Pela ordem durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao decreto editado pelo Presidente Michel Temer, que trata das privatizações da Amazonas Energia e da Eletronorte.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Críticas ao decreto editado pelo Presidente Michel Temer, que trata das privatizações da Amazonas Energia e da Eletronorte.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2017 - Página 71
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • APOIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, SUSTAÇÃO, DECRETO FEDERAL, REGULAMENTAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, PAIS.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, é sobre esse decreto que foi feito pelo Governo Federal que trata sobre privatizações da Amazonas Energia e da Eletronorte.

    Veja bem, eu não sou contra privatização; sou contra a privatização da Amazonas Energia e da Eletronorte, por uma razão simples: na nossa região, a energia é subsidiada, e, no interior do Amazonas, dificilmente nós teríamos uma energia limpa. A base da energia, no interior do Amazonas, é o diesel. O diesel aumenta... Hoje mesmo o diesel aumentou. A gasolina aumentou, o diesel aumenta. E a conta de luz tem que ser subsidiada.

    A partir do momento em que isso passar para o empresário sem os critérios necessários para a gente manter esse benefício à população carente do interior da Amazônia...

    Eu não falo só no Amazonas; eu falo no Amapá, eu falo no Acre, eu falo em Roraima, eu falo em Rondônia...

    Apesar de Rondônia já ter uma energia limpa, o Amazonas não tem. Manaus, com o Linhão de Tucuruí, com as usinas a gás, nós tínhamos uma expectativa de que isso melhorasse bastante, mas até agora essa questão não chegou aos seus 100%. E o interior do Amazonas... A base da energia do interior do Amazonas é à base de diesel, que é caro.

    Quando eu digo não à privatização dessa empresa, não é que eu seja contra a privatização de outras empresas. E, às vezes, você é mal interpretado. Muitas vezes – e eu ouvi há pouco o Senador Eduardo Braga falando sobre esse assunto –, as pessoas dizem assim: "Vocês querem que continue essa mamata, esse empreguismo". Não, nós não queremos isso. Nós queremos uma empresa enxuta. Nós queremos é que se resolva o problema da empresa, e não é dessa forma que nós vamos resolver o problema da população, porque o fim de tudo isso é atender bem à população do nosso Estado.

    Por isso, foi feito aqui um decreto, um projeto de decreto legislativo do Senador Randolfe, que eu vou subscrever, voto a favor, para que a gente possa derrubar esse decreto legislativo.

    Vamos discutir a privatização, mas vamos discutir de uma forma transparente, não através de decreto legislativo, que afeta diretamente a população do Estado do Amazonas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2017 - Página 71