Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários em defesa da proteção da criança.

Autor
Alan Rick (DEM - Democratas/AC)
Nome completo: Alan Rick Miranda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Comentários em defesa da proteção da criança.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2017 - Página 103
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • COMENTARIO, DEFESA, PROTEÇÃO, CRIANÇA, REFERENCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, ALEXANDRE GARCIA, JORNALISTA, ASSUNTO, EXPOSIÇÃO, NATUREZA ARTISTICA, MUSEU.

    O SR. ALAN RICK – Sr. Presidente, Senador Magno Malta, primeiro parabenizá-lo por esta iniciativa e a coragem de V. Exª em debater um tema que hoje afronta e afeta milhões de brasileiros – milhões de católicos, evangélicos e cidadãos que, mesmo sem professar a religião cristã, se sentiram ofendidos com os ataques não só aos símbolos religiosos nessas exposições de pseudoarte, mas também ao ataque à inocência das nossas crianças, crianças protegidas pela legislação brasileira, pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo Código Civil brasileiro e por convenções internacionais das quais o Brasil é signatário, como o Pacto de San José da Costa Rica.

    Sr. Presidente, eu gostaria de citar aqui o brilhante artigo do jornalista Alexandre Garcia, extremamente bem representado e interpretado por vossa filha, a cantora Karla Malta. Alexandre disse:

Em São Paulo, alguém que pensa que somos idiotas [...] [disse] que o homem nu é arte interativa com o corpo humano. [...] a Veja [...]. Comparou as garatujas da exposição de Porto Alegre [...] [a] Leda e o Cisne, de Leonardo. [...] As pinturas murais artesanais [...] em Pompeia têm um significado histórico que o mau-gosto [...] [daquele] museu [daquela representação] não tem.

[...] arte é beleza, tem padrão estético, tem perfeição técnica, dá prazer intelectual. [...] Affonso Romano de Sant'Anna [disse]: "Arte não é qualquer coisa que [...] [alguém] [diz] que é arte, [...] [e] crítico [...] [não] é qualquer um que escreva sobre arte".

    Sr. Presidente, Jesus foi interpelado certa vez pelos seus próprios discípulos quando afluíam as multidões para que ele, meu amigo Sóstenes, as tocasse e lhes impusesse as mãos. Afluíam as multidões, meus amigos Eros e Diego Garcia, e, quando chegaram as crianças, os próprios discípulos de Jesus disseram: "Tirem as crianças". E Jesus: "Não! Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus".

    Que Deus o abençoe, Senador Magno Malta, que, juntos, vamos continuar na trincheira da luta, na defesa dos valores da vida e da família no nosso País. O povo do Acre, o povo do Brasil, respeita a palavra de Deus, é cristão e está ao nosso lado.

    Que Deus o abençoe.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2017 - Página 103