Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a manutenção das medidas de combate ao câncer, tendo em vista o corte de 62% do Orçamento previsto para 2018.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Preocupação com a manutenção das medidas de combate ao câncer, tendo em vista o corte de 62% do Orçamento previsto para 2018.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2017 - Página 67
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • APREENSÃO, ORADOR, REDUÇÃO, ORÇAMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, PLANO, CONTROLE, CANCER, PAIS.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu quero aqui fazer referência a algo importante, que são as políticas de enfrentamento, de prevenção, de tratamento ao câncer de mama, que é o mais incidente na população brasileira e mundial, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.

    Ao longo dos governos de Dilma e de Lula, nós implementamos várias ações para impulsionar o enfrentamento ao problema do câncer de mama, especialmente a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer, que tinha por objetivo reduzir a mortalidade e a incapacidade causadas pela incidência de alguns tipos de câncer.

    Assim, foi possível permitir que, no Brasil, tivéssemos um ampliamento do tratamento de câncer por serviços de radioterapia e quimioterapia, financiados e mantidos com recursos do Governo Federal, bem como a instalação de centros para diagnóstico, com a possibilidade, inclusive, de realização de biópsia.

    Só para se ter uma ideia, em novembro de 2015, foram realizados 3,7 milhões de exames de mamografia bilateral para rastreamento do câncer de mama, registrando aí um montante gasto de cerca de 167 milhões. Dessas, 2,2 milhões de mamografias foram realizadas na população de 50 a 69 anos, que é a faixa preconizada para o rastreamento do câncer de mama.

    Em relação aos procedimentos de tratamento, foram feitas 258 mil cirurgias, 2,6 milhões de procedimentos de quimioterapias e 9,6 milhões procedimentos radioterápicos, e o gasto total com isso foi de 2,6 bilhões.

    No entanto, Sr. Presidente – e aqui é aonde vai a minha denúncia –, para preocupação de todos aqueles que atuam na área de saúde da mulher, o Orçamento previsto para 2018, enviado para este Congresso pelo Governo Temer, trouxe um corte de 62% para a ação do controle do câncer no País.

    Isso significa que muitas mulheres terão dificuldades de realizar exames e tratamento de combate ao câncer, devido à redução dos recursos para atender a essa grande demanda das mulheres brasileiras.

    Nós precisamos do debate do Orçamento, recompor esses recursos e voltar a dar prioridade ao enfrentamento do câncer de mama e do câncer nas mulheres, de um modo geral.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2017 - Página 67