Pela ordem durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento pela aprovação do requerimento de urgência ao Projeto de Lei do Senado nº 369, de 2017, que destina recursos dos fundos constitucionais para a revitalização dos rios das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Autor
José Pimentel (PT - Partido dos Trabalhadores/CE)
Nome completo: José Barroso Pimentel
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Agradecimento pela aprovação do requerimento de urgência ao Projeto de Lei do Senado nº 369, de 2017, que destina recursos dos fundos constitucionais para a revitalização dos rios das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2017 - Página 70
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, URGENCIA, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, FUNDOS, OBJETIVO, OBRAS, RIO, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO NORTE, REGIÃO CENTRO OESTE.

    O SR. JOSÉ PIMENTEL (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero inicialmente agradecer aos nossos pares pela aprovação do requerimento de urgência ao PLS 369 e, em especial, a V. Exª, Sr. Presidente, por compreender a importância dessa matéria.

    Ela foi aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos e destina recursos dos fundos constitucionais para a revitalização dos rios da Região Nordeste, da Região Norte e da Região Centro-Oeste. O Senado Federal, em particular, tem feito um forte debate sobre a importância da revitalização dessas bacias hidrográficas, e uma das formas que nós encontramos para ajudar com recursos públicos é exatamente destinando recursos dos fundos constitucionais para essas finalidades.

    Ali, o nosso Rio São Francisco, o rio da integração nacional. Para nós, da Região Nordeste, em especial do Nordeste Setentrional, que é constituído pelo Ceará, pelo Rio Grande do Norte, Paraíba e parte de Pernambuco, a transposição das águas do Rio São Francisco só se concretiza se nós tivermos o cuidado de fazer essa revitalização.

    Já investimos mais de R$8 bilhões nos canais de transposição e precisamos, agora, ter o olhar mais forte, para a recuperação dessas bacias, com o plantio das matas ciliares e, principalmente, para a recuperação de todos os mananciais daquela região.

    Quero agradecer ao Senador Otto Alencar, que elaborou esse parecer, um parecer que aprimorou o nosso projeto de lei. E tivemos o Senador Armando Monteiro como Senador ad hoc na CAE, nesta manhã.

    Portanto, eu quero agradecer mais uma vez a todos os nossos pares e espero que, no menor prazo possível, Sr. Presidente, possamos pautar, na Ordem do Dia, a votação dessa importante matéria.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2017 - Página 70