Pela Liderança durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da participação de S.Exª em feiras de negócios realizadas no estado de Rondônia.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Relato da participação de S.Exª em feiras de negócios realizadas no estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2017 - Página 28
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, FEIRA, INDUSTRIA, TURISMO, ESTADO DE RONDONIA (RO), IMPORTANCIA, ESPAÇO, NEGOCIAÇÃO, CRESCIMENTO, ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Senadora Ana Amélia, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, minhas senhoras e meus senhores, gostaria de fazer uma breve comunicação a respeito de um belíssimo evento ocorrido no meu Estado na semana passada.

    Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, na cidade de Cacoal, aconteceu a 1ª Feira de Indústria e Turismo de Rondônia. E paralelamente à Fitur, tivemos também a já tradicional Feira de Indústria e Comércio de Cacoal, em sua quinta edição. Foi um grande evento conjunto, do qual eu e minha esposa, a Deputada Federal Marinha Raupp, tivemos a satisfação de participar, junto com a Prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, e outras 10 mil pessoas que compareceram à Fitur e à FICC nos três dias de evento.

    Lá estava representando o Governador do Estado de Rondônia o Secretário de Turismo Júlio Olivar. Estavam também o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Maurão de Carvalho, e inúmeras outras autoridades, deputados estaduais, Deputados Federais, prefeitos da região, vereadores.

    Feiras de negócio dessa natureza são importantes de maneira geral, mas são especialmente importantes para as cidades do interior. Elas mostram para o público local e para o resto do País a diversidade econômica e cultural de cada região. É um ótimo sinal, portanto, constatar que mais e mais feiras vêm sendo organizadas no meu Estado, entre as quais destaco, recentemente, a Feira Multisetorial de Monte Negro e a Feira de Negócios do Vale do Guaporé, em São Miguel, ambas no fim de setembro. São eventos que vêm se consolidando no cenário local e que vêm aos poucos ganhando projeção fora das fronteiras do Estado.

    Tive a honra de participar da abertura do evento de Cacoal, quando pude destacar a importância das feiras de negócios para o desenvolvimento, especialmente em meio à crise que estamos atravessando há mais de dois anos. As feiras não apenas mostram a capacidade de trabalho e inovação dos produtores e expositores, mas também oferecem um espaço de negociação privilegiado, onde se estabelecem contatos e parcerias que fazem avançar ainda mais o crescimento econômico do interior.

    Mas Rondônia, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, graças a Deus, não tem sentido muito a crise, dada a sua vocação para a agricultura e para a pecuária e também o empenho do nosso Governador e de sua equipe, o Governador Confúcio Moura, de poder promover as políticas públicas e a gestão eficiente que vem desenvolvendo.

    Na Fitur (Feira de Indústria e Turismo de Rondônia) e na FICC (Feira de Indústria e Comércio de Cacoal), especificamente, tivemos a oportunidade de presenciar os últimos destaques do Estado nas áreas de gastronomia, cultura e moda, entre outras áreas que compõem a atividade econômica, cultural e turística da região.

    Na ocasião, a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia apresentou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que traz nada menos do que 22 Municípios do nosso Estado. Tivemos ainda a apresentação de um filme sobre o potencial turístico do Estado e uma conferência sobre a importância do turismo para o crescimento econômico de Rondônia.

    Além das palestras e rodadas de negócios, tivemos também muito entretenimento. Contamos, na FICC e na Fitur, com a presença de celebridades e de figuras de destaque da política e do empresariado, desfiles de moda, apresentação de novos pratos da culinária local por chefs renomados, exposições de obras de arte e apresentações de música e dança. Foram dias muito agradáveis, num evento que renovou nossa confiança na capacidade de trabalho da gente de Rondônia.

    Por fim, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, destaco a concessão da comenda Amigos do Turismo, em reconhecimento àqueles e àquelas que vêm agregando contribuições significativas ao crescimento do turismo em Rondônia, numa bela homenagem organizada pela Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia. Entre os agraciados, estão o Governador do Estado, Confúcio Moura; o Vice-Governador, Daniel Pereira; a Prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues – todos eles nossos companheiros do PMDB. Parabenizo, especialmente, minha esposa, a Deputada Federal Marinha Raupp, em nome de quem cumprimento todos os cerca de 50 agraciados com a comenda Amigos do Turismo. Sou testemunha diária do comprometimento de Marinha Raupp com o crescimento de Rondônia e sei da sua convicção de que o turismo é um dos principais caminhos para essa evolução. A homenagem a ela e a todos os demais é absolutamente merecida.

    Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, além do trabalho que a Deputada Marinha desempenha na área do turismo, também sou testemunha do trabalho que ela desempenha na área da cultura. Ela construiu mais de 20 teatros em Rondônia, mais de 20 cidades de Rondônia já receberam teatros até de mil lugares, como o teatro da capital, com 1.080 lugares. Foi ela quem iniciou, com emenda dela, quando eu era Governador, a construção desse teatro, o grande Teatro Estadual Palácio das Artes, e do teatro escola, com trezentos e poucos lugares, também ao lado do outro teatro em Porto Velho.

    Em Cacoal, por exemplo, de onde estou citando essa feira que aconteceu do turismo, do comércio e da indústria, a Deputada Marinha construiu dois teatros: construiu um pequeno e, como tinha ficado pequeno, ela construiu um maior, de mil lugares, na cidade de Cacoal. Em Ariquemes, está concluindo também um teatro, se não me falha a memória, de 700 lugares, assim como a cidade de Rolim de Moura, de que fui prefeito duas vezes, tem um teatro de 350 lugares. Se eu fosse aqui citar, há outras cidades: Alta Floresta, Nova Brasilândia, São Miguel, Jaru, Pimenta Bueno, Presidente Médici e tantas outras cidades que tiveram obras construídas pela Deputada Federal Marinha Raupp.

    Neste momento, estamos construindo mais um teatro na cidade de Cerejeiras, um teatro de emenda nossa, minha e da Deputada Federal Marinha Raupp. E vamos continuar construindo teatros, construindo pontos de cultura no Estado de Rondônia e promovendo também, além da cultura e da arte, o turismo e o desenvolvimento do Estado de Rondônia.

    Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2017 - Página 28