Pela ordem durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a posição da Bancada do Partido dos Trabalhadores, com relação à decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região acerca da denúncia oferecida contra a ex-mulher do Presidente Lula, Dona Marisa Letícia.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Considerações sobre a posição da Bancada do Partido dos Trabalhadores, com relação à decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região acerca da denúncia oferecida contra a ex-mulher do Presidente Lula, Dona Marisa Letícia.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2017 - Página 80
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • REGISTRO, POSIÇÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PEDIDO, JUSTIÇA, RELAÇÃO, AÇÃO PENAL, DECISÃO, TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL (TRF), NEGAÇÃO, RECONHECIMENTO, INOCENCIA, ESPOSA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu quero aqui, em nome da Bancada do PT – estou aqui junto com a Senadora Fátima Bezerra –, trazer a nossa posição em relação à decisão do TRF sobre Marisa Letícia, esposa do Presidente Lula, porque a defesa do Presidente Lula havia pedido o reconhecimento da inocência de D. Marisa. E, para a nossa surpresa, o Desembargador João Pedro Gebran disse que a questão é absolutamente estéril; disse o seguinte: "Se isso se dá na forma de absolvição sumária ou posteriormente, com extinção de punibilidade, é irrelevante do ponto de vista material". É irrelevante para quem?

    Nós estamos falando de uma pessoa que tem uma família, que foi perseguida. A morte da D. Marisa, Senador – eu presenciei muito daquilo que ela viveu –, foi fruto daquela perseguição, perseguição por esse sistema de justiça partidarizado, perseguição também pela Rede Globo. Eu vi aquelas imagens, colocando fotos do pedalinho dos netos do Presidente Lula e da D. Marisa, e ela não aguentou. Agora, dizer que é irrelevante?

    O Juiz Sergio Moro, o senhor sabe, absolveu a jornalista Cláudia Cruz. Ela pode ter razão no caso em que havia movimentação de US$1 milhão. No caso da D. Marisa, não há nada contra ela.

    Então, o que nós queríamos neste momento era justiça. Eu digo, Senador Cássio, que isso é uma mistura de maldade com mesquinharia. É duro – e é duro para a família, é duro para os seus filhos, é duro para os seus netos. Isso mostra a perseguição. Até onde querem ir com essa perseguição? Respeitem uma mulher que morreu, que foi vítima de todo esse processo.

    Eu peço desculpas pelo desabafo, mas é assim que nos sentimos. Até quando eles vão continuar perseguindo a família do Presidente Lula? Até depois de morto? Porque era simples, mas não. Eu faço aqui este desabafo em nome de Marisa Letícia, uma mulher que foi uma mulher lutadora, que não merecia ter morrido dessa forma. Ela é vítima, como o Reitor Cancellier, que se matou. A D. Marisa não aguentou, e, em um momento como esse, uma decisão como essa é mesquinharia, é maldade.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2017 - Página 80