Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença de Patrick Dorneles no plenario, portador de doença rara, e solicitação aos Senadores de apoio à causa.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Registro da presença de Patrick Dorneles no plenario, portador de doença rara, e solicitação aos Senadores de apoio à causa.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2017 - Página 59
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • APOIO, LUTA, PORTADOR, DOENÇA RARA, PAIS, CRITICA, FALTA, MEDICAMENTOS, SOLICITAÇÃO, SOLIDARIEDADE, BANCADA, SENADO, COMENTARIO, SITUAÇÃO, TRATAMENTO MEDICO, LOCAL, ESTADO DA PARAIBA (PB).

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, para registrar, mais uma vez, a presença de Patrick Dorneles no nosso plenário. Ele está ali, ao fundo do plenário; é um dos grandes ativistas da luta dos portadores de doenças raras no Brasil.

    A luta de Patrick é em nome de milhões de brasileiros que estão sofrendo com a falta de medicamento. Já fizemos inúmeros apelos ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o fato é que as pessoas estão tendo seu estado de saúde agravado, pessoas estão morrendo.

    Faço um apelo, neste instante, ao Senado Federal. Dirijo-me de forma especial a todos os Senadores e Senadoras. Precisamos contar com a mobilização de todos, precisamos contar com o apoio de todos.

    Eu peço permissão ao Presidente para que Patrick fique aqui, ao meu lado. Peço que vocês prestem atenção. Senador Randolfe, com a sua sensibilidade, eu vou pedir um minuto da sua atenção e vou pedir um minuto da atenção do Plenário, para que vocês olhem para este brasileiro que está aqui ao meu lado. Patrick Dorneles é portador de uma doença rara, portador de MPS. Ele estará sem tratamento já a partir da próxima semana. Outros amigos, colegas dele já estão sem tratamento há meses.

    Na Paraíba, só na semana passada, tivemos duas mortes. Brasileiros estão morrendo por falta de medicamento. Tivemos, na cidade do Congo, um óbito. Mais recentemente, em João Pessoa, outro óbito. Para as infusões do tratamento de Patrick, mais uma semana; e a suspensão desse tratamento significa a sentença de morte dele, como outros já morreram.

    Então, eu estou apelando ao Senado da República, estou apelando sobretudo aos médicos deste Senado, às Senadoras, aos Senadores, para que possamos todos nós, com a nossa responsabilidade pública, com o nosso dever de cidadãos brasileiros mais do que pedir, mais do que clamar, mais do que implorar, exigir do Ministério da Saúde uma providência para ontem. Não se trata apenas dos portadores de MPS; são várias enfermidades raras, cujas medicações estão suspensas.

    O Patrick e o grupo de representantes dos portadores de doenças raras estiveram ontem no Supremo Tribunal Federal com a Ministra Cármen Lúcia. A Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal, foi extremamente solícita. Sob a jurisdição do Ministro Alexandre de Moraes, há uma ação que tramita no Supremo e que diz respeito também aos portadores de doenças raras.

    Então, fica o apelo, o apelo para tocar o coração de todos, para que usemos a nossa força política, usemos a nossa capacidade de ação política, a nossa mobilização para salvar vidas, vidas que já se foram, sentenças de mortes que estão sendo assinadas diariamente neste País, para que o Ministério da Saúde adote as providências urgentes,...

(Soa a campainha.)

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – ... para que esses medicamentos sejam novamente fornecidos e a normalidade se estabeleça para esses brasileiros que precisam da nossa ajuda, do nosso apoio, da nossa solidariedade.

    Muito obrigado, Presidente, pelo espaço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2017 - Página 59