Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Contentamento com a gestão adotada pelo prefeito de Águas Lindas de Goiás, Sr. Hildo do Candango.

Autor
Lúcia Vânia (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Contentamento com a gestão adotada pelo prefeito de Águas Lindas de Goiás, Sr. Hildo do Candango.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2017 - Página 37
Assunto
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • ELOGIO, PREFEITO, MUNICIPIO, AGUAS LINDAS DE GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ENFASE, PLANEJAMENTO, GOVERNO, CONCLUSÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO, SAUDE, TRANSPORTE, ESGOTO.

    A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou procurar ser rápida. Eu procuro, nas quintas-feiras, subir nesta tribuna para falar um pouquinho do meu Estado, o Estado de Goiás. Hoje, especialmente, eu venho aqui para falar de uma gestão inovadora, que, sem dúvida nenhuma, é um exemplo para os demais prefeitos do meu Estado.

    Aqui, no Congresso Nacional, nós nos debruçamos diariamente sobre grandes questões que dão o contorno econômico e social ao Brasil. Definimos, nesse período, as políticas públicas que vão atender o povo brasileiro, mas não podemos perder de vista que o desenvolvimento de um país se dá nos Municípios, nas cidades. É lá que o cidadão vive e se beneficia da escola, do posto de saúde, do hospital, do posto policial, da rua asfaltada. Aqui, lidamos com o abstrato; lá, eles vivem o real.

    Neste momento em que o País atravessa uma grave crise econômica, que tem afetado de maneira mais intensa o elo fraco da Federação, os Municípios, eu quero falar de um prefeito que tem conseguido superar a crise e vem transformando a realidade de seu Município. É o Prefeito de Águas Lindas de Goiás, que fica aqui no Entorno de Brasília, Hildo do Candango.

    A situação das cidades goianas que compõem o Entorno de Brasília não é desconhecida. É uma região carente de políticas públicas em todas as áreas: infraestrutura, educação, saúde, segurança pública. As demandas de Águas Lindas são ainda maiores, porque o Município tem crescido acima da média nacional.

    Ao assumir a administração do Município em 2012, Hildo do Candango desenvolveu uma nova forma de governar que conciliou um planejamento eficiente e gestão criteriosa e conseguiu resultados inesperados para a população e também para aqueles que conhecem a gravidade dos problemas da cidade. Essa gestão atuou em todas as áreas.

    Na saúde, construiu duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras três estão em fase de construção, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Hildo também retomou as obras do Hospital Regional, paralisadas há mais de oito anos.

    Ampliou a oferta de vagas no ensino básico e construiu duas creches. Outras oito creches estão em fase de construção. Ao todo, serão mais de mil vagas disponíveis para as crianças da primeira infância.

    Na área de saneamento básico, Hildo do Candango ampliou a rede de esgoto, e, até o final deste ano, 85% da população – prestem bem a atenção, que coisa fantástica! – contarão com o serviço de esgoto em suas residências. A estação de tratamento que está sendo construída na cidade tem um sistema de desinfecção da água dos mais avançado entre as estações de tratamento brasileiras.

    Para solucionar o crônico problema da falta de água em alguns bairros da cidade, o Prefeito está investindo na captação de água da Barragem do Rio Descoberto e no reaproveitamento da água por meio da estação de tratamento de água, que, quando concluída, abastecerá os oito reservatórios da cidade.

    Na área de transporte, Hildo investiu na iluminação da BR-070, o que reduziu o número de acidentes na rodovia pela metade, e vai asfaltar 80% das ruas da cidade até o final do mandato.

    Na área social, reestruturou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças, jovens e idosos com diversas atividades, inclusive com acompanhamento médico. Ele também criou a Guarda Municipal e a Patrulha Escolar.

    A gestão de Hildo do Candango, em Águas Lindas, premia todo o esforço que despendemos aqui, no Congresso, porque é justamente para oferecer serviços de qualidade e condições de vida dignas para a população que trabalhamos aqui diuturnamente nos projetos que visam beneficiar os Estados e Municípios.

    E, lá na ponta, onde as pessoas realmente vivem, o prefeito de Águas Lindas está conseguindo transformar nosso trabalho, tantas vezes abstrato, em uma realidade mais justa e digna para a população.

    Portanto, Sr. Presidente, era o que eu tinha a dizer, e quero aqui reafirmar que é supergratificante a gente ver uma cidade como Águas Lindas, que, até então, era uma cidade dormitório, uma cidade-problema, se transformar numa cidade onde a população tem orgulho de dizer que ali mora, que ali educa seus filhos e que ali há uma saúde de qualidade. Muito obrigada.

    Quero aproveitar essa oportunidade e cumprimentar todos os prefeitos que estão em Brasília para a Marcha dos Prefeitos, em que eles vêm reivindicar, com justa razão, uma complementação no FPM, uma vez que os Municípios têm sofrido enormemente com a retração de receitas.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

    Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2017 - Página 37