Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença do Suplente do Senador Ricardo Ferraço, Sérgio Rogério de Castro, para a posse no cargo de Senador.

Elogio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por estar entre os 50 melhores colégios de ensino médio do Brasil.

Registro de autorização do Governo Federal para a realização da obra do Porto Central em Presidente Kennedy (ES).

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Registro da presença do Suplente do Senador Ricardo Ferraço, Sérgio Rogério de Castro, para a posse no cargo de Senador.
EDUCAÇÃO:
  • Elogio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por estar entre os 50 melhores colégios de ensino médio do Brasil.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro de autorização do Governo Federal para a realização da obra do Porto Central em Presidente Kennedy (ES).
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2017 - Página 46
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > EDUCAÇÃO
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SUPLENTE, RICARDO FERRAÇO, ATO, POSSE, CARGO ELETIVO, SENADOR.
  • ELOGIO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), MOTIVO, CLASSIFICAÇÃO, QUALIDADE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO MEDIO, BRASIL, REFERENCIA, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA.
  • REGISTRO, EDIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUTOR, DECRETO EXECUTIVO, OBJETO, AUTORIZAÇÃO, REALIZAÇÃO, OBRA DE ENGENHARIA, PORTO, PRESIDENTE KENNEDY (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

    A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, agradeço a colaboração na Presidência dos trabalhos.

    Eu queria registrar novamente que se encontra no plenário para tomar posse na suplência do Senador Ricardo Ferraço o Senador Sérgio Rogério de Castro, que vai abrilhantar, sem sombra de dúvida, esta Bancada aqui no Senado e no conjunto da Bancada Federal. Encontra-se presente também Anamaria Castro, sua esposa; Sérgio Rogério de Castro Filho; Leonardo Rogério de Castro, Presidente da Findes; Giuliano Souza Rogério de Castro, irmão; Luciano Rogério de Castro, filho também.

    Já registrei a presença de Paulo Afonso Ferreira, da CNI. Também presentes aqui Armando Antônio de Amorim, da Fibria, e Sr. Edson José Ramon, Presidente do Instituto Democracia e Liberdade. Deputados Federais, aqui presentes, neste momento fotografando este dia histórico na vida do nosso Suplente de Senador: Sergio Vidigal, Paulo Foletto, Jorge Silva, Manato, Norma Ayubi, Evair, Marcus Vicente. Acho que não falta ninguém.

(Intervenção fora do microfone.)

    A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES) – Paulo Foletto. Ô, Paulo, desculpe, por favor.

    Eu queria também registrar, para alegria da Bancada Federal e dos presentes nesta tribuna de honra, a alegria que tomou conta do Espírito Santo, pela matéria veiculada há poucos dias na Veja, em que todos tomaram conhecimento da conquista do Ifes do Espírito Santo, que figura agora entre os 50 melhores colégios de ensino médio do Brasil.

    Nossa satisfação foi ainda maior quando soube que o Ifes de Vitória – quero aqui registrar para que o próprio Senador que assume agora saiba – foi considerado o oitavo melhor do País.

    Essa informação foi veiculada na Veja com base em levantamento de dados de instituto de análise estatísticas em estudo que acompanha o sistema de ensino brasileiro. Essa pesquisa tomou como base o Enem, que é o maior concurso feito no Brasil, admitindo o conhecimento que abre portas para as universidades. E, de acordo com esse levantamento, um em cada quatro estudantes que estavam no topo do ensino brasileiro vieram de apenas 50 colégios, o que equivale a 0,1% do universo total das instituições de ensino médio do País.

    Eu, particularmente, não só como cidadã do Estado do Espírito Santo, mas como mãe que também sempre brigou pela educação dos seus filhos, como Senadora da República, repito o orgulho de saber que, dentro desse grupo privilegiado do ensino brasileiro, tantas vezes criticado, está o Ifes de Vitória.

