Discurso durante a 18ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene para realizar homenagem póstuma a Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Autor
Dário Berger (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Solene para realizar homenagem póstuma a Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Publicação
Publicação no DCN de 02/11/2017 - Página 24
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC).

    O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu quero, inicialmente, saudar o Senador Roberto Requião e, preliminarmente, cumprimentá-lo pela iniciativa, uma vez que foi o subscritor principal para a realização desta homenagem ao Magnífico Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Quero ainda mencionar que estamos diante de uma das vozes mais altas do Senado Federal e que só isso já demonstra a importância e a relevância que este momento representa para todos nós. Quero ainda homenagear o Deputado Federal Arlindo Chinaglia. Quero homenagear o nosso Senador Nelson Wedekin, catarinense, brilhante e que honrou substancialmente esta Casa Legislativa. Quero homenagear aqui o Desembargador Lédio Rosa de Andrade, um Desembargador socialmente justo, equilibrado e que honra a Magistratura de Santa Catarina. Quero ainda homenagear os representantes da OAB e da CNBB. Quero ainda homenagear o Senador Dalirio Beber e a Senadora Ideli Salvatti, que também passou por esta Casa e teve uma destacada atuação. Em nome da Bancada catarinense, me permitam homenagear o Deputado Colatto, o Deputado Ronaldo Benedet, o Deputado Mauro Mariani, a Deputada Carmen Zanotto, o Deputado Jorginho Mello, o Deputado Décio Lima, o Deputado Esperidião Amin, o Deputado Boeira e o Deputado Pedro Uczai, que lotam este plenário do Senado Federal. Quero homenagear os demais Parlamentares.

    Por fim, quero prestar homenagem à família, especialmente ao filho, Mikhail, ao Acioli e ao Júlio, que são irmãos. Em nome deles, presto as minhas justas e legítimas homenagens aos demais familiares e amigos.

    Pois muito bem, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, demais Parlamentares, há momento em que as palavras não são suficientemente capazes de expressar os fatos que vivemos e que observamos ao nosso redor. Há momentos em que os fatos não são capazes de demonstrar a nossa dor e a nossa revolta, que tomam conta da nossa alma e também dos nossos corações.

    Estamos aqui hoje por uma razão muito especial: homenagear o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cao, como gostava de ser chamado pelos amigos.

    Dessa forma, vamos contar um pouco a história desse jovem, natural de Tubarão, que, em 1977, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Logo em seguida, interrompeu seus estudos jurídicos para trabalhar como jornalista no antigo jornal O Estado e também como assessor de parlamentares catarinenses em Brasília.

    Com destaque - o faço com muito prazer -, assessorou o brilhante e destacado Senador catarinense Nelson Wedekin, presente a esta sessão solene. Isso já mostrava sua paixão pela política, pela sociedade, pela mudança, pela convivência justa, leal e democrática. Homem de diálogo, de entendimento, um conciliador.

    Cancellier participou ativamente dos movimentos estudantis durante a graduação na Universidade Federal de Santa Catarina. Participou também das campanhas Diretas Já e de outros movimentos democráticos que se seguiram.

    Em 1996, retornou à Universidade Federal de Santa Catarina para concluir a graduação e seguir carreira acadêmica, com mestrado e doutorado. Mais tarde, iniciou a carreira de professor no Centro de Ciências Jurídicas, onde lecionava as disciplinas Direito Administrativo e Direito Tributário.

    Foi em 2015 que Cancellier pode realizar talvez o seu maior sonho e a sua maior missão. Ele foi eleito Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde sempre estudou, Senador Requião, e a que sempre se dedicou.

    Nessa campanha, Cancellier deixava bem claro no slogan que usou - "A Universidade pode mais" - o que ele desejava para a Universidade Federal de Santa Catarina. Desde que assumiu, ele apontou a descentralização da gestão e a valorização da participação de todos os centros e unidades da Universidade nas tomadas de decisão como prioridade. Ora, Sr. Presidente, o que acenava como uma grande esperança, o que permitia formar um ambiente luminoso para a Universidade acabou se transformando numa grande tragédia.

    O destino, Srªs e Srs. Senadores, senhores familiares e amigos, toma caminhos e formas muitas vezes inesperados, influenciado por circunstâncias, na maioria das vezes, alheias aos nossos olhos e às nossas vontades.

    E é por isso que nós estamos aqui hoje, por força de um destino cruel, em que a arbitrariedade é a principal algoz e a vítima é o Magnífico Reitor Cancellier, e nós, que o perdemos de forma tão prematura e trágica.

    Aos 59 anos, Cancellier passou por uma dura prova, ao ser custodiado, no dia 14 de setembro, e afastado do cargo de Reitor da Universidade, pela obtusa acusação de obstrução à Justiça, na Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal.

    Do ponto de vista jurídico, esse ato acredito ser arbitrário, desnecessário e de fácil questionamento. Ele foi associado com uma humilhação e restrição de todo teor, não suportadas pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação que apura suspeitas de desvios no sistema de ensino a distância era anterior ao seu período como gestor da Universidade Federal.

    Cancellier, Sr. Presidente, era um homem de fino trato, querido por todos. Eu mesmo tive a honra de recebê-lo no meu gabinete, aqui nesta Casa Legislativa, logo após a sua posse. Conciliador, buscava apoio e incentivo para dar à Universidade Federal de Santa Catarina o tratamento e o reconhecimento federal que ela tanto merece. Mas o caráter do Magnífico Reitor não aguentou o peso daquilo que considerava uma injustiça absoluta.

    A liberdade moral, o mais alto objetivo ético, deve ser obtida apenas por uma negação...

(Soa a campainha.)

    O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC) - ... da vontade de viver. Longe de ser uma negação, o suicídio é uma afirmação enfática dessa vontade, pois é a fuga dos prazeres, não dos sentimentos da vida, em que a negação de vontade de viver consiste. Quando um homem destrói sua existência como indivíduo, ele não quer destruir a sua vontade de viver. Pelo contrário, ele gostaria de viver, se ele pudesse fazê-lo, com satisfação, se ele pudesse afirmar a sua vontade contra o poder das circunstâncias, mas as circunstâncias foram muito mais fortes do que ele.

    Como Senador da República, como catarinense e como homem que acredita na Justiça, coloco-me à disposição da família, dos amigos e dos...

(Soa a campainha.)

    O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC) - ...companheiros de Cancellier para fazer o que for possível para que a sua existência não tenha sido em vão.

    O País precisa abrir os olhos para o caminho que deseja seguir, pois não podemos subjugar os sentimentos da humanidade.

    A justiça deve prevalecer em todas as circunstâncias, mas ela não dever ser cega a tal ponto de não conseguir separar, mesmo diante do mais difícil contexto, aqueles que buscam o bem daqueles que usam o mal para os seus objetivos finais.

    Pois muito bem, Sr. Presidente, concluindo: ao Magnífico Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo quero agradecer por nos deixar a sua história, por nos deixar a sua luta escrita na história...

(Soa a campainha.)

    O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC) - ...da Universidade Federal de Santa Catarina e, sobretudo, no coração de todos os catarinenses.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 02/11/2017 - Página 24