Pela ordem durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de participação de S.Exa. e da Senadora Gleisi Hoffmann na Assembleia da União Interparlamentar, para debater a participação da mulher no poder.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Registro de participação de S.Exa. e da Senadora Gleisi Hoffmann na Assembleia da União Interparlamentar, para debater a participação da mulher no poder.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2017 - Página 40
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SENADOR, VANESSA GRAZZIOTIN, GLEISI HOFFMANN, REUNIÃO, ASSUNTO, MAPA, MULHER, PODER, MUNDO.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Presidente, eu pedi, se V. Exª me permite, a palavra pela ordem antes que a Senadora Gleisi utilize da tribuna. Mas preciso da Srª Senadora aqui, porque é importante que nós, eu, V. Exª, Senadora Ana Amélia, Senadora Lídice...

    Nós estivemos recentemente, Sr. Presidente, eu e a Senadora Gleisi, participando da Assembleia da União Interparlamentar. E lá, na Assembleia da União Interparlamentar, nós estivemos precedendo uma reunião de mulheres – aliás, o primeiro mapa quem trouxe para nós do Parlamento brasileiro foi a Senadora Ana Amélia –, e, este ano, a União Interparlamentar, em parceria com as Nações Unidas, atualizou o mapa que trata da participação das mulheres nos espaços de poder, tanto nos parlamentos de vários países do mundo inteiro, quanto nos ministérios. E, lamentavelmente, Sr. Presidente, o Brasil continua ocupando uma posição extremamente negativa; somos um País reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos, pelo avanço obtido na sociedade, mas infelizmente estamos atrás da grande maioria: nós ocupamos o 154º lugar. Ou seja, no nosso continente, ficamos atrás. Ficamos na frente apenas do Haiti.

    Então, esse é o mapa que a gente mostra.

    Quero dizer que é preciso que rapidamente possamos mudar essa realidade. Perdemos uma grande oportunidade que foi a reforma política, porque tudo é prioridade, menos o avanço das mulheres no espaço de poder.

    Então, nós queremos, eu e Senadora Gleisi, encaminhar à Mesa a cópia desse mapa para que possa constar dos Anais do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2017 - Página 40