    E esse texto que está na revista Veja, caso alguém queira pesquisar, define que, nesse grupo – isso é que é importante e eu digo isso para o Presidente da Findes, que aqui está –, há uma turma seleta de crânios, de crânios, que figuram, Presidente, entre os primeiros das notas mais altas da prova do Enem.

    E essa conquista, Srªs e Srs. Senadores, Srªs e Srs. Deputados que aqui se encontram, é fruto de muita dedicação, muito esforço, muita perseverança de professores, de alunos e funcionários daquela instituição.

    Os repasses recebidos pelas instituições de ensino capixabas, dentre elas o Ifes, que citei, foram certamente muito importantes, Deputado Paulo Foletto, para garantir estrutura e condições adequadas de ensino, mas, sem a dedicação – quero registrar isso com muita clareza – e o empenho do corpo docente desse instituto federal de educação superior, sem a dedicação dos servidores, que suportam o funcionamento administrativo dessa instituição, não seria possível chegar a uma conquista de tamanha envergadura.

    O Senador Cristovam, que foi Ministro da Educação, sabe o porquê do orgulho com que registro desta tribuna essa conquista do Ifes, do Estado do Espírito Santo, de Vitória.

    Eu vejo, na prática, que o nosso esforço, Senador – o senhor também que é frente da Bancada de educação para buscar as verbas destinadas, o orçamento adequado ao ensino do País e, sobretudo, ao ensino capixaba –, tem resultados reais, concretos, palpáveis e inesquecíveis nessa quadra da história da educação nacional.

    Valeu a pena, Srs. Parlamentares, correr atrás de liberar recurso para a construção de unidades do Instituto Federal do Espírito Santo: em Venda Nova do Imigrante, em Santa Maria de Jetibá, em Viana, em Cariacica, na Grande Vitória, em São Francisco, que ainda está por ser construída, em Ibatiba, no Caparaó, no noroeste; enfim, no Estado do Espírito Santo. Cada unidade custa, em média, R$12,5 milhões e oferece cursos técnicos e mestrados. Aproximadamente, 22 mil alunos participam desse processo. São cerca de 90 cursos técnicos, mais de 50 cursos de capacitação e de graduação, mais de 20 especializações e 10 mestrados.

    São momentos como este que consolidam a certeza que eu tenho de que o trabalho parlamentar deve buscar recursos da União que sigam diretamente para a educação, para a saúde e hoje, fundamentalmente, também para a segurança pública, que, ao que nós vimos e retratamos dentro deste plenário, é um momento de grande instabilidade no País, de insegurança e, muitas vezes, até de revolta pelos fatos acontecidos recentemente no nosso Estado.

    Não há como se falar em segurança, não há como se falar em educação sem lembrar que todos esses itens, inclusive o da saúde, Senador Renan, melhoram a qualidade de vida do povo brasileiro e, por isso, melhoram a qualidade de vida do povo capixaba. Trata-se de uma corrente virtuosa, que nós temos, de trabalho: nós Parlamentares, que somos empenhados na melhoria da vida dos nossos cidadãos; e, lá na ponta, gestores empenhados em aplicar da melhor maneira – e aplicam da melhor maneira – e da forma mais produtiva as verbas públicas.

    Mais uma vez, parabéns ao Ifes de Vitória. Parabéns aos alunos, aos professores, aos funcionários, todos protagonistas dessa bela história, desse belo capítulo, desse registro que ficará aqui, nos Anais da Casa. Todos estão dentro desse espírito elevado da conquista que faz essa instituição ser respeitada no Brasil inteiro e o ensino capixaba ser levado ao patamar maior da excelência do ensino no Brasil.

    Eu quero registrar aqui e nominar as figuras do ex-Reitor Denio e do que agora assume, eleito atualmente, Reitor Jadir Pela. É tão importante essa união, Senador, em que os dois trabalham juntos: trabalharam juntos depois que Jadir deixou de ser reitor, trabalharam pela reitoria e pela administração do Denio, e, agora, encontramos os dois juntos novamente, fazendo a profecia de fé de continuar expandindo a excelência dos cursos técnicos e do Ifes capixaba.

