Pronunciamento de Dário Berger em 03/10/2017
Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do Sr. Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade de Santa Catarina.
- Autor
- Dário Berger (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
- Nome completo: Dário Elias Berger
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do Sr. Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade de Santa Catarina.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/10/2017 - Página 56
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), VINCULAÇÃO, PRISÃO, MOTIVO, INVESTIGAÇÃO POLICIAL, COMBATE, CORRUPÇÃO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC. Sem revisão do orador.) – Perfeitamente, Sr. Presidente.
Eu já havia inclusive solicitado ao Senador Lindbergh Farias que me desse essa oportunidade para complementar o voto de pesar aprovado nesta Casa e subscrito por um grande número de Parlamentares, que concede ao Sr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo, Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, que nasceu em Tubarão, sul do Estado, no dia 13 de maio de 1958 e morreu no dia 2 de outubro, portanto, ontem, quando se suicidou num shopping center na cidade de Florianópolis.
Ele era formado em Direito, com mestrado e doutorado em ciências jurídicas, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Antes de entrar na vida pública e na vida acadêmica, melhor dizendo, atuou muitos anos como jornalista.
Entre outros tantos locais em que trabalhou, trabalhou no extinto jornal O Estado, um dos periódicos mais consagrados da história de Santa Catarina. Também foi assessor do então Senador, Ex-Senador Nelson Wedekin, também um grande Senador desta Casa. Participou de inúmeras campanhas, como a Anistia, as Diretas Já, pela Constituição de 1988 e muitos outros movimentos.
O jornal Diário Catarinense – está aqui, Sr. Presidente – destina dez páginas em homenagem à morte do Magnífico Reitor. E a morte do Magnífico Reitor causou comoção em Santa Catarina, especialmente em Florianópolis.
Afastado da UFSC desde a Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal, Luiz Carlos Cancellier deixa em um bilhete registrado que teve a morte decretada no dia em que efetivamente foi preso. "A tragédia em que todos erraram", diz o colunista Rafael Martini.
Já o Moacir Pereira, que é colunista também dos mais consagrados de Santa Catarina, diz o seguinte: "Ele se sentia pior do que um exilado. O perfil dele era de conciliação das diferenças".
E aqui, não querendo me alongar, mas eu quero registrar que o Diário Catarinense, que é o jornal de maior circulação que nós temos em Santa Catarina, destina a ele várias páginas que realmente merecem toda a nossa consideração, o nosso apreço e, sobretudo, a nossa consternação com a morte prematura de um homem extremamente importante para Santa Catarina, sobretudo para a vida acadêmica de Santa Catarina, uma vez que a Universidade Federal de Santa Catarina é uma das universidades mais consagradas em todo o Estado e também consagrada no Brasil inteiro.
Por isso, eu queria fazer esse registro. Evidentemente, assinei com os demais Senadores o voto de pesar.
Que a família possa ter força para seguir em frente e superar essas barreiras e esse obstáculo que apareceu prematuramente na vida de todos nós.