Pela Liderança durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo pela reabertura da UTI pediátrica de Rondonópolis (MT).

Comentários sobre a responsabilização do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) pela crise econômica do país.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Apelo pela reabertura da UTI pediátrica de Rondonópolis (MT).
ECONOMIA:
  • Comentários sobre a responsabilização do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) pela crise econômica do país.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2017 - Página 43
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • PEDIDO, GOVERNADOR, REABERTURA, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI), ATENDIMENTO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • COMENTARIO, GOVERNO, GESTÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), RESPONSAVEL, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

    Srª Presidente, trago uma questão aqui, embora pareça uma questão paroquiana, que tem afligido e deixada aflita a cidade de Rondonópolis, a minha cidade, uma cidade de suma importância para o Estado de Mato Grosso, a cidade dos três Senadores de Mato Grosso, todos são de lá.

    Tivemos uma notícia de que a UTI pediátrica foi fechada. Em que pesem as grandes dificuldades financeiras do Estado, aqui faço um apelo ao Secretário de Saúde, Luiz Soares, para que se esforce ao máximo para imediatamente colocar aquele serviço de saúde em ação. O fato é que toda a população se mobilizou. Estão indo para a praça da Vila Birigui em protesto contra o fechamento da UTI da Santa Casa de Rondonópolis. Rondonópolis, para os moldes das grandes cidades brasileiras, é uma cidade pequena, com 212 mil habitantes. Para Mato Grosso, é uma cidade grande, é uma cidade que contribui muito para a economia do Estado de Mato Grosso e merece todo o respeito, merece toda a consideração.

    Portanto, neste momento em que o Governador Pedro Taques se encontra na China, peço também ao Governador Carlos Fávaro que possa fazer todos os esforços para que seja restabelecido aquele serviço, que não é só para Rondonópolis, é para toda a região sudeste e sul de Mato Grosso. É um serviço de suma importância, porque UTI, o próprio nome já diz, é um serviço de terapia intensiva, é um serviço que, quando a pessoa vai para ali, é porque já está em perigo a sua vida. E é por isso que faço aqui este apelo de público, para que esse serviço seja restabelecido.

    Srª Presidente, mas voltando aqui para os temas de Brasília, tenho visto um discurso, agora há pouco uma Senadora falava aqui sobre o fato de que nós teríamos colocado um Governo que estaria afundando o Brasil. Eu quero dizer que votei em Aécio Neves e ela foi quem votou no Presidente Temer. Ela foi quem colocou o Presidente Temer ali. Então, se ela não está gostando do que está havendo, ela é a responsável. Quando ela apertou o 13, apareceu a foto do Presidente Temer ali. Então, não venha nos jogar a culpa do restabelecimento de economia, em que pese nós termos ajudado. Agora, a economia estava arrebentada.

    Esses dias eu fiz uma enquete no Twitter e perguntei: "Quem vocês acham que foi o responsável por esse desemprego todo: o governo do PT ou o Governo que está aí?". Noventa e oito por cento das pessoas responderam que foi o governo do PT.

    Então, toda essa recuperação que está havendo, eles dizem que não é responsabilidade deste Governo. Tudo bem, é responsabilidade da economia, que se coloque. Agora, todas as mazelas são do Governo! Não sou da Base do Governo, sou de um Partido de oposição, mas quero fazer o contraponto, para que os brasileiros não sejam enganados novamente, é que o Governo que está aí é de...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... responsabilidade do PT, sim, porque era o Vice, e o Vice é uma consequência constitucional.

    E ninguém tirou a Presidente Dilma do cargo. A Presidente Dilma caiu sozinha. Inclusive o PT não admite, mas o grande flagelo é que o PT se implodiu por dentro, porque o PT, o acordo era para que Dilma segurasse a cadeira de Lula enquanto ele ficava fora, por quatro anos, e depois ela voltava. O que aconteceu? Ela não cumpriu o acordo, resolveu se recandidatar, deu o golpe e depois deu no que deu. Então, a Dilma deu o golpe no Lula, o negócio não deu certo e estão querendo jogar a culpa nos outros.

    Então, vamos fazer o seguinte: quem pariu Mateus que o embale. Nós não temos responsabilidade nisso, e esse caos todo que está aí é do PT. Por favor, se responsabilizem, porque isso não é culpa nossa. Isso aí é coisa de vocês.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2017 - Página 43