Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a necessidade de investigar a procedência do leite importado do Uruguai.

Solicitação ao Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para que o leite excedente seja usado em programas sociais.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Comentário sobre a necessidade de investigar a procedência do leite importado do Uruguai.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Solicitação ao Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para que o leite excedente seja usado em programas sociais.
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2017 - Página 51
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • COMENTARIO, ASSUNTO, IMPORTAÇÃO, LEITE, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, ORIGEM, PRODUTO.
  • SOLICITAÇÃO, OSMAR TERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRARIO, DESTINAÇÃO, LEITE, EXCEDENTE, UTILIZAÇÃO, PROGRAMA, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – ... também, hipotecar o mesmo desejo de boa sorte ao Senador Jorge Viana nessa missão tão importante, representando o Parlamento brasileiro, o nosso País.

    Ele tem autoridade, porque, como Relator do Código Florestal, teve um comprometimento muito importante com a causa da sustentabilidade. E água tem a ver com a sustentabilidade. Então, não é só o Nordeste, não é só Brasília, não é só São Paulo, mas o Rio Grande do Sul também, embora esteja cercado de rios por tudo que é lado, tem regiões em que nós sofremos com o problema da água.

    Mas eu queria apenas, Presidente, pedir a sua gentileza e a da Senadora Regina Sousa, porque ontem eu fiz uma referência aqui a uma decisão oportuna do Ministro Blairo Maggi, que proibiu, por tempo indeterminado, a importação de leite do Uruguai, que estava provocando um caos e uma crise, das mais agudas, no setor de leite do nosso País. E a maior importação vem de lá.

    O argumento do Ministério, com toda a procedência, seguindo o regramento da OMC, é de que poderia haver triangulação: a entrada de leite de outros países, e o Uruguai vendendo leite com selo uruguaio. Então, a investigação será feita para confirmar a manutenção ou não dessa proibição.

    Além dessa medida, que foi prudencial, oportuna e necessária, atendendo a uma demanda dos produtores do meu Estado do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, há outra medida que estamos aguardando, de parte do Ministro Osmar Terra, da área de ação social: a compra de estoques, de excedentes de leite, que estão no mercado, para os programas sociais, para creches, para escolas, para instituições. Será uma ajuda do Governo em relação à redução desses estoques.

    Essa foi a demanda encaminhada ontem, que foi muito bem acolhida pelo Ministro. Ele, na próxima semana, deverá dar uma resposta ao Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Deputado Ernani Polo, que falou em nome de todos os produtores e de todas as organizações voltadas exatamente à área de laticínios do meu Estado.

    Então, eu agradeço a V. Exª e à Senadora Regina Sousa também, que agora tem a oportunidade de falar na tribuna.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2017 - Página 51