Discurso durante a 156ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância da revitalização do Rio São Francisco.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Considerações sobre a importância da revitalização do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2017 - Página 13
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, RENOVAÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, PERIGO, FALTA, AGUA, ABASTECIMENTO, POPULAÇÃO.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – É um minuto só, um minuto ou dois.

    Mas, Sr. Presidente, em toda terça-feira... (Fora do microfone.)

    ...trago aqui o relatório diário do Rio São Francisco. V. Exª sabe que, desde que estou aqui, luto pela revitalização do Rio. Assim foi no período da Presidente Dilma e, agora, também, no período do atual Presidente da República.

    Hoje a situação... A gravidade tem aumentado consideravelmente, desde a nascente até a foz.

    Então, hoje, em Três Marias, que é uma barragem no Alto São Francisco, o volume da barragem está em torno de 10% do volume útil – de 10% para 11%. A vazão afluente, o que está entrando na barragem, é praticamente nada. Está entrando algo em torno de 10 metros cúbicos por segundo. Está se liberando um pouco mais à jusante da barragem para o consumo humano, para atender àqueles mineiros que ficam à jusante da barragem. E Sobradinho está com menos de 9% de volume útil.

    Ou seja, com a transposição do Rio São Francisco, em que já foram gastos mais de R$10 bilhões, corre-se o risco de não haver água no futuro, para atender aos Estados receptores.

    Reiterando a minha posição desde 2003, nunca fui contra a transposição do Rio São Francisco, até porque o agreste de Pernambuco, a Paraíba, o Estado do Ceará, o Estado do Rio Grande do Norte e o de Alagoas precisam da transposição. Aquilo em que me bato, há muitos anos, desde 2003 – mas a luta é mais antiga – é que é preciso fazer a revitalização do Rio São Francisco, sob pena de, no ano de 2032, no maior lago artificial da América, que é a Barragem de Sobradinho, não entrar uma gota d'água, ou seja, não haver vazão afluente nenhuma.

    Então, estou trazendo esse relatório, como faço às terças-feiras, para chamar a atenção dos homens do Governo, que não fizeram absolutamente nada. Isso é do Ministério da Integração e da Codevasf.

    E, na Codevasf, infelizmente, o que tem feito o Governo agora, atual, é trocar o Presidente. Era a Drª Kênia, entrou agora um do Piauí, e ficam trocando cargos por cargos, para receberem o apoio lá na Comissão de Constituição e Justiça – para não limarem o Michel Temer – e também no plenário.

    Então, é uma situação de uma gravidade muito importante, porque são 30 milhões de pessoas que dependem do Rio – repetindo, 30 milhões de brasileiros.

    Eu trouxe isso aqui e queria agradecer à Senadora Ângela Portela a paciência dela e a cordialidade e agradecer também a V. Exª.

    Então, ou se toma uma decisão imediata, ou todo o dinheiro da transposição será jogado fora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2017 - Página 13