Pela ordem durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas ao Senador Eunício Oliveira, Presidente do Senado, pela condução dos trabalhos na Casa.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Críticas ao Senador Eunício Oliveira, Presidente do Senado, pela condução dos trabalhos na Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2017 - Página 79
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CRITICA, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PRESIDENTE, MOTIVO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu, na verdade, quero dizer aqui, e o senhor vai ter que aceitar, que eu vou ter agora, a partir de agora, uma postura aqui minha de oposição ao senhor como Presidente desta Casa, pela forma como está conduzindo. Eu só quero que V. Exª aguente, porque eu vou fazer isso, porque o senhor está tratorando. Toda semana é algo novo.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – O senhor nunca o respeitou.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Não dá! É um desrespeito aqui tremendo! Toda semana é algo novo.

    Então, a oposição... Eu chamo atenção agora de quem foi do governo: na época em que nós estávamos no governo, esses dois dias eram respeitados. Agora, o senhor, não. O senhor me desculpe, mas o senhor está tendo uma postura extremamente autoritária.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Fora do microfone.) – Ele está te ignorando.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Nós não podemos aceitar isso. Pode virar a cara, pode falar para o Senador Cidinho lá, mas eu digo para o senhor: eu vou fazer oposição diária, porque não dá. Não dá!

    O Senador Renan Calheiros aqui foi Presidente, nunca atropelou em cima desses pontos. Eu quero aqui falar do que V. Exª respondeu para a Senadora Gleisi Hoffmann. Para a Senadora Gleisi Hoffmann, palavra do senhor: "Eu quero dizer para a senhora que, em relação aos dois dias, é regimental, e eu tenho obedecido. Essa medida provisória, se fosse fazer diferente, eu teria que pedir, obviamente, a autorização da unanimidade dos Líderes da Casa", senhores.

    Eu estou pedindo aqui, falando para o Senado, eu estou querendo... Eu acho que a forma de condução dos trabalhos de V. Exª vai trazer um conflito permanente aqui. Eu digo: a minha postura vai ser essa, porque a minha postura em relação à sua Presidência é de indignação.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Fora do microfone.) – Você votou nele!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – O senhor é um Presidente extremamente autoritário. O senhor está transformando esta Casa toda semana em um tumulto novo. Nós vamos reagir, nós não vamos aceitar a forma como V. Exª está presidindo esta Casa.

(Soa a campainha.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Por isso, eu peço aos Srs. Senadores que, neste caso, pelo menos, restituam aquele acordo, os dois dias que eram necessários para a votação da medida provisória. Ele leu hoje e quer votar hoje!

    Então, esta é a minha posição, Sr. Presidente. Eu espero que o senhor fique tranquilo, mas sempre vou subir a esta tribuna para denunciar a forma autoritária como V. Exª está conduzindo esta Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2017 - Página 79