    Eu quero também registrar – e faço isso em homenagem até ao que será empossado hoje, Senador Sérgio Rogério – que há outros Parlamentares: o Renzo Braz, que é de Minas; o Misael Varella, de Minas...

(Soa a campainha.)

    A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES) – ... e o Deputado Jorge, também de Minas Gerais.

    Eu queria registar e dar uma notícia para o Presidente da Findes, Leonardo de Castro, que hoje o Presidente assina a portaria, que será publicada no Diário Oficial. E não posso deixar de fazer isso em agradecimento também ao Presidente Temer, que ouviu todos os apelos – trazidos por V. Sª, Presidente da Findes, junto com o pessoal do Porto Central – e assinou portaria que finalmente dará andamento àquele empreendimento tão importante para o Brasil. Eu digo que não só para a Região Sudeste, mas para o Brasil como um todo, esse será o maior porto da América do Sul.

    E, finalmente, anuncio também – eu acho que isto é motivo de comemoração, Senadores – que finalmente nós teremos aí a licença para continuar o trabalho da ferrovia de Vitória até o Porto Central e, consequentemente, até o Porto do Açu, que nós aguardamos.

    Portanto, na luta pelo Espírito Santo, Senador Sérgio, V. Exª vai "pegar o carro em movimento". Mas, com certeza, pelo discernimento que V. Exª sempre apresentou na vida privada e, participando ao lado do Senador Ferraço, na vida pública, V. Exª não vai estar distante, de maneira nenhuma, do sentimento que deve convocar e presidir os corações de todos os políticos que é o de estar empenhado seriamente, dia e noite, sem descanso, para que o povo do nosso Estado tenha tudo aquilo que ele merece. No longínquo Irupi, no longínquo Ponto Belo, dentro de Colatina, dentro de Linhares, a necessidade do povo capixaba deve calar fundo no seu coração, como, tenho certeza, calou no coração do Senador Ricardo Ferraço.

    E quero dizer a V. Exª que há pouco eu dizia que luto muito pelo Estado do Espírito Santo. Ninguém me intimou a fazer parte da vida pública. Depois que você tem uma militância, sofre as agruras de uma cela, que você comunga da vida da sua comunidade, que você recebe o voto de confiança, não posso dar menos que o meu melhor para o Estado do Espírito Santo. E tenho certeza de que V. Exª veio, nesse interregno da vida do Senador Ricardo, fazer o mesmo.

    Quando eu estava sentada àquela mesa, todos disseram: "Dê posse a ele; você está presidindo!" V. Exª tem que tomar posse ao lado do Presidente desta Casa. É uma homenagem que se faz ao setor produtivo do nosso Estado. E eu desejo que V. Exª encontre ao lado do Vidigal e de todos os pares de sua Bancada, a parceria e a lealdade aos princípios que norteiam nossa luta. Tudo pelo Espírito Santo! Tudo pelo povo do Espírito Santo! E que nunca eu veja, em nenhum momento dessa vida que o senhor viverá agora e talvez, posteriormente, essa vida parlamentar... Nunca tire o sentimento menor da disputa por vaidades de quem quer ser aquilo que quer a todo momento construir no isolamento das suas ideias e da sua militância.

    V. Exª está vindo aqui porque tem estatura para estar aqui, porque compartilhou da vitória do Senador Ricardo Ferraço e porque, sobretudo, também produziu riquezas no nosso Estado. Pelo trabalho, pela confiabilidade de todos, V. Exª merece nosso aplauso e a nossa torcida para que cada momento das suas palavras e das suas iniciativas seja em favor de um mandato profícuo para o povo capixaba.

    Parabéns! Meu abraço carinhoso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2017 - Página 46