Pela ordem durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da importância das pesquisas para a população.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CIENCIA E TECNOLOGIA:
  • Registro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da importância das pesquisas para a população.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2017 - Página 64
Assunto
Outros > CIENCIA E TECNOLOGIA
Indexação
  • REGISTRO, SEMANA, CIENCIA E TECNOLOGIA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PESQUISA, POPULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PAIS, CRITICA, AJUSTE FISCAL, GOVERNO FEDERAL.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, hoje, 25 de outubro, é celebrado o Dia C da Ciência, uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa.

    Trata-se de uma mobilização nacional, na quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano dos cidadãos. Mais do que isso, na conjuntura absolutamente adversa que a ciência e a tecnologia enfrentam no Brasil de Temer, o Dia C da Ciência corresponde a um grito de socorro, buscando evitar o esfacelamento desse setor tão estratégico para este País.

    Em um diagnóstico recentemente produzido pelo Fórum de Ciência e Tecnologia, foram apresentados três desafios para o desenvolvimento do Brasil: o primeiro desafio é imediato e decorre da crise econômica, política e moral em que está assolado o Brasil de Temer, que, em 2017, impôs um contingenciamento de 44% das verbas aprovadas no orçamento de tecnologia; o segundo desafio é causado pela falta...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... de investimento em contratação de recursos humanos. O Fórum avalia que o setor terá uma redução pela metade, até meados de 2020, e, por fim, o terceiro desafio resulta de duas questões interligadas que ameaçam de morte o futuro da ciência e da tecnologia do País: o orçamento previsto para 2018, 40% menor do que o de 2017, e as imposições de limites de gastos do Governo advindas da fatídica Emenda Constitucional 95, algo que nós do PT denunciamos amplamente quando da tramitação da PEC aqui, no Senado.

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Eu espero que, muito em breve, possamos reverter essa lógica absurda de ajuste fiscal, que prejudica a imensa maioria da população brasileira, preservando tão somente o pagamento dos juros e promovendo os rentistas.

    Quero aqui, para finalizar, saudar todos os membros da comunidade científica do País, desejando-lhes uma exitosa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e felicitando-os pela iniciativa desse grito de socorro do setor, traduzido pelo Dia C da Ciência e Tecnologia, neste 25 de outubro. Não há desenvolvimento de um país sem ciência e tecnologia e não há ciência e tecnologia sem um investimento do Estado brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2017 - Página 64