Discurso durante a 161ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da agenda política cumprida por S. Exª no Estado do Mato Grosso na última semana.

Registro da visita de S. Exª à cidade de São Paulo, como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-Tratos Infantis, para oitiva de depoimentos sobre situações de abuso.

Comentário sobre a situação política e econômica do País e defesa da discussão de temas de maior relevância, ao invés de debates sobre a campanha presidencial.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro da agenda política cumprida por S. Exª no Estado do Mato Grosso na última semana.
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro da visita de S. Exª à cidade de São Paulo, como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-Tratos Infantis, para oitiva de depoimentos sobre situações de abuso.
ATIVIDADE POLITICA:
  • Comentário sobre a situação política e econômica do País e defesa da discussão de temas de maior relevância, ao invés de debates sobre a campanha presidencial.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2017 - Página 45
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR, CIDADE, COLNIZA (MT), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), DEFESA, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, REGIÃO, OBJETIVO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, PARTICIPANTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MAUS-TRATOS, CRIANÇA, LOCAL, CIDADE, SÃO PAULO (SP).
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, PERIODO, ANTERIORIDADE, ELEIÇÕES, DEFESA, DEBATE, MATERIA, IMPORTANCIA, PAIS.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, muito obrigado.

    Concordo com que V. Exª falou no início de sua fala no sentido de que precisamos trazer debates a esta Casa que estejam à altura do nosso patrono – e gostaria que, se possível, a câmera mostrasse aos brasileiros que estão nos assistindo o Rui Barbosa, logo acima da cadeira do Presidente.

    Nós temos a responsabilidade realmente de apontar rumos, porque, quando a política deixa de apontar rumos e passa a ser simplesmente uma Casa de arengas, a própria população perde a fé na política como instrumento de solução dos graves problemas que a sociedade brasileira enfrenta.

    E por falar nisso, Sr. Presidente, eu estive em Colniza, no Mato Grosso do Sul – para quem está assistindo, esse é o Rui Barbosa, um grande Senador da República e que orgulha a todos os brasileiros até hoje –, norte de Mato Grosso. Colniza é uma cidade que tem vários brasileiros dos mais diversos Estados que foram como colonizadores, mas, desde que chegaram ali na década de 70, foram desbravando estradas à base da foice, abrindo caminhos, e até hoje o asfalto não chegou lá em Colniza.

    Praticamente toda a cidade esteve presente nessa audiência pública. Quero aproveitar para parabenizar a Frente Parlamentar dos Vereadores da região que fizeram esse evento na pessoa do Vereador Marquinhos. A grande preocupação deles é justamente... Eles não querem saber de "Fora Temer" ou fica Temer, se saiu Dilma ou quem foi. Eles não querem saber dessas arengas. Eles querem a estrada para que possam escoar seus produtos, levar seus doentes aos hospitais. Eles querem desenvolvimento.

    E aí, Sr. Presidente, nessa mesma linha, também estivemos discutindo a possibilidade da construção da BR-242 e um trecho da BR-158, que passa por dentro de uma reserva indígena. Hoje são esses os clamores de Mato Grosso. Nós precisamos de infraestrutura.

    E, mais, Mato Grosso está a solicitar ao DNIT, ao Governo Federal, que possa fazer um pedaço de estrada lá no Pará. De repente, vocês podem pensar: "Por que o Senador Medeiros está pedindo estrada lá no Pará?" É que o escoamento da produção de Mato Grosso passa pela estrada, pela BR-163, no Pará, e há um pedaço que não foi asfaltado e que tem, todos os anos, atoleiro no final do ano. E o escoamento da safra fica comprometido.

