Questão de Ordem durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apresentação de Questão de Ordem, com fundamento no art. 412, inciso VIII, do Regimento Interno do Senado, acerca do transcurso de duas sessões deliberativas ordinárias para apreciação de Medidas Provisórias.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apresentação de Questão de Ordem, com fundamento no art. 412, inciso VIII, do Regimento Interno do Senado, acerca do transcurso de duas sessões deliberativas ordinárias para apreciação de Medidas Provisórias.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2017 - Página 68
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, ASSUNTO, PRAZO, SESSÃO ORDINARIA, APRECIAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), SENADO.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Para uma questão de ordem. Sem revisão da oradora.) – No dia 25 de maio de 2017, ao responder questão de ordem sobre o prazo de medidas provisórias, a Presidência do Senado Federal respondeu que o interstício de duas sessões deliberativas ordinárias entre a leitura e a votação da medida provisória seria respeitado, conforme foi requerido na questão de ordem. Isso pode ser observado nos seguintes trechos das notas taquigráficas:

O Sr. Presidente Eunício Oliveira (PMDB – CE) - Então, eu quero dizer para a senhora que havia questionado que, em relação aos dois dias, é regimental, e eu tenho obedecido. Esta medida provisória, se fosse fazer diferente, eu teria que pedir obviamente a autorização e a unanimidade dos Líderes da Casa, para que isso acontecesse.

Os dois dias, ou melhor, as duas sessões, aliás, são regimentais. V. Exª teria toda a razão. Não é o caso da leitura desta medida provisória.

    Aí ele volta:

Portanto, em relação a esta medida provisória do prazo das duas sessões, V. Exª tem inteira razão e eu lhe agradeço, porque V. Exª já aquiesceu em ser votada. Eu jamais quebrarei o prazo de interstício de dois dias, se não for... Obviamente, se houver contestação por parte dos Líderes, porque isso é regimental.

    Ora, no caso da questão de ordem, pedia-se que as medidas provisórias fossem votadas somente após a segunda sessão deliberativa ordinária, depois de sua leitura, conforme o acordo de Líderes e o disposto no Regimento Interno do Senado Federal.

    No dia 30 de maio de 2017, foi feita outra questão de ordem sobre o mesmo tema, quando foi requerido que a Presidência do Senado fixasse uma definição normativa a ser observada pela Mesa, conforme preceitua o art. 412, inciso VIII, do Regimento Interno.

    A Presidência do Senado... Espere aí, Senador. V. Exª vai contestar depois. Por enquanto, deixe-me falar. É porque atrapalha.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – A Presidência do Senado reafirmou que asseguraria o interstício de duas sessões deliberativas ordinárias entre a leitura e a apreciação das medidas provisórias e esclareceu a forma como seria contado esse interstício: caso a medida provisória fosse lida na Ordem do Dia de uma sessão deliberativa, essa sessão já seria contada como a primeira sessão do interstício. Caso isso não ocorresse, a primeira sessão do interstício seria contada apenas na próxima sessão deliberativa ordinária.

    A Presidência do Senado, inclusive, deu um exemplo de como seria feita a contagem: "No caso, como ela foi lida na deliberativa, conta a deliberativa em que ela foi lida e a seguinte, para que ela possa ser votada na outra sessão. Ou seja, conta a deliberativa em que foi lida, a seguinte, e ela seria votada na terceira sessão deliberativa. É o caso que está acontecendo. Nós fizemos a leitura na quinta-feira em sessão deliberativa". O Presidente dizendo isso. Nós estamos, no dia de hoje, na segunda sessão deliberativa, e na terceira, no caso, ela estará preparada para votação.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Esse, Sr. Presidente, foi o processo que V. Exª determinou que fosse adotado.

    Ora, nós não tivemos essa situação nesta sessão de hoje. Aliás, esta sessão de hoje... Eu quero pedir desculpas a um Senador pelo qual tenho imenso carinho. Esta sessão de hoje foi pior ainda, porque o Senado sequer sabia qual era a medida provisória que estava sendo lida, qual era a medida provisória que nós estamos nos colocando para votar. E não me venham com o discurso de que foi dado conhecimento do parecer pelos meios de comunicação da Casa – pelo amor de Deus!

    Nós temos um procedimento aqui assegurado, determinado...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Para concluir, Senadora.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Começar o discurso falando dos Municípios...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – A senhora está falando de Regimento, e o Regimento dá cinco minutos, e eu já dei mais um para a senhora.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Pois não.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Para concluir essa questão de ordem.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Para atrair a atenção, como se nós estivéssemos salvando...

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Para concluir a questão de ordem.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Para concluir, Sr. Presidente.

    Como se nós estivéssemos salvando, com essa medida provisória que fala de PPP, os Municípios que estão exigindo R$4 bilhões do Poder Público para socorrê-los. É realmente um absurdo inaceitável!

    Agora, Sr. Presidente, o mais inaceitável, na verdade, não é nem o conteúdo da medida provisória, porque esse, nós vamos debater o mérito e rejeitá-lo ou não. O pior é o método que está sendo aqui admitido, porque ele fere todo o procedimento que nós, há anos...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senadora, a senhora quer fazer uma questão de ordem ou quer insultar a Mesa?

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Já encerrei. Agora, V. Exª deve falar. Agora, não dá para, aqui, nós termos aqueles que podem falar, que podem interromper os que estão falando, e os que não podem.

    Eu me coloco aqui no mesmo patamar de qualquer outro Senador. Respeito todos...

(Interrupção do som.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – ...especialmente aqueles que estão dirigindo a Mesa...

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – ... mas é preciso que nós sejamos tratados também da mesma maneira.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2017 - Página 68