Pronunciamento de Ana Amélia em 18/10/2017
Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogio ao Senador Eunício Oliveira, Presidente do Senado, pela atuação na sessão de votação acerca da suspensão das funções parlamentares do Senador Aécio Neves.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Elogio ao Senador Eunício Oliveira, Presidente do Senado, pela atuação na sessão de votação acerca da suspensão das funções parlamentares do Senador Aécio Neves.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/10/2017 - Página 46
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- ELOGIO, EUNICIO OLIVEIRA, PRESIDENTE, SENADO, ATUAÇÃO, SESSÃO, VOTAÇÃO, OBJETIVO, SUSPENSÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, AECIO NEVES, SENADOR.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) – Presidente, antes que V. Exª inicie a Ordem do Dia – e aqui está praticamente pontualmente, como V. Exª assumiu –, quero dizer que, ontem, quando subi à tribuna, faltou-me fazer uma referência expressa à decisão de V. Exª, como Presidente desta Casa, em dois momentos.
Naquele primeiro momento, quando não tomamos uma decisão talvez inoportuna ou intempestiva, para evitar uma crise institucional na relação com a Suprema Corte de Justiça, V. Exª teve a habilidade de, em uma discussão democrática com o Plenário, acertar e adiar a votação para o dia 17, até que, no dia 11, a Suprema Corte tivesse feito a deliberação do Colegiado sobre as famosas e polêmicas medidas cautelares. V. Exª marcou a data de ontem, avisou e realizou essa sessão, que teve essa finalidade.
Eu quero registrar aqui essa atitude responsável, comprometida com aquilo que V. Exª, quando assumiu a Presidência, se dispôs ao comandar o Senado Federal. Então, parabéns a V. Exª por essa atitude, porque honra a Casa e também cada um de nós. Eu respeito todas as decisões tomadas pelos Srs. Senadores, mas cada um cumpriu com o seu dever, com a sua consciência. E aqui, ontem, nós demonstramos, de maneira aberta, transparente, com voto aberto, uma votação que não é fácil, que é uma decisão penosa para todos nós, mas eu penso que V. Exª teve um papel muito relevante neste momento. Então, parabéns, Senador Eunício Oliveira.