    Sr. Presidente, também estive na cidade de São Paulo, juntamente com o Senador Magno Malta, onde tivemos uma audiência da CPI dos Maus-Tratos infantis, que engloba abusos de toda sorte, engloba abandono de crianças, engloba também a pedofilia. E ouvimos várias mães, ouvimos vários casos, vídeos estarrecedores de abuso de crianças, e também ouvimos aquelas pessoas. Ou melhor, não as ouvimos porque alegaram o direito de ficarem caladas, o que a Constituição garante. Iríamos ouvir aquela mãe que levou as filhas para tocar um artista que fazia uma performance totalmente nu em um museu em São Paulo. Foi importante a oitiva – não dela, que se quedou em silêncio – de outros profissionais que mostraram que nós precisamos ter alguma regulamentação, até para dar amparo a museus e a casas de exposições sobre esse tema. Esta semana também, Senador Presidente Raimundo Lira, estamos tendo aqui, no Senado Federal, a Semana da Primeira Infância, em que vários agentes políticos e agentes públicos que trabalham na área trazem suas experiências e também participando prefeitos de cidades importantes. Cito aqui, por exemplo, a presença do Prefeito da sua capital de Alagoas, o Prefeito Rui, que está aqui em um debate importantíssimo sobre como os Estados podem trabalhar para melhorar as condições das crianças brasileiras.

    Esses são alguns informes, Sr. Presidente.

    Aproveito para dizer que tivemos uma semana turbulenta na política do País, mas eu creio que, de agora para frente, o objetivo de todos os brasileiros teria que ser, acima das lutas políticas, fazer com que o Brasil consiga continuar com os indicadores da economia positivos, para que a gente possa chegar em 2018 e fazer um debate nessa linha do raciocínio que V. Exª trouxe aqui, Senador Benedito de Lira. Infelizmente, não é só o debate aqui que está pequeno.

    Quando a gente chega no período eleitoral, são questões menores que passam a dominar o debate. Veja bem que nós tivemos uma eleição em que o debate era a Petrobras – veja bem: é uma empresa importante, mas não deveria ser o tema central de uma eleição presidencial –; na outra, era se os candidatos eram a favor ou contra o aborto, que é um tema importante, mas que não tem que ser o tema majoritário de uma campanha presidencial em que os brasileiros precisam analisar a qualidade do material que vai mandar para o Palácio do Planalto. E, agora, eu temo que o debate da próxima eleição possa passar por esse debate vazio e pequeno que está aqui, que é falar "eu roubei, mas você também roubou" ou descobrir quem roubou mais. Esse debate realmente precisa ser elevado.

    Se eu tivesse que dizer, lógico que o seu pronunciamento foi muito importante, mas teria que ser pinçado e destacado: elevar o nível do debate nacional. Quando V. Exª traz esse tema, Senador Benedito de Lira, é importante porque as pessoas, às vezes, não têm a dimensão do que é a tribuna do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados e aqui passam simplesmente a abrir a boca e deixam sair sem se preocuparem que as pessoas acompanham. Isso dita certos comportamentos nas câmaras legislativas de todo o País. Dependendo do debate que sair daqui, o nível do debate que sair daqui é o nível que vai estar no boteco, que vai estar nas redes sociais, porque aqui são 81 Senadores, que representam os Estados da Federação brasileira e são 513 Deputados Federais que representam o povo brasileiro aqui no Congresso Nacional. E a política sempre dita rumos, ou dita o debate. Geralmente, o que se faz aqui nas Casas é o que aparece nos jornais e o que está instantaneamente por aí nas redes sociais. E aí a pergunta que se faz, quando você pega os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –, é o que está saindo para a população? O que a população observa? Nós estamos fazendo realmente o debate necessário? Então, a sua reflexão é muito importante, porque nós temos que ter essa consciência de que quem pensa pequeno fica pequeno, como já dizia Ulysses Guimarães. Então, quem mexe com coisa pequena se apequena. E, se esta Casa começar a tratar só de assuntos menores, é desse tamanho que ela vai ficar perante a população brasileira.

    Se a Câmara Federal começar também só nesse tema ruminante que está nos últimos tempos, tende a se apequenar, assim como todos os Poderes.

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – E nós, como representantes, não podemos apequenar uma Casa que já teve pessoas do naipe de Rui Barbosa à frente da sua Presidência.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, Benedito de Lira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2017 - Página 45