Pela ordem durante a 161ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Paulo Fonteles Filho, fiho de Paulo Fonteles, que foi assassinado por advogar para agricultores.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Paulo Fonteles Filho, fiho de Paulo Fonteles, que foi assassinado por advogar para agricultores.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2017 - Página 36
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, FILHO, ADVOGADO, EX VEREADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), ESTADO DO PARA (PA), VITIMA, HOMICIDIO, MOTIVO, TRABALHO, DEFESA, AGRICULTOR, SEM-TERRA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Eu gostaria, Sr. Presidente, de encaminhar à Mesa um voto de pesar, que, juntamente comigo, assinou o Senador Paulo Rocha, pelo falecimento, na manhã de hoje, muito cedo, de Paulo Fonteles Filho.

    Paulo Fonteles Filho é filho de Paulo Fonteles, que foi assassinado por ser simplesmente advogado dos agricultores, dos trabalhadores sem-terra no Estado do Pará – assassinado barbaramente.

    Paulo Fonteles Filho nasceu no cárcere, porque seu pai e sua mãe encontravam-se aqui presos, encarcerados no Ministério do Exército. Paulo Fonteles já foi Vereador pelo PCdoB no Estado do Pará. Paulo Fonteles foi um blogueiro, um poeta, um companheiro que, acima de tudo, tinha grande compromisso com as causas populares.

    Ele escreveu uma carta, Senadora Gleisi – eu serei rápida; já estou concluindo –, ao General Mourão, recentemente. Não vou ler a carta, mas merece ser lida; farei isso em outra oportunidade, até porque nem tenho condições de lê-la agora. Na carta – vou falar só de um trecho –, ele diz que sua mãe o teve na prisão, no cárcere, com 37kg – 37kg. Foi cortada sem anestesia, sem nada, sem absolutamente nada. Ele mandou essa carta ao General Mourão.

    Então, eu quero aqui, Sr. Presidente, apresentar esse voto de pesar à militância de meu Partido, à família de Paulo Fonteles Filho, um garoto de 45 anos de idade, que estava internado no hospital com edema pulmonar. Teve um infarto na UTI do hospital e faleceu na manhã de hoje.

    Não existem palavras que possam homenagear Paulo Fonteles Filho, que se foi muito jovem. O Senador Paulo Rocha, que teve uma convivência com ele e com seu pai durante muitos anos, sabe do seu papel, da sua importância na luta pela resistência democrática no Estado do Pará.

    Então, eu e Paulo estamos aqui apresentando nossas condolências e fazendo nossas homenagens a ele e à sua família.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2017 - Página 36