Fala da Presidência durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à iniciativa do Senador José Agripino para a realização de reunião destinada a tratar da Refinaria Clara Camarão, situada no Rio Grande do Norte.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Saudação à iniciativa do Senador José Agripino para a realização de reunião destinada a tratar da Refinaria Clara Camarão, situada no Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2017 - Página 50
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INICIATIVA, SENADOR, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, BANCADA, REGIÃO NORDESTE, OBJETIVO, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, FUTURO, REFINARIA, MUNICIPIO, GUAMARE (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), PLANO, INVESTIMENTO.

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Antes de passar a presidência ao Senador Eunício Oliveira, que aqui já se encontra, eu quero, na condição de Senadora representante também do povo potiguar, saudar a iniciativa do Senador José Agripino pela realização dessa reunião, hoje, lá no seu gabinete, para tratar exatamente do tema da Refinaria Clara Camarão.

    Comuniquei ao Deputado Felipe Maia, coordenador da nossa Bancada, que eu não poderia comparecer, em virtude de outros compromissos já agendados, ao mesmo tempo em que renovei o convite para participação na audiência pública que nós vamos realizar, exatamente amanhã, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que presido nesta Casa, porque, tão logo tomei conhecimento da notícia que circulava internamente, lá no Rio Grande do Norte, dessa medida de que a Refinaria Clara Camarão passaria para a esfera da Diretoria de Exploração e Produção e das consequências que isso traria para o nosso Estado, achei ser meu dever, na condição de Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional desta Casa, propor a presente audiência pública, que vai acontecer exatamente amanhã.

    E será um momento oportuno, Senador José Agripino, para que a gente possa dar prosseguimento a esse debate. Não é um debate qualquer para o nosso Estado – V. Exª sabe disso muito bem e mencionou agora há pouco. Nós estamos falando da principal empresa em matéria de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte, para o Nordeste e para o Brasil. Nós estamos falando de uma empresa chamada Petrobras, que responde, Senador Eunício, por nada mais, nada menos do que 70% dos investimentos públicos no meu Estado e também no seu. Tanto é, que eu quero aqui renovar o convite para a audiência pública, às 9h, na CDR, adiantar que a Petrobras já confirmou presença, através do seu Gerente-Geral da Unidade lá do Rio Grande do Norte e do Ceará, gerente da Petrobras lá no Estado, o Sr. Tuerte Amaral Rolim.

    Também vai estar aqui amanhã o Gerente-Geral de Eficiência Operacional da Diretoria Executiva de Refino e Gás, o Sr. Daniel Sales Correia, bem como o Sr. Jean Paul Prates, Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Estado do Rio Grande do Norte. Também vai estar presente aqui a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, através do seu Vice-Presidente, Sr. Francisco Vilmar; o Sindipetro; e convidamos também o Governador do Estado, o Secretário de Desenvolvimento Econômico...

    Enfim, esperamos a presença de toda a Bancada, para que, nesta quarta-feira, nós possamos dar prosseguimento a esse debate, não só sobre o presente e o futuro da Refinaria Clara Camarão para o Rio Grande do Norte, mas para debater também a própria presença da Petrobras no Rio Grande do Norte, no que diz respeito a seus planos de investimentos.

    Então, é esse o registro que quero fazer, renovando o convite para amanhã, na CDR, a partir da 9h.

    Passo a presidência, agora, ao Senador Eunício.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2017 - Página 50