Discurso durante a 12ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Comentários à caravana do ex-Presidente Lula pelo Nordeste.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Comentários à caravana do ex-Presidente Lula pelo Nordeste.
Publicação
Publicação no DCN de 31/08/2017 - Página 600
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, PERCURSO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, REGIÃO NORDESTE, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AGRADECIMENTO, RECEPÇÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, retorno a Brasília com a energia renovada para dar continuidade à luta em defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania nacional. Vivenciei nos últimos dias, acompanhando a caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste, uma experiência que vai ficar marcada para sempre na minha memória, mas também na memória das mobilizações populares.

    No último fim de semana, tive oportunidade de me reintegrar à caravana no estado da Paraíba. Tanto em João Pessoa como em Campina Grande, multidões foram ao encontro do ex-presidente Lula, que não abriu mão de transmitir uma mensagem de esperança aos paraibanos.

    Até mesmo em cidades onde não existia previsão de parada, a população aguardou a passagem da caravana, e Lula desembarcou para cumprimentar as pessoas e retribuir o carinho. Foi o que aconteceu, por exemplo, na pequena cidade onde nasci, situada na fronteira da Paraíba com o Rio Grande do Norte: a cidade de Nova Palmeira. Não tive como não me emocionar ao ver a população de Nova Palmeira receber o ex-presidente Lula com tanto afeto, com tanta gratidão, com tanto respeito e admiração.

    Da pequena cidade de Nova Palmeira, no interior da Paraíba, a caravana seguiu para o estado que me acolheu ainda jovem e que me elegeu Senadora da República: o Rio Grande do Norte. Na cidade de Currais Novos, região do Seridó, milhares de pessoas se concentraram no Largo do Tungstênio, no último domingo, para aguardar a chegada do ex-presidente Lula, ao lado do jovem prefeito Odon Júnior, do Partido dos Trabalhadores, e do jovem vice-prefeito Anderson Alves, do Partido Comunista do Brasil.

    Em seu discurso em Currais Novos, Lula destacou que, em 12 anos, os governos liderados pelo PT fizeram quatro vezes mais do que os governos anteriores fizeram durante um século. Afirmou ainda que quer dedicar o resto de sua vida para provar que esse país pode ser o melhor país do mundo, que garanta a cada família não apenas comida, mas também educação, saúde, cultura e lazer.

    Encerrado o ato político, que contou com apresentações culturais e com muitas palavras de ordem em defesa da democracia, Lula fez questão de visitar o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Currais Novos, que é fruto da criação da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em 2008, e do extraordinário processo de expansão dos institutos federais.

    Quando Lula fala que a caçada política, jurídica e midiática empreendida contra ele também é uma tentativa de destruição do legado dos governos liderados pelo PT, ele está falando de coisas concretas como os institutos federais, que hoje estão ameaçados pela política de austeridade do governo ilegítimo, responsável congelar os investimentos públicos e por contingenciar os recursos de custeio e de investimento dos institutos, colocando em risco a manutenção da Rede Federal.

    Depois de Currais Novos, a caravana seguiu para Mossoró, no Oeste Potiguar, mas foi surpreendida por mobilizações populares em diversos municípios do trajeto, como Acari, Florânia, Jucurutu, Campo Grande e Upanema. Em todos esses municípios, as pessoas foram ao encontro do ex-presidente Lula, que desembarcou do ônibus para cumprimentá-las e para reafirmar seu compromisso com a resistência democrática.

    Na segunda-feira, em Mossoró, o ex-presidente Lula foi recebido por uma multidão na Estação das Artes, e disse que vai lutar até o último dia da sua vida para provar que o povo brasileiro pode ser feliz. Além de resgatar parte do legado dos governos liderados pelo PT, como a criação da Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA, Lula denunciou a privatização do patrimônio público e o desmonte da indústria nacional.

    Foram momentos de muita emoção, união e companheirismo. Não poderia deixar de ocupar a Tribuna do Senado para agradecer à população do Rio Grande do Norte, que recebeu o expresidente Lula com tanto carinho e hospitalidade.

    O que passou pelo Rio Grande do Norte foi uma caravana de esperança, que dia após dia rompe os muros da intolerância e convoca a população a lutar em defesa do Brasil. A esperança, organizada, há de corrigir o rumo do nosso país.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 31/08/2017 - Página 600