Fala da Presidência durante a 18ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura da Sessão Solene para realizar homenagem póstuma a Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da Sessão Solene para realizar homenagem póstuma a Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Publicação
Publicação no DSF de 02/11/2017 - Página 7
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, OBJETO, HOMENAGEM POSTUMA, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC).

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Declaro aberta a Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem póstuma ao Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Eu quero compor a Mesa, e chamo para compô-la o Senador Roberto Requião e o Deputado Arlindo Chinaglia - Roberto Requião foi requerente da sessão solene, assim como o Deputado Federal Arlindo Chinaglia. (Pausa.)

    O ex-Senador por Santa Catarina Sr. Nelson Wedekin. (Pausa.)

    O Desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina Sr. Lédio Rosa de Andrade. (Palmas.) (Pausa.)

    Quero registrar - desculpem-me se eu deixar de falar um ou outro nome - a presença do Deputado e ex-Senador Esperidião Amin; da ex-Senadora e ex-Ministra Ideli Salvatti, minha colega como também o Senador Requião; do Deputado Roberto Costa, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

    A sessão tem muitos convidados, mas eu queria mencionar o nome dos familiares aqui presentes do Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo: Sr. Acioli António de Olivo, Srª Cristiana Vieira e a Srª Raissa Cancellier.

    Registro também a presença dos seguintes: Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Sr. Alberto Alves; Procurador-Geral do Estado de Santa Catarina, Sr. João dos Passos Martins Neto; Procurador-Chefe da Procuradoria Especial em Brasília da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina, Sr. Fernando Alves Filgueiras da Silva; Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ricardo Galvão; representante do Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Sr. Luis Cláudio da Silva Chaves; Presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial, Sr. Ivanil Elisiário Barbosa; Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Sr. Gustavo Balduino; (Pausa.) e Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2004 a 2008, Sr. Lúcio José Botelho;

    Senhoras e senhores, amigos do homenageado, por um lapso a TV Senado ainda não entrou, e o Senador Requião, sempre muito vigilante, reclamou. Quero só aguardar um pouco para que a TV Senado entre, porque ela está atualmente em uma sessão temática. (Pausa.)

    Vamos aguardar um pouco a TV Senado. Não fosse a vigilância do Senador Requião, eu passaria em branco. (Pausa.)

    Os senhores vão me desculpar: vou mencionar todos os nomes citados depois que a TV Senado entrar no ar.

(A sessão é suspensa às 11 horas e 22 minutos, e reaberta às 11 horas e 54 minutos sob a Presidência do Sr. João Alberto Souza, 2º Vice-Presidente.)

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Está reaberta a sessão.

    Antes de cantarmos o Hino Nacional, eu quero registrar a presença do Senado Dário Berger, de Santa Catarina; do Senador Dalirio Beber, de Santa Catarina; e da Senadora Gleisi Hoffmann, do Paraná.

    Convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Escutaremos agora o Hino do Estado de Santa Catarina.

(Procede-se à execução do Hino do Estado de Santa Catarina.)

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Senhoras e senhores, celebramos, na sessão solene de hoje, a vida deste catarinense de Tubarão, o Professor Doutor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

    Vítima de uma morte trágica, Cancellier colecionava fatos notáveis em uma ilustre biografia, digna do grande homem que foi e da honrosa família que deixa.

    Filho de uma costureira e de um operário, empenhou-se com dedicação e afinco, mas também com convicção e ideais, na construção de uma brilhante trajetória profissional.

    Ingressou em 1977 no curso de Direto da Universidade Federal de Santa Catarina - instituição essa que seria o palco privilegiado de sua carreira.

    Como idealista que era, militou no movimento estudantil, participou ativamente das Diretas Já e auxiliou parlamentares na elaboração de nossa Constituição cidadã.

    Cancellier trabalhou também como jornalista d'O Estado, mas o Direito chamou-lhe de volta. Concluiu mestrado e doutorado na área jurídica, além de especialização em gestão universitária e direito tributário.

    Em uma entrevista antiga, ele já havia justificado sua escolha pelas possibilidades do exercício da justiça. Disse, sabiamente: "Sem o Direito, prevalece a força, a barbárie". Não há como não se surpreender com a atualidade da declaração.

    Já como docente na Federal de Santa Catarina, Cancellier lecionou disciplinas como Direito Administrativo e Direito Público. Foi chefe do departamento do curso de Direito entre 2009 e 2011 e eleito diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade um ano depois. Foi, igualmente, diretor da Fundação José Arthur Boiteux e membro do Conselho Editorial da editora da Universidade.

    Em novembro de 2015, veio a coroamento de um percurso de seriedade e comprometimento com o desenvolvimento do ensino em Santa Catarina. Luiz Carlos Cancellier foi eleito Reitor da Universidade e seu engajamento no cargo sempre foi ao encontro da agenda que defendeu ao longo de sua campanha para a reitoria.

    Abro aspas: "Um modelo de administração que resgate a excelência e a eficiência na instituição, apostando na descentralização da gestão, na valorização e na participação de todos os centros e unidades da universidade nas tomadas de decisão." Fecho aspas. Eis o que sempre defendeu e executou, com a coerência que lhe era própria.

    Senhoras e senhores, no último dia 2 de outubro, em circunstância lastimável e comovente, Luiz Carlos Cancellier tirou a própria vida. Nesse dia, perdemos todos.

    Despedimo-nos de um homem digno, empenhado no aperfeiçoamento do ensino universitário em Santa Catarina.

    Despedimo-nos de um profissional dedicado, que cedeu seu talento e sua capacidade de trabalho para a nobre causa da educação superior pública brasileira.

    Era o que tinha a dizer.

    Eu passo agora a palavra ao primeiro orador inscrito e que, depois, vai assumir a Presidência desta sessão.

    Concedo a palavra ao Senador Roberto Requião, requerente da sessão solene em companhia do Deputado Arlindo Chinaglia.

    Com a palavra V. Exª, Senador.

    Senador, pelo adiantado da hora, eu queria conceder o prazo de dez minutos a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/11/2017 - Página 7