Pela Liderança durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Governo Federal pela decisão de acabar com a exclusividade na exploração de petróleo do pré-sal pela Petrobras.

Comentário acerca de artigo publicado no jornal O Globo que contabiliza o valor de doze bilhões de reais, gastos pelo Presidente Michel Temer, para enterrar a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Críticas ao Governo Federal pela decisão de acabar com a exclusividade na exploração de petróleo do pré-sal pela Petrobras.
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentário acerca de artigo publicado no jornal O Globo que contabiliza o valor de doze bilhões de reais, gastos pelo Presidente Michel Temer, para enterrar a denúncia da Procuradoria-Geral da República.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2017 - Página 25
Assuntos
Outros > MINAS E ENERGIA
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, DECISÃO, ELIMINAÇÃO, EXCLUSIVIDADE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), EXPLORAÇÃO, PETROLEO, PRE-SAL.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ASSUNTO, GASTOS PUBLICOS, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, ARQUIVAMENTO, DENUNCIA, AUTORIA, PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA, ENFASE, REMISSÃO DE DEBITOS, CONCESSÃO, CARGO PUBLICO, DESISTENCIA, PRIVATIZAÇÃO, AEROPORTO, REFINANCIAMENTO, DIVIDA, EMPRESARIO, PUBLICAÇÃO, NORMAS, FAVORECIMENTO, TRABALHO ESCRAVO.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes que nos acompanham pela Rádio Senado, internautas que nos seguem pelas redes sociais, o Brasil vai sofrer, esta semana, mais um violento ataque às suas riquezas naturais.

    Na próxima sexta-feira, dois leilões vão destruir a exclusividade da Petrobras na exploração da imensa reserva de petróleo que está armazenado no pré-sal. Nove anos depois dessa grandiosa descoberta feita no governo do Presidente Lula, a maior em todo o mundo nos últimos 30 anos, essa camarilha golpista e serviçal do capital internacional que aí está vai entregar, a preço de banana, todo esse ouro negro ao deleite das empresas estrangeiras.

    Os nossos governos investiram pesadamente, durante dez anos, para viabilizar a exploração dos quase 80 bilhões de barris de petróleo já extraídos do pré-sal. Foi dinheiro público empregado em pesquisa, em aperfeiçoamento e expertise da Petrobras. E agora passamos tudo ao controle de grandes grupos internacionais, para que eles tirem lucros nababescos às custas das riquezas brasileiras. Mais do que uma vergonha, esse é outro crime ignominioso cometido por esse Governo de salteadores da nossa Pátria.

    Vamos entregar o pré-sal absolutamente pronto, para que as empresas internacionais cheguem aqui simplesmente para instalar suas sondas e retirar petróleo de excepcional qualidade, com o qual farão fortunas bilionárias nas nossas costas. É como pescar em um aquário. Nós sabemos onde está o pré-sal, sabemos a sua localização exata, sabemos a quantidade de barris de petróleo que lá existem, e quem comprá-los por um preço de banana não vai ter que passar por nenhum tipo de risco, Sr. Presidente.

    Gastamos milhões de dólares para procurar e identificar um tesouro. E quando finalmente o encontramos, vamos entregá-lo a terceiros de mãos beijadas. É absolutamente inaceitável.

    Um único poço do pré-sal é capaz de produzir 40 mil barris de petróleo por dia. O mesmo volume só é conseguido no pós-sal se reunirmos vários campos.

    Então não é apenas a nossa riqueza que estamos entregando ao capital estrangeiro. Estamos abrindo mão do nosso próprio futuro, renunciando totalmente à capacidade de lucrar com a exploração desse petróleo e reverter todo esse potencial...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ...em favor da educação, da saúde e do desenvolvimento da nossa sociedade. Nenhum país do mundo cometeria uma burrice tão monstruosa como essa. E nós, ao estabelecermos a legislação do pré-sal, garantimos para a educação 50% de tudo aquilo que fosse arrecadado em royalties, além da criação do chamado Fundo Social.

    E é isso que nós estamos fazendo, cometendo uma burrice. Esse é mais um dos crimes de lesa-pátria cometido por esse Governo nefasto e entreguista de Michel Temer, um facínora que vende o País para comprar a própria salvação. Um gângster, Sr. Presidente, que opera a todo vapor para amanhã...

(Interrupção do som.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ...tentar salvar... (Fora do microfone.)

    Sr. Presidente, seja um pouquinho mais generoso aí comigo. Não há ninguém para falar.

    Hoje o jornal O Globo, por exemplo, faz a conta dos custos dessa "operação Ali Babá": R$12 bilhões. É esse o valor que Temer está dilapidando dos cofres públicos para comprar apoio parlamentar com a finalidade de enterrar a denúncia que a Procuradoria-Geral da República apresentou contra ele por obstrução de justiça e organização criminosa.

    São emendas, cargos, renúncia fiscal, recuo em privatização de aeroportos, decretos e portarias feitos sob medida para atender aos interesses de vários setores dispostos a votar com ele em troca de generosos favores. O refinanciamento de dívidas para atender os grandes empresários é um exemplo. O abatimento de 50% das multas de quem cometeu crimes ambientais é outro.

    Nesse contexto, insere-se, também,...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Vou concluir, Srª Presidente.

    ...a restauração do trabalho escravo no País determinada por Temer e que acaba de ser liminarmente cassada por decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal. Então, é a venda do País ao capital, muito bem representado neste Congresso Nacional. Deem calote na União, destruam a Amazônia, escravizem seres humanos – tudo será perdoado em troca de votos. É um escândalo de proporções nunca vistas na nossa História.

    Como tem dito o Presidente Lula por todos os lugares por onde tem andado, como agora em Minas Gerais, saibam todos os brasileiros que, tão logo nós voltemos à Presidência da República no ano que vem, se Deus quiser, todas essas agressões ao Brasil...

(Interrupção do som.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... serão revogadas no primeiro dia do nosso Governo.

    Toda essa espoliação, todo esse retrocesso, tudo isso será desfeito e nossas riquezas serão recuperadas para que possam ser devidamente aproveitadas por quem a elas verdadeiramente faz jus: o povo brasileiro.

    Muito obrigado, Sr. Presidenta, pela tolerância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2017 - Página 25