Pela Liderança durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Responsabilização do PSDB pela crise política que enfrenta o País.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Responsabilização do PSDB pela crise política que enfrenta o País.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2017 - Página 23
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • CRITICA, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), AUTORIA, CRISE, POLITICA, BRASIL, COMENTARIO, SITUAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes que nos acompanham pela Rádio Senado, internautas que nos seguem nas redes sociais, nós estamos a um ano das eleições, mas o Brasil já tem uma sensação de fim feira em nosso País – nós usamos muito essa expressão lá no Nordeste.

    É um Governo, que jamais deveria ter começado como o de Temer, descobre-se, agora, acabado antes mesmo de chegar ao seu término. Estamos diante de um Presidente débil, afogado em corrupção, que saqueou os cofres públicos para comprar a própria salvação e que agora se vê exaurido, sem forças e refém da sua dita Base aliada. De um lado, está o chamado Centrão, que o extorque e o pressiona dia após dia para seguir lhe garantindo um apoio que vende a peso de ouro; de outro, estão os criadores e maiores fiadores deste Governo nefasto e corrupto, o mais rejeitado da história do Brasil, que a todo momento ameaçam partir, como ratos que pulam de um barco que afunda.

    Entre eles, está o PSDB, o maior e mais entusiasta patrocinador da ascensão de Michel Temer à Presidência da República. Por quatro eleições consecutivas, o PSDB tentou, mas foi derrotado pelo PT na disputa pelo Planalto: perdeu em 2002 com o José Serra; em 2006, com o Geraldo Alckmin; em 2010, novamente com o Serra; e, em 2014, com o Aécio Neves. Até aí, nada de mais, porque nós também perdemos as eleições de 1994 e 1998 para o PSDB. Isso é da democracia.

    O que não é da democracia é não aceitar a derrota. E foi o que aconteceu ao PSDB depois dos resultados de 2014. Pelos meios mais absurdos, o candidato derrotado contestou a vitória de Dilma pela segunda vez. Mas não havia jeito, não havia fórmula viável para que ele assumisse a vaga que foi confiada a ela pelo povo brasileiro.

    A saída encontrada, então, foi praticar uma vingança por capricho pessoal. Foi retirar Dilma na marra, derrubá-la por meio de um golpe travestido de processo constitucional, incendiando o País, de ponta a ponta, com um grupo de pessoas iludidas atrás de um pato amarelo que congregava subcelebridades e até ator de filme pornográfico. Assim, o PSDB serviu ao papel de carrasco da democracia, de principal escada para Temer subir e chegar aonde chegou. Se Michel Temer hoje deve o roubo da faixa presidencial a alguém, é, sem dúvida, ao PSDB.

    Então, é muito engraçado acompanhar, hoje, pelos jornais, essa briga intestina dos tucanos, como se estivessem divididos...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... entre aqueles que apoiam ou não esse Governo podre e rejeitado pelo povo.

    Vocês do PSDB são os criadores desse estorvo nacional. Vocês do PSDB têm quatro ministros se alimentando nababescamente das gordas tetas públicas e garantindo cargos, emendas e verbas públicas canalizados para abastecer o ninho tucano.

    Não venham agora querer enganar o povo brasileiro com o discurso de que parte do Partido não concorda com Temer. Vocês do PSDB são os criadores dele e sempre apoiaram cegamente todas as pautas mais nefastas que foram enviadas a este Congresso, desde o congelamento dos investimentos...

(Interrupção do som.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... em educação e saúde (Fora do microfone.) até a destruição dos direitos trabalhistas, que, aliás, entra em vigor no próximo sábado.

    De quem é a ministra que escandalizou o Brasil ao pedir salário de R$61 mil por mês, alegando que receber R$31 mil era similar a trabalho escravo? Do PSDB. De quem é o ministro que acabou com o Minha Casa, Minha Vida para as famílias de baixa renda? Do PSDB. De quem é o ministro que usa a Secretaria de Governo como escandaloso balcão de feira para compra de apoio parlamentar? Do PSDB.

    Então, não queira agora o PSDB, depois de ter colocado Temer onde colocou e se beneficiado fartamente das benesses desse Presidente...

(Interrupção do som.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... dissoluto, (Fora do microfone.) posar de bom moço com esse desembarque do Governo, que não passa de outra coisa senão descaramento e oportunismo eleitoral, capitaneado pelo maior oportunista de todos eles, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Antes de tudo, é uma covardia sem fim. Já que foram vocês que criaram esse Governo cretino, deviam, ao menos, ter a dignidade de se abraçar a ele e defendê-lo até o fim, em vez de o largarem no meio do caminho e o deixarem sob o comando de um Centrão, hoje formado por ruralistas escravocratas, fundamentalistas religiosos e defensores do uso indiscriminado de armas de fogo.

    Vou concluir, Presidente.

    Foi num atoleiro chamado Temer em que o PSDB meteu o Brasil e, agora...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... covardemente, salta fora, deixando o País num rumo incerto e extremamente perigoso. Essa fatura, não tenham dúvida, vocês vão pagar com juros altos nas eleições do ano que vem. O País não esquecerá o que o PSDB cometeu, o que vocês cometeram.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2017 - Página 23