Pela ordem durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração ao dia do profissional em Odontologia.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração ao dia do profissional em Odontologia.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2017 - Página 92
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, TRABALHADOR, ODONTOLOGIA, ELOGIO, QUALIDADE, CATEGORIA PROFISSIONAL, PAIS.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aproveitar esse instante de votação nominal para registrar hoje, 25 de outubro, o dia do profissional de Odontologia.

    A data, de séculos passados, faz referência ao Decreto nº 9.311, assinado em 1884, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Depois, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Cirurgião Dentista no País.

    Para a Organização das Nações Unidas (ONU), os dentistas brasileiros estão entre os três melhores do mundo, junto com os suecos e americanos. Segundo o grupo de análises econômicas Euromonitor International, o Brasil tem o maior número de dentistas do mundo. São mais de 240 mil, o que equivale a 15% dos dentistas do Planeta.

    Em volume geral, o Brasil é o terceiro mercado em pastas bucais, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Famílias brasileiras gastam o mesmo em cuidados orais que as americanas, embora a produtividade da economia brasileira seja apenas 1/5 da dos Estados Unidos.

    Portanto, eu quero, neste instante, trazer as minhas felicitações a todos os odontólogos do Brasil, de forma muito especial a minha amiga Joana, que preside o Sindicato dos Odontologistas da Paraíba; uma mulher guerreira, brava, que luta em defesa da categoria durante toda a sua existência.

    Portanto, neste instante, as felicitações a todos os odontólogos do Brasil pelo seu dia.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2017 - Página 92