a realização de um show na cidade de Las Vegas.

Considerações sobre o suicídio cometido pelo reitor da Universidade de Santa Catarina, vítima de ação espetaculosa motivada pelo combate à corrupção.

Críticas ao modo que as instituições policiais e jurídicas têm tratado os investigados nas operações realizadas pela Polícia Federal no País.

Comentário à agenda de S. Exª no Estado do Acre.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao Senador João Alberto pela passagem do seu aniversário.
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Solidariedade ao povo americano em razão do atentado ocorrido durante a realização de um show na cidade de Las Vegas.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Considerações sobre o suicídio cometido pelo reitor da Universidade de Santa Catarina, vítima de ação espetaculosa motivada pelo combate à corrupção.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Críticas ao modo que as instituições policiais e jurídicas têm tratado os investigados nas operações realizadas pela Polícia Federal no País.
ATIVIDADE POLITICA:
  • Comentário à agenda de S. Exª no Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2017 - Página 16
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • HOMENAGEM, JOÃO ALBERTO, SENADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), CONGRATULAÇÕES, ANIVERSARIO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • SOLIDARIEDADE, POVO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MOTIVO, ATENTADO, VITIMA, PESSOAS, EVENTO, MUSICA, PROXIMIDADE, HOTEL, DEFESA, CONTROLE, ARMA DE FOGO.
  • COMENTARIO, SUICIDIO, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), VINCULAÇÃO, AÇÃO PENAL, PRISÃO, REFERENCIA, COMBATE, CORRUPÇÃO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA.
  • CRITICA, POLICIA, JUSTIÇA, TRATAMENTO, PESSOAS, INVESTIGAÇÃO POLICIAL, AUSENCIA, RESPEITO, VIDA, LIBERDADE, ENFASE, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR, LOCAL, ESTADO DO ACRE (AC), MUNICIPIO, RIO BRANCO (AC), ELOGIO, POSSIBILIDADE, MELHORIA, REDE TELEFONICA, INTERNET, ENTE FEDERADO.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Queria agradecer à querida Ângela, porque vou presidir agorinha a Comissão Mista de Mudança Climática, às 14h30.

    Queria antes cumprimentar o nosso Presidente, João Alberto, porque fez aniversário, teve mais um ano de vida. Eu já dei um abraço nele no dia 1º último e queria cumprimentá-lo aqui, da tribuna.

    O senhor é um colega, uma pessoa que tem uma vivência, uma experiência muito grande, e aproveito aqui – em público, para todo o povo da sua terra, o Maranhão –, me somando aos seus familiares, para desejar saúde e felicidade a V. Exª, bom companheiro, vizinho e amigo, Senador João Alberto.

    O Humberto, o Paulo Paim e os demais estão todos aqui solidários nessa manifestação, Senador João Alberto, que é importante que a gente faça aqui. O senhor é um bom colega, uma pessoa que está sempre aqui defendendo o seu Estado, mas nos ajudando a conduzir os destinos desta Casa.

    Mas o Senador Paulo Paim terminou falando de humanização da política.

    Senador Paim, a situação está tão ruim no nosso País e neste mundo em que vivemos que acho que nós temos que humanizar este mundo. Não é possível. Não é só fazer a luta política.

    Eu não consigo... Veja o que ocorreu, neste final de semana até o dia de hoje, no mundo!

    Eu primeiro fiquei chocado com essa situação dos Estados Unidos. É o país das armas. Os Estados Unidos têm 320 milhões de habitantes, 300 milhões de armas; uma arma para cada americano. É o país mais bélico do mundo, mais poderoso, e, agora, nesse fim de semana... Eu queria aqui... Eu acho que temos todos que fazer esse gesto de solidariedade ao povo americano, às vítimas, aos familiares das vítimas.

    Foram 59 mortes de inocentes, que foram assistir a um show de música country em Las Vegas, e, daqui a pouco, alguém – vejam os senhores, vejam –, com 22 armas automáticas dentro de um quarto de hotel, começa a disparar na população.

    Feriu 527 pessoas e matou 59. E lá sabem qual é a máxima? Se se armar a população, a gente vai ter paz.

    Pelo amor de Deus! Agora, estão às voltas, discutindo 100 projetos, 100, que estão tramitando no Congresso americano, de restrição de uso de armas. O Presidente Obama chorou uma vez numa solenidade, pedindo que houvesse um maior controle de armas. Agora, o problema não é só lá. Nós estamos sendo solidários com o que ocorreu lá. Aqui, no Congresso, nós temos o Estatuto do Desarmamento no Brasil. Na Comissão de Relações Exteriores, tem cinco projetos para armar setores da população. Nós resolvemos agora armar categorias funcionais. Que insensatez! Que mundo embrutecido é este em que as pessoas acham que vão resolver o problema dando uma arma para cada um?

    Por isso eu acho que nós temos que buscar humanizar essa sociedade embrutecida em que nós estamos metidos, e está bem aqui.

    Queria fazer também uma referência à morte do reitor da Universidade de Santa Catarina. O reitor tirou a vida ontem e ele, segundo as informações de pessoas que representam os reitores das universidades, da Universidade de Santa Catarina, foi vítima...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Ele foi vítima desses tempos de uma sociedade embrutecida, porque nós temos duas coisas sublimes: a vida e a liberdade. Ele perdeu as duas coisas.

