Pronunciamento de Acir Gurgacz em 24/10/2017
Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falelcimento de D. Geraldo Verdier, Bispo Emérito de Guajará-Mirim.
- Autor
- Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
- Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falelcimento de D. Geraldo Verdier, Bispo Emérito de Guajará-Mirim.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/10/2017 - Página 83
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, BISPO, CIDADE, GUAJARA-MIRIM (RO), ELOGIO, VIDA PUBLICA, PERSONAGEM ILUSTRE.
O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Srªs e Srs. Senadores, é com imensa tristeza e pesar que nos despedimos hoje de D. Geraldo Verdier, Bispo Emérito de Guajará-Mirim, que faleceu no último domingo.
D. Geraldo, que tinha 80 anos, sofreu um AVC no dia 17. Estava internado em Porto Velho e infelizmente veio a óbito.
D. Geraldo era um sacerdote muito querido em todo o Estado de Rondônia, de modo que estendo meu sentimento de pesar e solidariedade aos padres, presbíteros da igreja, religiosos, religiosas, seminaristas e a todo o povo cristão que sempre teve em D. Geraldo um exemplo de discípulo de Jesus Cristo, um sacerdote sempre pronto a servir e um conselheiro.
Como diz o texto bíblico, D. Geraldo foi um daqueles sacerdotes que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé, tendo dedicado toda a sua vida à missão cristã de servir e evangelizar.
Descanse em paz, D. Geraldo. Nós continuaremos fiéis aos seus ensinamentos, seguindo seus conselhos e suas sábias palavras de evangelização, de orientação e de conforto.
D. Geraldo Verdier nasceu na França, em 1937. Recebeu a ordenação presbiteral em 1963. Chegou a Guajará-Mirim em 1975, para auxiliar na missão evangelizadora da Amazônia juntamente com D. Francisco Xavier Rey.
Atuou vários anos no atendimento à população ribeirinha e indígena dos Vales dos Rios Guaporé, Mamoré e Pacaás Novos. Em 1980, foi ordenado Bispo da Diocese de Guajará-Mirim e criou laços fortes e fraternos com o lugar e com a sua gente, escolhendo permanecer em Guajará-Mirim mesmo após se afastar da coordenação da igreja, por conta da idade.
No livro Paixão pela Amazônia: Diocese de Guajará-Mirim: uma igreja missionária, D. Geraldo escreve sobre o trabalho realizado pelos missionários na Amazônia rondoniense. Conta um pouco de sua missão e do trabalho dos missionários que doaram as suas vidas para a evangelização na floresta.
Revela as lutas, as dificuldades, as vitórias e as conquistas da missão cristã na Amazônia. É um livro escrito com maestria e que revela a profunda convivência de D. Geraldo com as populações da Amazônia. Tanto é que lhe rendeu o convite para integrar a Academia Guajaramirense de Letras. Temos boas lembranças de D. Geraldo e de sua missão. Lembraremos sempre dele como uma pessoa iluminada, que deixou um rastro de luz por onde passou.
Descanse em paz, D. Geraldo, e que a luz divina, irradiada pelas suas palavras e ações, continue a iluminar nosso caminho.
Muito obrigado, Sr. Presidente.