Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação do Senado na Conferência sobre Mudanças Climáticas - COP23, na Alemanha.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Registro da participação do Senado na Conferência sobre Mudanças Climáticas - COP23, na Alemanha.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2017 - Página 45
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONFERENCIA INTERNACIONAL, MUDANÇA CLIMATICA, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, AGRADECIMENTO, TRABALHO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, PRESIDENTE, SENADO, APOIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, RELATORIO, ASSUNTO.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Sem revisão do orador.) – Presidente Eunício, Senadoras e Senadores, queria, enquanto temos aí a apreciação de autoridades, trazer um breve relato da participação do Senado Federal na COP23, na Alemanha.

    Tive o privilégio de coordenar a missão do Senado, a missão parlamentar, porque sou o Presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, que envolve a Câmara e o Senado. Tive o privilégio da companhia do Senador Davi Alcolumbre, que é Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, da Senadora Kátia Abreu – que lamentavelmente teve um problema de saúde durante a viagem – e das Senadoras Lídice da Mata e Vanessa Grazziotin. O Senador Fernando Bezerra já esteve comigo em outros eventos quando presidia a mesma Comissão que agora tenho a honra de presidir.

    Mas, respeitando o histórico – porque tenho participado de todas as conferências do clima –, acho que o Senado Federal, Sr. Presidente, o Congresso Nacional, teve uma participação que certamente vai servir de referência daqui para a frente.

    O evento de maior importância no Espaço Brasil foi o evento organizado pelo Senado Federal. Foi assim que me dispus com os meus colegas, com as minhas colegas, com Deputados e Deputadas da Câmara dos Deputados: a realizar um evento no Espaço Brasil. O evento com maior audiência, Presidente Eunício Oliveira, com o maior envolvimento de empresários, de representantes de entidades não governamentais, de governos, foi o que nós organizamos no Espaço Brasil, um dos espaços onde a Conferência do Clima aconteceu.

    Não posso deixar de agradecer a V. Exª, Presidente Eunício, por nos ter dado o apoio necessário, inclusive com a possibilidade de levarmos dois servidores da Casa: o Gustavo Aouar e a Paula Groba. Eles trabalharam antes de irmos, porque conhecem bem o assunto, são especialistas no assunto. Nunca tive o privilégio de participar e de ver a reprodução daquilo que vivemos, do trabalho que fizemos, como vi dessa vez. Já cumpri muitas missões em nome do Senado Federal, mas devo dizer que essa foi, sem dúvida, a que nós conseguimos fazer de maneira mais adequada por conta do apoio que o Senado nos deu.

    Queria aqui – agradecendo tanto à Paula quanto ao Gustavo – cumprimentar a Ângela, que é a responsável pelo setor de comunicação do Senado, e todos os que dirigem a Rádio, os que trabalham nos diferentes setores da Rádio, na Agência Senado, na TV Senado, os que trabalham nas mídias sociais, porque foram 33 reportagens. Esse pessoal trabalhou sábados, domingos e feriados numa semana em que o Senado não estava plenamente funcionando por conta dos feriados que tivemos. Então, queria muito cumprimentar e agradecer a dedicação e a competência, porque não era só fazer os eventos lá, era a maneira como eles eram trabalhados aqui, nesses diferentes espaços de comunicação.

    Foram 33 reportagens, nos diferentes espaços que temos, na rádio, na Agência Senado e na TV, por uma pessoa só lá trabalhando e uma equipe recepcionando esse material e transformando-o em boas notícias. Vinte e cinco sites, Sr. Presidente, dos mais diferentes veículos do Brasil se apropriaram desse trabalho da equipe técnica do Senado da área de comunicação e, a partir daí, divulgaram os encaminhamentos da COP.

    Quero cumprimentar o Gustavo também, que fez o relatório, que é o responsável, consultor, e esse relatório detalhadamente vai expor tudo que fizemos. Nós tivemos uma extraordinária audiência com a Secretária-Executiva da Conferência do Clima, a Srª Patricia Espinosa; nós tivemos um envolvimento e uma participação direta com o Ministro do Meio Ambiente, Zequinha Sarney...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... e também ajudamos para que o Brasil se oferecesse como sede da COP 25 em 2019.

    Quer dizer, é claro que nós tivemos avanços, mas tivemos também momentos tristes da participação brasileira, quando o Brasil ganhou o prêmio Fóssil por conta da edição dessa Medida Provisória 795, que faz o Brasil caminhar no sentido contrário ao do combate à mudança climática, quando faz isenção de R$1 trilhão para as empresas petrolíferas.

    Mas é fato que a redução da tendência de desmatamento de 16% é um avanço enorme. É fato que a presença da sociedade brasileira na COP, discutindo, por exemplo, o RenovaBio, que agora vira uma iniciativa que está circulando dentro do Congresso, cria uma expectativa extraordinária para o nosso País perante o mundo.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – E o Brasil, que foi protagonista – já eu concluo, Sr. Presidente –, sediando a Rio 92 e a Rio+20, agora se candidata, num momento delicado que é o de tornar realidade o Acordo de Clima. Nós precisamos vencer essa etapa: ou combatemos a mudança climática ou vamos ter custo, vamos ter perda, vamos ter uma ameaça à vida no Planeta. Essa é uma agenda das gerações presentes e futuras. A nossa é a primeira a sentir as mudanças do clima e, como diz o Presidente Obama, é a última que pode fazer alguma coisa.

    Então, eu concluo, agradecendo a V. Exª, Presidente Eunício, fazendo aqui constar nos Anais do Senado esse relatório que eu pedi que a Paula apresentasse, com todo o conjunto de reportagens, de notícias que foram geradas a partir da participação das Senadoras, dos Senadores, que eu tive a honra de coordenar; quero agradecer também aos colegas Deputados Federais, Nilto Tatto, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... e aos membros da Comissão Mista de Mudança Climática, e dizer que eu espero que possa constar nos Anais da Casa esse relatório de participação do Senado Federal na gestão de V. Exª, Presidente Eunício, na COP 23, na Alemanha.

    E, mais uma vez, agradeço a todos os servidores que trabalham na área de comunicação do Senado parabenizando pela competência, pela dedicação, por não medirem esforços em fazer a notícia que gerávamos lá em notícia no Brasil, divulgando sábado, domingo, inclusive nos feriados.

    Agradeço também à direção da Casa, ao Bandeira, a todos que ajudaram a criar as condições para que tivéssemos essa participação na COP 23, e, de modo muito especial, a Paula e ao Gustavo, que trabalharam incansavelmente durante esses dias.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2017 - Página 45