    As informações, numa ação espetaculosa, dessas em nome do moralismo, ou do falso moralismo, ou do combate à corrupção, foram lá e destruíram a vida dele e de outros colegas. Sem prova. Primeiro, destruíram, na imprensa, nos veículos de comunicação, destruíram a vida, porque a acusação é de 2006, ele começou a trabalhar em 2016... E, aí, levaram o reitor e outros, deixaram-nos todos nus, puseram-nos numa cela misturados com bandidos, veio uma juíza substituta, os soltou, mas, aí, a destruição moral já estava feita, e o reitor pôs fim à própria vida.

    Esses são tempos difíceis de a gente calar diante deles.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Por isso que eu faço um apelo: eu espero que as autoridades do Supremo, do Ministério Público, da Polícia Federal ponham fim, mesmo que seja em nome de uma causa tão nobre como o combate à corrupção, a essa execração pública, a essa destruição moral das pessoas, ao cerceamento de liberdade sem julgamento.

    Volto a repetir, têm duas coisas sublimes: a vida e a liberdade, e o nosso País vive hoje a hipocrisia de, em nome de um falso moralismo de combate à corrupção, nós estarmos tendo justiçamento, beirando a barbárie.

    Eu quero é que fique registrado, porque eu vou estar sempre nesse sentido.

    Vi também setores da imprensa, que são tão importantes... Foi, lá, no jornal O Globo, em que o reitor escreveu, tentando se redimir diante da sociedade, contando a sua versão. Nada adiantou. Ele usou o próprio O Globo...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... para contar as injustiças que estava vivendo.

    Que as autoridades apurem se houve abuso de autoridade, porque parece que houve.

    Eu vi aquela manchete contra o Presidente Lula no domingo, querendo jogar... Sai uma pesquisa pondo o Presidente Lula como o mais popular, o preferido de 36% da população para presidir o Brasil.

    O jornal Folha de S.Paulo, numa infelicidade... Eu acho que manchou, manchou a história do Datafolha. O Datafolha vai e faz uma pergunta, que não tem razão de ser: se a população concordava ou não com a prisão do Presidente Lula. Isso não se faz. Não se constrói um país civilizado assim. Não importa contra quem seja. O bom senso tem de prevalecer.

    Sr. Presidente, desculpe-me, mas eu só precisava de um minuto para concluir ou, dois, no máximo.

    Eu tive que falar essas coisas ruins...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ...a porque nós não podemos calar diante disso.

    Mas eu queria aqui celebrar um final, uma agenda que fiz no Acre, em Rio Branco, agradecendo ao Governador Tião Viana; ao Prefeito Marcus Alexandre; aos prefeitos do interior; ao Dr. Juarez Quadros, Presidente da Anatel; ao Conselheiro Aníbal, e ao Presidente da Vivo do Brasil, Eduardo Navarro; agradecer à direção da Claro e da Tim. Foram ao Acre, foram a Rio Branco e assumiram publicamente que vão melhorar, mudar o sinal, a telefonia móvel e a internet não só em Rio Branco, mas em Cruzeiro do Sul, em Tarauacá, em Feijó, em Sena Madureira, em Mâncio Lima. Vão também trabalhar em Thaumaturgo, em Rodrigues Alves e em Porto Walter. Vão trabalhar também em Santa Rosa e no Jordão, que são os Municípios mais isolados. Mas de Assis Brasil a Brasileia, a Epitaciolândia, a Xapuri, a Capixaba, a Bujari e a Porto Acre... Nós vamos ter em Manoel Urbano ...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Nós vamos ter mudanças substanciais graças aos documentos, à solenidade que tivemos ontem no Palácio Rio Branco, da qual participei.

    Queria também cumprimentar o Adriano, Presidente do Fórum de Desenvolvimento do Acre. Ele sediou um evento na Federação das Indústrias, com a presença da Federação do Comércio e da Agricultura, fruto de um trabalho, sem falsa modéstia... Eu presto contas para o povo do Acre. Tenho trabalhado como membro da Comissão de Ciência e Tecnologia. Sou Relator da política de banda larga e pude construir, ao longo de dois anos, essa agenda, Senador Humberto, que vai mudar a qualidade da internet, do telefone móvel no Acre. Foi uma ação fantástica. A Vivo vai investir 12 milhões. A Tim não investirá menos, e a Claro também.

    Com isso, nós vamos poder mexer na economia, mexer na educação, nos serviços públicos, porque nenhum de nós... A sociedade não funciona mais sem esse recurso do qual nós somos refém hoje e que é o mundo conectado.

    E eu fiquei muito honrado de ter ajudado a montar essa agenda em Rio Branco, de poder, daqui da tribuna, cumprimentar quem vive lá no Jordão, em Santa Rosa, em Cruzeiro do Sul, em Tarauacá, em Feijó, em Sena, em Brasileia, em Xapuri, em Assis Brasil e em Rio Branco, por conta dessa conquista que teremos até o final do ano. As operadoras vão estar atuando agora em 700 mega-hertz. Nós vamos ter um aumento na velocidade de transmissão de dados em Rio Branco, em Municípios como Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia em mais de 20 vezes. Nós vamos ter um alcance maior da internet. Com isso, estamos falando de inclusão social nos tempos contemporâneos.

    Então, vale a pena ser Senador quando a gente tem resultados como nós tivemos nesse final de semana no Acre, nessa agenda. E eu agradeço os dirigentes das companhias e todos que nos ajudaram.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    E mais uma vez, parabéns a V. Exª pelo aniversário, Presidente João Alberto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2017 - Página 16