Discurso durante a 15ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene destinada a comemorar os 45 anos de fundação da Rede Amazônica.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Solene destinada a comemorar os 45 anos de fundação da Rede Amazônica.
Publicação
Publicação no DCN de 20/09/2017 - Página 42
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, REGIÃO AMAZONICA.

      CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ  REDAÇÃO FINAL

      Número Sessão: 015.3.55.N  Tipo: Solene - CN

      Data: 19/09/2017  Montagem: 5199


      O SR. VALDIR RAUPP (PMDB-RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de cumprimentar o Senador Omar Aziz e o Deputado Pauderney Avelino, requerentes desta sessão de comemoração, por meio de quem cumprimento todos os Parlamentares presentes; o Sr. Senador da República Acir Gurgacz; o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações -- ANATEL, Sr. Juarez Quadros; o Presidente da Rede Amazônica de Televisão, Sr. Phelippe Daou Júnior; e o Diretor-Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão -- ABERT, Sr. Luís Roberto Antonik.

      Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado, senhoras e senhores, como representante do Estado de Rondônia, é com grande satisfação que venho à tribuna para parabenizar a Rede Amazônica pelos seus 45 anos de fundação.

      Phelippe Daou não era apenas apaixonado pela comunicação, era apaixonado pela Amazônia brasileira. A Amazônia, senhoras e senhores, sempre foi considerada um desafio para qualquer política consistente de integração nacional. Se, por um lado, a Região Norte representa a maior área terrestre brasileira, por outro lado, é também a região menos povoada do País.

      Soma-se a essa característica o histórico déficit de investimentos estruturantes na região -- rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, entre outros. Isso sempre dificultou a formação de um vínculo mais consistente da Amazônia com o resto do Brasil. Exceção a essa regra ocorreu em 1972, com a criação da Rede Amazônica de Televisão. Trata-se de um sistema de comunicação que cumpre seu papel de informar pelo seu jornalismo, de divertir e educar por meio de sua vasta programação e, sobretudo, de estimular a sensação de pertencimento às identidades nacionais e regionais, reafirmando e divulgando a cultura de grande parte da Região Norte do País.

      Até a sua fundação, o conhecimento de notícias e de acontecimentos locais era de limitado acesso. Com os sucessivos investimentos da Rede Amazônica, hoje, por meio da televisão, do rádio e dos portais de notícias, em questão de segundos qualquer cidadão do Acre, do Amapá, do Amazonas, de Roraima e de Rondônia, meu Estado, tem acesso às informações de sua região, do País e do mundo.

      Das várias iniciativas da Rede Amazônica nesses 45 anos, eu não poderia deixar de relembrar a importância da criação da TV Rondônia, emissora da Rede Amazônica em meu Estado. Desde sua criação, em 1974, a TV Rondônia exerceu e exerce papel fundamental, com credibilidade reconhecida na divulgação de notícias locais, denunciando problemas regionais, promovendo nosso esporte e valorizando as tradições e a cultura do povo rondoniense.

      É por isso, senhoras e senhores, que tenho convicção de que a presença da TV Rondônia foi fundamental para que a informação e o entretenimento fossem cada vez mais democratizados em meu Estado e, por certo, em toda a Região Amazônica.

      Além disso, a TV Rondônia revolucionou o mercado publicitário rondoniense, fazendo com que empresas regionais fossem ainda mais promovidas e comentadas, estimulando os negócios e ampliando as fronteiras de divulgação de nossos produtos e serviços.

      Vale destacar ainda que a presença da Rede Amazônica em Rondônia, além da própria geradora da TV em Porto Velho, Capital do nosso Estado, conta com cinco minigeradoras: TV Ariquemes, em uma região do Vale do Jamari; TV Cacoal, na região central do Estado; TV Guajará-Mirim; TV Ji-Paraná; e TV Vilhena. Cada uma traz particularidades regionais. Há também emissoras de rádio e portais de notícias na Internet específicos para divulgação de informações de várias localidades.

      Minhas senhoras e meus senhores, povo da Amazônia, a Rede Amazônica levou o Brasil para comunidades até então isoladas do País, e, talvez ainda mais importante, divulgou a realidade de grande parte da Região Norte para todas as brasileiras e para todos os brasileiros, sedimentando nossa integração nacional e consolidando a identidade de nosso povo.

      Por isso, Sr. Presidente, os funcionários e administradores da Rede Amazônica merecem sinceras homenagens pelos seus 45 anos. São décadas de comprometimento não só com grande parte da Região Norte do País, mas com todo o Brasil.

      Deixamos nossas homenagens póstumas a Phelippe Daou e parabenizamos Phelippe Daou Júnior e toda sua equipe da Rede Amazônica de Televisão.

      Muito obrigado. (Palmas.)




Este texto não substitui o publicado no DCN de 20/09/2017 - Página 42